13.2
Serviços Sociais e de Previdência
1 ADSE 79.2
Centro Nacional de Pensões13.2
Segurança Social
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua de Entrecampos, 57 r/c e cave
    1700-157, Lisboa

Centro Nacional de Pensões - Ponto da situação de pensão de invalidez

Maria Carmélia Furtado
Maria Furtado apresentou a reclamação
2 de dezembro 2015

Em Março de 2012 fui "convidada" a sair da empresa onde trabalhei 20 anos (fiquei a receber subsidio de emprego, durante 3 anos; Em Março de 2013 foi-me diagnosticado um cancro nos intestinos. Tenho o atestado Multiusos o qual me confere 5 anos de Incapacidade temporária, durante 5 anos.
Tenho estado de baixa médica, devido a algumas sequela persistentes, entre as quais alguma incontinência anal e uma depressão Major.
No dia14 de Julho do corrente ano, compareci á convocatória para exame médico no SIV - AV. EUA, Av. Estados Unidos da América, 37 - A, Lisbo,1749-062 LISBOA, no seguimento do meu pedido de Pensão de Invalidez, conforme a Lei 90/2009 de 31 de Agosto.
Desde o dia 05 de Agosto que não recebo qualquer subsidio, esperando uma resposta da segurança social, vai para cinco meses.
Contatar aquela entidade pelo telefone, é impossível porque ninguém atende; Já mandei mail para o Centro Nacional de Pensões a pedir para me esclarecerem sobre o ponto da minha situação e até hoje, não me disseram nada.
Eu, como qualquer outro cidadão, tenho despesas, tais como pagar a casa ao banco, comer, pagar agua, luz, gás, etc., será que estão á espera que morra, para me darem uma resposta?
Carmélia Furtado

Data de ocorrência: 2 de dezembro 2015
Maria Furtado
6 de janeiro 2016
Boa tarde.

Cara Sra. Maria Carmélia Furtado

NISS 11333066935

Em resposta ao e-mail de V. Exa. e em aditamento a informação prestada anteriormente informa-se que foi enviada notificação n.º 000/505/226 em 04-01-2016, da deliberação Comissão de Verificação de Incapacidades Permanentes, de acordo com o estipulado no art.º 60.º e 61.º do Decreto-Lei n.º 360/97 de 17 de dezembro, com a indicação das respetivas vias de recurso.

Assim, caso deseje recorrer da decisão da Comissão de Verificação de Incapacidades Permanentes, deverá informar o Centro Nacional de Pensões, de acordo com a informação prestada no nosso ofício acima referenciado.

Para que possam ter conhecimento sobre a ultima resposta do CNP, à minha reclamação nº2838515.
Até hoje, 06/01/2016 ainda não recebi o tal oficio que o CNP diz ter- me enviado; Será que posso recorrer da decisão daquela entidade, servindo-me do e-mail que me enviaram, ou devo esperar por carta registada? Como só tenho dez dias para recorrer...

Obrigada

Carmélia Furtado
6 de janeiro 2016
Caros. Srs.,

Agradecemos o V/contato e informamos que dada a natureza estritamente privada do assunto que nos foi colocado, a resposta foi remetida por via postal, para a morada do (a) interessado (a), registada no Sistema de Informação da Segurança Social.

INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, IP
Centro de Contacto – (+351) 300 502 502
Portal: www.seg-social.pt
Segurança Social Direta: https://www.seg-social.pt/consultas/ssdirecta
Esta caixa de correio eletrónico não aceita resposta
9 de dezembro 2015

Bom Dia,
após ter reclamado, através dos vossos serviços, a minha queixa ao CNP, sobre a ausência de resposta ao meu pedido de pensão de invalidez, a dita entidade, como podem verificar acima, deu-me esta resposta.
Como devem calcular, não estou satisfeita com a resposta; aguardarei mais uma semana e caso não me respondam de forma a que fique inteiramente esclarecida, voltarei a queixar-me, desta vez á entidade que está de certa forma a atrasar o meu processo.
uma vez mais, agradeço a vossa disponibilidade para tornar conhecida esta situação
Maria Carmélia Furtado

4 de janeiro 2016

Bom dia, hoje, 04 de Janeiro de 2016, como o Centro Nacional de Pensões ainda não me deu uma resposta oficial, ao meu Requerimento de Pensão de Invalidez, conforme a Lei 90/2009, mostro uma vez mais aqui o meu desagrado pela falta de consideração que aquela instituição tem demonstrado para comigo; No fim de Dezembro último, dirigi-me ao meu médico de família, a fim de me passar mais um mês de baixa ( ando de baixa, sem qualquer subsidio, desde inicio de Agosto de 2015, devido a sequelas resultantes de um cancro nos intestinos, detetado em 2013), para a poder apresentar no Centro de Emprego, podendo assim justificar a minha incapacidade para procurar emprego,. O médico que me atendeu, disse-me que embora compreendesse o meu caso, não podia passar a referida baixa, porque fora avisado pelo CNP que eu não teria direito é pensão por mim pedida.
Conclusão - tiveram disponibilidade para informarem o médico de família, e ainda não tiveram consideração por quem trabalhou, foi despedida e teve um cancro?