Centro Nacional de Pensões
Serviços Sociais e de Previdência
1 ADSE 79.7
Centro Nacional de Pensões13.8
Segurança Social
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua de Entrecampos, 57 r/c e cave
    1700-157, Lisboa

Centro Nacional de Pensões - Pensão de sobrevivência em dívida

Marta
Marta apresentou a reclamação
20 de junho 2013

Boa noite. Recorri a este site por não saber como hei-de contactar mais o CNP! Desde sempre que costumo receber uma pensão de sobrevivência devido ao falecimento do meu pai (Antonio Joaquim Romba Ruas) já há alguns anos. o meu nif é 214414825. Desde Novembro que deixei de receber. Desde logo me dirigi à Segurança social, que é um intermediário do CNP, para saber porque é que não estava a receber a pensão. Disseram-me que faltava um comprovativo de matrícula no ensino superior, o qual eu já tinha enviado, mas que pensei que se tivesse extraviado. Entretanto, em Janeiro ainda não tinha recebido nada. Enviei uma carta para o CNP a pedir esclarecimentos sobre a situação. Responderam a essa carta dizendo que eu tinha trabalhado alguns meses entre 2010 e 2012 e por isso devia ter comunicado a situação à segurança social para que a pensão nesses meses fosse suspensa. Indicaram também a quantia de 700 e tal euros que eu teria de devolver no prazo máximo de um mês. A meio do mês de Março efectuei o pagamento via vale postal num balcão dos CTT em Faro em correio registado. Entretanto passou o mês de Março, passou Abril e não recebi nada. Fui de novo à Segurança Social saber porque é que ainda nao tinha recebido nada se já tinha pago o que devia. O senhor que me atendeu disse para eu escrever uma carta e entregar ali mesmo no seu balcão e assim fiz, trazendo comigo um comprovativo da entrega do documento. Enviei um email ao CNP com o endereço indicado por esse senhor. Não obtive resposta a nenhuma destas tentativas de contacto. Dirigi-me a meio do mês de Maio à Segurança social para saber se eles conseguiam confirmar no sistema informativo alguma data prevista para o pagamento. A senhora que me atendeu disse que no sistema indicava que já iria receber no final desse mês, portanto em Maio ainda. Voltei a não receber nada. Contactei o CNP via telefone e disseram para eu enviar um fax porque os fax's são todos recebidos e lidos. Decidi não o fazer, estou exausta e revoltada com toda esta situação e por isso a minha queixa mais recente decidi publica-la aqui. Nao consigo perceber porque é que me cobraram o mes de Novembro na carta que recebi, pois o meu contrato de trabalho terminou a 16 de Outubro de 2012, confirmado na Segurança Social. Para além dessa quantia que quero que o CNP inclua no pagamento em falta para comigo, também não consigo perceber este atraso todo, quando eu paguei aquilo que me pediram (ainda que a quantia não fosse de facto aquela com que eu concordava) e agora para fazerem o mesmo comigo é preciso recorrer a isto. Se eu fosse à Segurança Social mais uma vez acho que ia armar um escandalo e não é o que pretendo pois não ficava bem para mim e também não iria ser justa para com eles porque quem tem a culpa do atraso é o CNP.

Data de ocorrência: 20 de junho 2013