Centro Nacional de Pensões
Serviços Sociais e de Previdência
1 ADSE 79.1
Centro Nacional de Pensões13.1
Segurança Social
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua de Entrecampos, 57 r/c e cave
    1700-157, Lisboa

Centro Nacional de Pensões - Suspensão indevida da pensão de sobrevivência

Miguel Silva
Miguel Silva apresentou a reclamação
13 de março 2019 (editada a 11 de junho 2019)
Desde Abril de 2015 que recebo pensão de sobrevivência pela morte do meu pai. Tenho prosseguido os meus estudos e estou de momento a meio do meu doutoramento, tendo direito a receber a pensão até ao fim do ano lectivo de 2019/2020, no qual completarei os meus 27 anos. Todos os anos tenho entregue um comprovativo de matrícula emitido pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e entregue à Segurança Social.
Ontem recebi uma carta do Centro Nacional de Pensões a informar que a minha pensão tinha sido suspensa a partir deste mês de Março de 2019 por eu não ter entregue a prova escolar. Tal informação está incorrecta pois eu procedeu-se à entrega da mesma no dia 4 de Setembro de 2018, imediatamente após me ter sido permitido fazer a matrícula neste ano lectivo de 2018/2019 e, por tal, têm-me pago a pensão até ao mês passado!
Desloquei-me ao balcão da Segurança Social da Loja do Cidadão de Marvila, onde apenas me puderam verificar que a pensão me tinha sido cancelada mas não tinham qualquer informação da razão e que confirmam que não faz sentido nenhum esta medida, quando eu tenho comigo as provas em como fiz tudo de acordo com os procedimentos todos os anos.
Efectuei uma reclamação presencialmente por escrito, da qual guardei comprovativo e fiz o mesmo por mail para o Centro Nacional de Pensões. Espero que seja resolvida com urgência pois trata-se do único meio que tenho para sustentar os meus estudos e a minha estadia em Lisboa e não posso ver ambos comprometidos!

Já procedi à entrega da 2ª e 3ª vias da documentação e tive atendimento presencial com marcação no passado dia 7 de Junho no CNP na Avenida de Berna, no qual apenas me disseram exatamente o mesmo que num qualquer balcão da Segurança Social, que a pensão está suspensa e que não sabem porquê, que talvez a documentação não tenha sido processada ou outras desculpas esfarrapadas, mostrando uma completa indiferença e insensibilidade para comigo mesmo quando digo que se trata do meu sustento, assim como o da minha mãe, que é desempregada de longa duração. As funcionárias que estão a atender os utentes não têm um pingo de vergonha e de humanidade na cara e apenas sabem remeter reclamações internas para pessoas com as quais não podemos contactar e que são certamente as reais culpadas desta catástrofe nacional e resumem situações complicadas de carência e sofrimento a apenas duas linhas de texto e toca a chamar a próxima senha.
Data de ocorrência: 13 de março 2019
13 de março 2019

E que tal arranjar um trabalhinho? Fiz a minha licenciatura, mestrado e doutoramento como trabalhadora estudante porque não tinha quem me ajudasse financeiramente e conclui os estudos com bons resultados

29 de março 2019

O que a pensão me paga é consideravelmente superior ao que se ganha num típico "trabalhinho", para além do que eu não posso acumular com rendimentos de trabalho!!! Peço que não opine sobre o que não sabe.

Não gosto de comentar,cada um sabe de si, mas realmente opinar sem estar informado,logo com tanta ligeireza"arranjar um trabalhinho"não agrada nada.

Ola Miguel já teve alguma solução?

Que comentário mais estúpido!
É um direito que o Sr. Miguel tem, o pai dele descontou para que o filho tivesse esse direito...
Se isto continuar assim, um dia vou ver o senhor aqui a reclamar por não lhe pagarem a reforma, que é o que infelizmente já está a acontecer... República da bananas!

A senhora IFSL fez o doutoramento mas pelo que li, ficou só com o canudo...

Boa tarde, dirigi-me ao balcão da Segurança Social na loja do cidadão de Marvila, no qual me informaram que a suspensão já foi levantada e que no próximo mês iria receber tudo o que está em falta... só respirarei de alívio quando me certificar que cumprem isso. Continuo a torcer por todos os que se encontram em situações idênticas (e não só). Bem haja a todos.