13.1
Serviços Sociais e de Previdência
1 ADSE 79.1
Centro Nacional de Pensões13.1
Segurança Social
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua de Entrecampos, 57 r/c e cave
    1700-157, Lisboa

Centro Nacional de Pensões - Resposta em falta

Veronique da Silva Costa
Veronique Costa apresentou a reclamação
23 de fevereiro 2015

Boa tarde, o meu avô faleceu em julho de 2014 e após o falecimento foi tudo comunicado devidamente à segurança social.
O certo é que foi me comunicado que o caso ficou indeferido devido ao facto de os meus avós estarem em situação de separados judicialmente. A informação não está errada mas informei e enviei provas de que eles estavam ha já uns largos anos em união de facto, o que lhes dá exatamente os mesmos direitos como se estivessem casados. Contactei a segurança social para saber como se encontrava o processo e informaram-me que continuava indeferido e que para saber mais informações deveria contactar o centro nacional de pensões. Mandei um mail já ha três dias e ainda não me responderam, tentei telefonar inúmeras vezes e não atendem, agora expliquem-me para que é que estas entidades existem? Quais são os direitos dos cidadãos? Onde estão os descontos que o meu falecido avô fez? Isso já não ficou indeferido pois não? Pois claro que não, mas agora tendo a minha avó total direito em receber a viuvez, negaram o pedido, mesmo após o envio de toda a papelada que possam imaginar. Mediante uma situação destas como é obvio exigo que me esclareçam o motivo do processo ainda se encontrar indeferido. E se não respondem às comunicações dos cidadãos não publiquem então os vossos contactos na internet.

Data de ocorrência: 23 de fevereiro 2015
5 de março 2015
Exmos. Srs.,

Agradecemos o V/ contacto e informamos que por falta de identificação de dados pessoais passíveis de tratamento, o assunto exposto não poderá ser resolvido por esta via.

Para resolução do assunto de forma mais cómoda e rápida sugerimos o acesso ao serviço on-line Segurança Social Direta, em * PROIBIDO *://www4.seg-social.pt, que disponibiliza ao cidadão varias funcionalidades. Em alternativa, poder-se-á contatar o Centro de Contato da Segurança Social (808 266 266), em funcionamento nos dias úteis, das 9:00 às 17:00 horas.

INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, IP
Centro de Contacto – (+351) 808 266 266