Centro Nacional de Pensões
Serviços Sociais e de Previdência
1 ADSE 79.1
Centro Nacional de Pensões13.1
Segurança Social
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua de Entrecampos, 57 r/c e cave
    1700-157, Lisboa

Centro Nacional de Pensões - Pensão de sobrevivência

Otilia Maria Ribeiro Serrano
Otilia Serrano apresentou a reclamação
6 de junho 2019 (editada a 8 de julho 2019)

Recebi em casa oficio da segurança social para fazer prova de estudo da minha filha mais velha em Dezembro/2018, pois iria fazer 18 anos a 19/03. A 08/01 enviamos a carta para a seguranlça social com declaração da escola em como esta a frequantar o 12º ano. Carta é rececionada em 15/01, conforme aviso de recepção assinado por quem recebeu a carta por nos enviada, na segurança social.

Apesar de termos enviado a carta dentro do prazo a pensão de sobrevivencia foi cancelada a partir de abril/19. Ja liguei 8 vezes para a linha direta da segurança social - 300502502 - sou atendida pelo call center, que diz que vai passar para as pensões. Aguardo cerca de 15 m e a chamada é desligada. Nunca sou atendida pelos funcionarios das pensões, seja a que horas for.

Desloqueime a segurança social de almada para tentar resolver a situação, levando toda a documentação comprovativa de estudo e o aviso de receção. Disseram que nada pod
iam fazer pois a documentação valia o que valia e tinha que me dirigir para ao CNP. A funcionaria da segurança social acabou por fazer uma marcação para o CNP, mas so tinha vaga para o dia 26/08/2019. Ou seja, terei que esperar mais 3 meses para que alguem se mostre interessado em resolver a situação. Ou seja, sera que vou esperar mais um ano para receber a pensão de sobrevievencia da minha filha, como aconteceu da 1ª vez? A pensão so foi paga um ano apos a morte do pai e tive de pagar no IRS dois anos de pensões.

É lamentavel que os contrinbuintes tenham de cumprir com todos os procedimentos, fazer prova de tudo para receber as pensões e quando cabe ao estado cumprir com os prazos tal não acontece.

Fiz prova de estudo atempadamente, para um ano letivo que faz parte da escolaridade obrigatoria, 2 meses antes, e deixam o processo cancelar.

Solicito que o pagamento seja reativado com a maior brevidade possivel. Pois ja vão dois mses sem receber, com todas as consequencias economicas que dai surgem.

Data de ocorrência: 6 de junho 2019
Otilia Serrano
8 de julho 2019
Bom dia, solicitamos resposta a reclamação 28819619, pois passou mais um mes e não recebemos a pensão sobrevivencia referente a Filipa Rodrigues. Enviei documentação comprovativa.