Centro Nacional de Pensões
Serviços Sociais e de Previdência
1 ADSE 79.7
Centro Nacional de Pensões13.3
Segurança Social
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua de Entrecampos, 57 r/c e cave
    1700-157, Lisboa

Centro Nacional de Pensões - Pensões e complementos, pensão de velhice, reclamação

JOSE CLAUDIO FONSECA COSTA
JOSE COSTA apresentou a reclamação
1 de julho 2022
Solicitei em 05-01-2022 a pensão de velhice por desemprego de Longa duração com data de inicio em 05-04-2022, tendo o subsidio de desemprego terminado em 03-04-2022, ficando sem qualquer HOJE, DIA 01/07/2022, Foi com estupefação que recebi o email a informar que o meu processo de pensão já se encontra deferido com início em 2022-04-05, no valor mensal de 384,84€, e o primeiro processamento é efetuado em agosto de 2022.
Antes de solicitar a pensão, por diversas vezes utilizei o simulador disponibilizado no site da SS e o valor que me era apresentado, apenas com descontos para a SS era de cerca de 1.100€.
Na consulta da carreira contributiva, tenho 35 anos de serviço, com cerca de 3 anos de desemprego por longa duração.
A carreira que reproduzo abaixo, nos últimos 22 anos, o valor sujeito a descontos ronda os cerca de 36000€ anuais, o que equivale a cerca de 3.000€, valores por baixo.
Assim, levando em conta os descontos efetuados e as penalizações abaixo, como é possível uma pensão de 384€? Quais os cálculos levam a este resultado? Fico a receber menos do que pessoas que nunca descontaram nada para a SS.
 Por Desemprego Longa Duração, redução 0,5% por cada mês de antecipação em relação aos 62 anos (48 meses x 0,25%= 24%)

 Se o desemprego resultar de cessação do contrato de trabalho por acordo, é aplicado um fator de redução resultante da fórmula: (0,25% x 55 meses= 13,75%)

 Fator de sustentabilidade 2022 => 14,06%

Com base nas percentagens de redução por Desemprego de Longa Duração divulgadas no site, o total de penalizações que tenho é de 51,81%, pelo que com os descontos que efetuei durante mais de 30 anos posso ter uma pensão de 384€

Assim, agradeço que revejam esses cálculos, e que me sejam enviados, para além disso, tenho descontos para a CAFEB e Fundo do BPN e desde 05/01/2022 que solicitei a pensão, tendo se já passado cerca de 6 meses (INACREDITAVEL) e é me enviada uma resposta lacónica sem sequer ser dada a informação dos cálculos .

Aguardo vossa resposta e desde já informo que não aceito essa pensão mal calculada.
endimento.
Data de ocorrência: 1 de julho 2022
20 de julho 2022
Até esta data, não recebi qualquer resposta a diversas reclamaçoes que efetuei. Posso dizer que existe da parte da Seguranca Social/CNP um total desrespeito pelos utentes.
4 de agosto 2022
12 de agosto 2022
1 de setembro 2022
16 de setembro 2022
30 de setembro 2022
Tudi na mesma.
As questões colocadas nao t resposta.
9 de dezembro 2022
Nenhuma resposta