Centro Nacional de Pensões
Serviços Sociais e de Previdência
1 ADSE 79.1
Centro Nacional de Pensões12.9
Segurança Social
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua de Entrecampos, 57 r/c e cave
    1700-157, Lisboa

Centro Nacional de Pensões - Reembolso das despesas de funeral

Ulisses Costa
Ulisses Costa apresentou a reclamação
7 de outubro 2019
Este assunto refere-se ao pagamento do reembolso das despesas de funeral da minha avó, falecida no dia 10-01-2018. Em 22-02-2018 deram entrada nos serviços da Segurança Social - Barcelos todos os elementos com vista à obtenção do referido reembolso, realizados pelo meu pai, cabeça de casal da herança da minha avó. Entretanto o meu pai, viria a falecer em 23-04-2018, sendo eu o cabeça de casal da sua herança, e em Maio de 2018 sou notificado para proceder ao preenchimento do campo 3.1(Causa da Morte), tendo essa resposta dado entrada na Segurança Social no dia 16-05-2018 através de um ofício com resposta e um documento da Direção Geral de Saúde a atestar a causa.
Em Novembro de 2018, ainda sem ter qualquer resposta ou reembolso, após me dirigir à Segurança Social - Barcelos, sou informado que o mesmo ainda não foi feito porque o pagamento estaria a ser realizado para uma conta do meu pai, entretanto encerrada por nós herdeiros, pelo que tive de preencher o Mod 0188 (1 Habilitação de Herdeiros - Alteração ao pagamento do reembolso das despesas de funeral), com o meu NIB e respectiva habilitação de herdeiros no dia 29 de Novembro de 2018.
Até à data , passados cerca de 11meses ainda não obtive nenhuma resposta.
Tentei entrar em contacto via telefone da linha da Segurança Social, onde me foi transmitido(por duas vezes) que teriam de passar a chamada para a parte das Pensões e após aproximadamente 45 minutos de espera a chamada é desligada, com a informação de uma gravação que naquele momento não é possível atender a minha chamada.
Ou seja, a entidade competente para a regularização do reembolso, tem um serviço de apoio ao cliente, que simplesmente não funciona.
Data de ocorrência: 7 de outubro 2019