Centro Nacional de Pensões
Serviços Sociais e de Previdência
1 ADSE 78.8
Centro Nacional de Pensões13.1
Segurança Social
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

10 de setembro 2018
REFERÊNCIA SEGURANÇA SOCIAL PORTUGUESA: 1 132 155 55 53-8.2.1

REFERÊNCIA SEGURANÇA SOCIAL SUIÇA: 756.2882.1587.41/514/ASC

Exmos Srs,

Eu, há cerca de 20anos que sobrevivo com uma pensão de invalidez Suiça.
Os serviços da Segurança Social Suíça -OAIE, solicitaram ao centro nacional de Pensões, nesta data 01-03-2018 uma nova avaliação medica / junta medica, (Documento 1)

Como o centro nacional de pensões não enviou os documentos solicitados pela Suiça, nesta data 04-06-2018 (documento 2) a segurança social Suíça faz novo pedido, avisando que se não rececionassem os documentos solicitados ate ao dia 04-08-2018, o pagamento da pensão seria suspenso. Fui a unidade de prestações núcleo de verificação de incapacidades em Valadares, (onde se fazem as juntas medicas no norte), levei o oficio Suíço e tive a sorte de encontrar alguém responsável, que me agendou a junta medica para o dia 6/7/2018 (documento 3), a qual compareci munido de toda a documentação solicitada, os mesmos garantem que concluíram e enviaram o processo no dia 19/7/2018 (conforme comprovativo em anexo – comprovativo de envio do processo - Valadares), para Lisboa – para o centro nacional de Pensões . Como vi que o processo não andava, com receio de ficar com o pagamento da pensão de invalidez Suíça suspenso, enviei uma carta para a segurança social Suíça pedindo por favor a prorrogação do prazo, que tiveram a gentileza de não suspender o pagamento!

A segurança social Suíça não recebe os documentos e envia novo oficio em 15/8/2018 (documento 4) dando como prazo limite de recessão a data16-10-2018.

Nesta data 10/9/2018 contactei uma vez mais o centro nacional de Pensões através do numero 300 502 502, fiz três tentativas mas sem sucesso, atendem a chamada, explico a situação, (esta registado nas v/ gravações) dizem que vão passar a chamada, fico em espera ao fim de cerca de 20minutes sem ninguém atender, recebo a mensagem que não foi possível atender, para voltar a tentar mais tarde.
Também já me aconselharam a pedir explicações por email: CNP-PENSOES@SEG-SOCIAL.PT, já foram enviados vários emails a pedir explicação, mas ate ao momento não obtive resposta!

Por verifiquem o que se passa com o processo e enviem os documentos solicitados para a Suíça, caso tenha havido extravio do processo, peço a Valadares à técnica que enviou o processo para Lisboa, para enviar segunda via. Por favor indiquem o nome da pessoa e o mail para ser mais rápido!

Sou pai de família, tem a meu encargo dois filhos, tenho despesas mensais a cumprir, nomeadamente prestação da casa, alimentação, despesas médicas, etc… a minha subsistência depende deste rendimento.

Ficando aguardar uma resposta breve e sem outro assunto, subscrevo – me com estima e consideração.
Atenciosamente,
António Sérgio Gomes Ferreira

P.S. Não foi possível anexar todos os ficheiros, anexei a ultima carta recebida,
Data de ocorrência: 10 de setembro 2018

Eu estou com o mesmo problema. Também recebo da Suiça e estou passando pelo mesmo processo. Que triste, talvez tenha que partir do meu pais.