Centro Nacional de Pensões
Serviços Sociais e de Previdência
1 ADSE 79.1
Centro Nacional de Pensões13.1
Segurança Social
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua de Entrecampos, 57 r/c e cave
    1700-157, Lisboa

Centro Nacional de Pensões - Pensão de Velhice

José Aníbal Pinto Caldas
José Caldas apresentou a reclamação
10 de maio 2018

Após a apresentação de requerimento de Prestação de Velhice, efetuado no dia 23/09/2016, junto da delegação da Segurança Social em Guimarães, recebi um pedido escrito desta instituição, datado de 25/11/2016, questionando-me sobre a opção pela pensão unificada. Respondi a essa solicitação no dia 09/12/2016, cuja cópia junto anexo. Desde então, passados mais de 17 meses, ainda não obtive qualquer resposta da Segurança Social. Encontro-me sem qualquer remuneração desde outubro de 2016. Neste momento, recorro a ajuda familiar para conseguir viver. Durante toda a minha vida ativa paguei as correspondentes contribuições para esta instituição, com o objetivo de terminar a minha carreira contributiva e beneficiar de uma pensão, que assiste por direito a qualquer cidadão contribuinte. Mais de um ano após reunir todas as condições para obter tal benefício ainda não tenho qualquer resposta ou decisão sobre este meu pedido. Já não consigo contar as vezes que tentei contactar telefonicamente a Segurança Social, sendo que as vezes que felizmente consegui falar com algum funcionário (que se apresentaram sempre com muita indelicadeza) nunca me foi dada qualquer resposta concreta ao meu processo.

Neste momento, encontro-me desesperado, pois já não sei mais o que fazer para ver resolvida esta situação em que me encontro. Com 67 anos e 4 meses, esperava viver os meus últimos anos de vida de uma forma descansada, mas estou neste momento a viver um pesadelo, de pés e mãos atadas, sem ver a paz com idealizei para o resto da minha vida.

Data de ocorrência: 10 de maio 2018