Centro Nacional de Pensões
Serviços Sociais e de Previdência
1 ADSE 79.7
Centro Nacional de Pensões13.3
Segurança Social
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua de Entrecampos, 57 r/c e cave
    1700-157, Lisboa

Centro Nacional de Pensões - Redução de pensão por invalidez

Luiz Filipe Ferreira Lopes
Luiz Lopes apresentou a reclamação
21 de março 2019

Boa Noite
- Após várias tentativas de resolução (cartas, e-mails, telefonemas, incluindo uma deslocação a Venda do Pinheiro (marcada pela Segurança social, que me disse que não era lá que se tratavam estes assuntos mas sim em Lisboa) de um problema que tenho com o “Centro Nacional de Pensões – Sistema de Pensões”, mantendo-se a situação até hoje dia 21-03-2019, ou seja 8 meses, em relação á exposição que fiz em 15-09- 2018.
- Sou um cidadão com 42 anos de descontos, que vai fazer 62 anos, reformado vitaliciamente por invalidez (possuo duas próteses nas cabeças do fémur) a 12-07-2007 com uma pensão que em Julho de 2017 de 621,83€, a este valor descontava o valor do acordo paternal, que são 300€, ficando com 321, 83€ para viver (sobreviver). Quando me reformei era “encarregado de obras”.
- Perante o facto dos meus 2 filhos andarem na faculdade e necessitar de fazer face a mais despesas além da pensão de alimentos (que não pago á 8 meses) optei por frequentar o Instituto Politécnico de Tomar onde me diplomei como Técnico Superior Profissional de Construção e Reabilitação, em 2017. Para arranjar um trabalho com as limitações de que sou portador tive que ir para Lisboa, aceitar um trabalho com uma remuneração mais baixa, arrendar um quarto, enfim, acréscimo de despesas, de quem se encontra deslocado. Em Agosto de 2018 o “CNP - Sistema de Pensões” vi reduzida a minha pensão de reforma para 237 €, não me foi possível continuar a trabalhar e tive de pedir a rescisão do contracto em 18-8-2018, dado que passei a ter menos dinheiro que tinha antes de começar a trabalhar. (parece ficção)
- No passado dia 15-3-2019 mais uma vez me desloquei a uma delegação da Segurança Social em Vila Nova da Barquinha onde me foi explicado que esta situação se devia ao facto de eu estar a exercer a mesmo profissão com que me reformei. Fiquei perplexo como é possível que uma Instituição para onde descontei uma vida tenha a tomar decisões pessoas que analisam mal as situações e nada fazem para as resolver com a brevidade que esta e muitas outras questões similares aconteçam.
- Acabei o curso em 2017 reformei-me em 2007 ---- será assim tão difícil ……….?
- Estou efectivamente, eu e os meus filhos, a ser vítimas de um ato de grande injustiça social e que tudo (mas tudo mesmo) farei para ver a situação reposta. Tento ligar para a linha de apoio ao cliente quase diariamente ou não atendem (vergonhoso) ou fico horas a aguardar até a chamada “cair”, teria todo o gosto em explicar a quem tomou a decisão qual a diferença entre um Encarregado e um Técnico Superior profissional de Construção e Reabilitação as funções que cada um destes profissionais tem numa obra.
- Sugiro que cumpram a frase “bonita” que emoldura o site da Segurança Social
“Princípio da universalidade: consiste no acesso a todas as pessoas à protecção social assegurada pelo sistema, nos termos definidos por lei.”
- Fico agradecido pela existência deste site https://portaldaqueixa.com/users/dashboard
Anexo comprovativos
Atentamente

Data de ocorrência: 21 de março 2019
Luiz Filipe Ferreira Lopes
Luiz Lopes avaliou a marca
10 de abril 2021

É segurança social . nada a acrescentar