Segurança Social

Serviços Sociais e de Previdência

Canal não oficial da Segurança Social.
Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

Rua de Entrecampos, 57 r/c e cave
1700-157, Lisboa

Centro Nacional de Pensões - Subsídio por morte

Herondina Dias apresentou a reclamação

O meu marido faleceu no dia 29 de Setembro de 2018. Estava aposentado pela CGA (professor). Comuniquei o facto à CGA nos termos e prazos legais. Hoje mesmo telefonei para a CGA e informaram-me que não podem pagar o subsídio por morte porque o Centro Nacional de Pensões ainda não deu autorização, embora o fax enviado pela mesma para o CNP date de 24/12/2018.
Não se compreende o atraso na comunicação interserviços ou o por quê da necessidade desta uma vez que o falecido apenas efectuava contribuições sociais para a CGA (como tal nunca teria direito ao pagamento do subsídio de morte por outra qualquer entidade). Tal situação leva a um atraso muito para além do desejável no recebimento do subsídio por morte.
Herondina Dias está a aguardar resposta da marca

Ver perfil de Armando José Menino da Silva

Armando José Menino da Silva

Segundo a resposta dada pela Secretaria de Estado da SS à Provedoria de Justiça, o novo Sistema de Informação de Pensões já está a processar os subsídios por morte pelo que o assunto deveria estar prestes a estabilizar. Oxalá não se tenham perdido os processos (e os dados) durante o caos que a SS tem vivido. Caso contrário o novo sistema não servirá para nada.

Ver perfil de Herondina Bernardino Lopes Dias

Herondina Bernardino Lopes Dias Autor

Obrigada pela informação mas o que eu precisava era o problema resolvido...agradeço no entanto a sua delicadeza em tentar tranquilizar-me