13.6
Serviços Sociais e de Previdência
1 ADSE 79.1
Centro Nacional de Pensões13.6
Segurança Social
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua de Entrecampos, 57 r/c e cave
    1700-157, Lisboa

Centro Nacional de Pensões - Pedir informação

Maria João Pedro Fialho Pereira
Maria Pereira apresentou a reclamação
1 de julho 2014

Boa tarde. Em 26 de Agosto de 2013 efectuei o pedido de Pensão por Invalidez antecipada ( devido a problemas de Coluna) entreguei no Balcão da minha residência toda a documentação precisa. No dia 10 de Outubro 2013 estive presente na Delegação da Segurança Social de Torres Vedras, levando relatórios de exames que tinha mas já teriam sido realizados à uns tempos atrás, lá me disseram que necessitava Exames mais recentes mas também não disseram para os ir realizar, apenas que aguardasse por resposta. Então dia 07 Novembro/2013 recebo carta em que mencionavam que não reunia condições de incapacidade permanente. Mas se fosse da minha opinião requerer, indicavam como proceder , e se não tivesse Médico e insuficiência económica impeditiva que recorresse ao pedido por PROVA DE INSUFICIÊNCIA ECONÓMICA (SVI - COMISSÃO DE RECURSO ). Dia 28 do mesmo mês recebi o referido requerimento para preencher e enviar, e assim fiz, enviando no dia 13 Dezembro/2013 carta registada com Aviso de Recepção. Fui então convocada para estar presente no dia 22 de Abril / 2014 no SVI Avenida Estados Unidos da América , Lisboa para ser submetida a um Exame Médico. Lá já constava os Exames entregues em Torres Vedras. ( mas entretanto já tinha repetido alguns deles) , apenas falaram comigo perguntado do que me queixava e pouco mais, disseram que aguardasse por resposta. Recebi então em Maio carta datada do dia 09/05/2014, dizendo que o requerimento de Pensão de Invalidez Relativa foi indeferido, que a Comissão de Verificação de Incapacidade Permanente não me considerou com Incapacidade permanente para o exercício da minha profissão. Eu enviei um Mail via Segurança Social Directa, onde disse que não podia quase nem efectuar os trabalhos da lida da casa com tantas dores e passava muito tempo deitada, tinha 2 informações Clínicas do Ortopedista ( uma para ir fazer Fisioterapia a outra para não efectuar esforços) e que já tinha novos Exames para poder mostrar. Responderam por Mail passado uns dias que iriam proceder ao registo da minha reclamação. Como atá ao dia 03 de Junho ainda não obtinha qualquer resposta, decidi escrever uma carta e enviando também cópias de todos os Exames realizados recentemente e também as informações Clínicas, e que iria fazer ainda mais 2 RX. Recebi então carta do Centro Nacional de Pensões datada de 18/06/2014 onde diziam. da nossa parte consideram-se concluídos os procedimentos relativos à organização do seu processo de Pensão por Invalidez, esclarecemos que poderá apresentar (caso deseje) Recurso Hierárquico ou Contencioso da decisão comunicada.
Até hoje ainda não fiz nada, e não sei o que é que se querem referir com Recurso Hierárquico???? Alguém me pode explicar o que deverei fazer? se faz favor, onde me dirigir / o que deverei enviar e para quem.Obrigado. Aguardo resposta se possível.. NISS 11057066156. Os meus cumprimentos. Maria João Pereira.

Data de ocorrência: 1 de julho 2014
19 de maio 2015
Exmos. Srs.,

Agradecemos o V/contato e informamos que dada a natureza estritamente privada do assunto que nos foi colocado, a resposta foi remetida por via postal, para a morada do (a) interessado (a), registada no Sistema de Informação da Segurança Social.

INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, IP
Centro de Contacto – (+351) 300 502 502