Centro Nacional de Pensões
Serviços Sociais e de Previdência
1 ADSE 79.7
Centro Nacional de Pensões13.3
Segurança Social
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua de Entrecampos, 57 r/c e cave
    1700-157, Lisboa

Centro Nacional de Pensões - Pensão de invalidez provisoria

Sisnando André Cunha Pinto
Sisnando Pinto apresentou a reclamação
22 de janeiro 2018

Encontro-me desde á dois anos com uma pensão de invalidez provisoria. O centro nacional de pensões diz-me que necessita da resposta do organismo estrangeiro para concluir o meu processo. Para meu espanto enviam-me a morada do centro estrangeiro, talvez para eu pedir informações. E foi o que fiz, e descobri que esse organismo não trata das pensões por invalidez. Quem trata são as seguradoras e as associações mutualistas, no meu caso a (Union des Mutualités Libres), que tive de ser eu a descobrir visto o centro nacional de pensões não fazer um chavo no meu processo. Reclamei no livro de reclamações da segurança social aí umas 3 vezes sem qualquer tipo de alteração no meu processo. Então comecei eu a desenvolver o contacto com a respectiva associação, que me informou que eu não tinha direito a uma pensão belga e se Portugal queria os modelos E210 e E205 belgas. Perguntei aqui ao centro nacional de pensões se tinham feito alguma diligencia e nada, continuo a aguardar. Neste momento na Bélgica o dossier foi para o INAMI, para darem o veredicto que a UNION DES MUTUALITES LIBRES tinha dado. Fico triste que sejamos tratados como lixo ou como um número, porque na Bélgica este mesmo serviço dura um mês!

Data de ocorrência: 22 de janeiro 2018
1 de fevereiro 2018
Exmos Senhores,

É lamentável que desde julho de 2017 vocês não tenham feito nada! O vosso e-mail em nada me veio esclarecer! Desde já passo-vos o feed-back que obtive da Bélgica. O centro nacional de pensões belga não trata destes assuntos, quem trata é a Union de Mutualités Libres. Deixo-vos também o contato, que é a senhora Julie Van Brussel com o e-mail Julie.VanBrussel@mloz.be. Aí podem pedir os modelos E205 e E210 belgas. Espero que façam o necessário para encerrar este dossier o mais rápido possivel, pois a pensão que recebo atualmente somente me dá para a medicação! Sem mais de momento e esperando uma resposta célere da vossa parte despeço-me com elevada estima e particular atenção.

5 de fevereiro 2018
Exmos Senhores,

Pela presente passo a informar que entreguei hoje no balcão da segurança social de Fafe a resposta do organismo estrangeiro (resposta negativa) assim como os modelos E205 e E210 belgas!
Sem mais de momento e esperando que tenham uma acção rápida e célere, despeço-me com elevada estima e particular atenção.

Saudações,

Sisnando André Cunha Pinto