Centro Nacional de Pensões
Serviços Sociais e de Previdência
1 ADSE 79.1
Centro Nacional de Pensões13.1
Segurança Social
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua de Entrecampos, 57 r/c e cave
    1700-157, Lisboa

Centro Nacional de Pensões - Tratamento de pedido de reforma antecipada

Amândio Geraz
Amândio Geraz apresentou a reclamação
19 de fevereiro 2020
Por razões que me vou abster aqui de explicar , tive de entregar dois pedidos de reforma antecipada : num primeiro pedido , efetuado em setembro de 2019, solicitava a atribuição da Pensão de Velhice por reforma antecipada a partir de 19 de dezembro de 2019 ; no segundo pedido , entregue em 17 de dezembro de 2019, foi solicitado o cancelamento do primeiro e a sua substituição com o novo formulário preenchido com uma nova data de início da reforma a produzir efeitos a partir de 4 de janeiro de 2020. Ambas as solicitações foram entregues por forma documental no Centro da Segurança Social de Viana do Castelo.
Decorridos já mais de dois meses da data da minha segunda solicitação, verifica-se que no Sistema Central da Segurança Social continua somente a reconhecer com data de Outubro de 2019 a entrada documental – certamente trata-se do primeiro pedido efetuado em setembro, e nada atualizou quanto à segunda apresentação documental efetuada em dezembro de 2019 e que é a única que tecnicamente tem condições para ser considerada como válida.
Nos últimos dois meses tenho feito diversas tentativas de contacto telefónico com o Centro Nacional de Pensões ( já foram pelo menos seis ) sendo que apenas uma vez ( na primeira tentativa, feita no inicio de janeiro ) consegui sucesso nesse contacto telefónico. Nessa altura informaram-me o a submissão do pedido de Dezembro certamente ainda não tinha tido tempo de ser introduzida no Sistema Informático mas que ficasse descansado pois certamente o seria em breve.
Todas as vezes que desde então ligo para o nº 300502502 de apoio da Segurança Social , após passar por todas as verificações de segurança da praxe, incluindo a autorização que dou para gravação das chamadas , a chamada telefónica é depois transferida para o Centro Nacional de Pensões onde ninguém atende e a chamada acaba por sistematicamente desligar-se automaticamente ao fim de alguns minutos de espera.
Já tentei também ligar diretamente para o Centro Nacional de Pensões, sempre sem sucesso, sendo a chamada sempre desligada sem qualquer atendimento .
Naturalmente estou muito preocupado com a presente situação. Já deveria na presente data estar a receber a minha Pensão de Velhice e escuto relatos de pessoas que estão reclamar de vários meses ou mesmo anos de espera sem qualquer rendimento.
Alías, adicionalmente no meu caso nem sequer tenho ainda a garantia que o pedido que apresentei em dezembro de 2019 e que é o único que pode ser tecnicamente considerado como válido não se tenha extraviado nos serviços do Centro Nacional de Pensões uma vez que já decorreram dois meses sem que o mesmo tenha sido sequer reconhecido em Sistema Informático. E, certamente só posteriormente é que se irá iniciar a análise interna do meu Processo em que, por ter solicitado Pensão Unificada, ainda irá requerer-se a intervenção da Caixa Geral de Aposentações que também fez parte da minha carreira contributiva de 40 anos.
Como é possível com todos os "simplex" continuarem a ocorrer este tipo de situações neste país?
Data de ocorrência: 19 de fevereiro 2020
Amândio Geraz
Amândio Geraz avaliou a marca
3 de fevereiro 2021

tratamento orientado ao cliente não existe