Centro Nacional de Pensões
Serviços Sociais e de Previdência
1 ADSE 79.1
Centro Nacional de Pensões12.9
Segurança Social
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua de Entrecampos, 57 r/c e cave
    1700-157, Lisboa

Centro Nacional de Pensões - Valor da pensão

Elísio Santos apresentou a reclamação
26 de maio 2023
Foi enviado email e não obtive resposta, e este mês apenas recebi o valor do mês.
Transcrevo o email:

De: Elisio Santos
Enviado: sábado, 9 de janeiro de 2021, 16:33
Para: cnp-pensoes@seg-social.pt
Assunto: Novo valor de pensão mensal - Anulação do fator de redução por desemprego por acordo - V/ carta Nº 9.9.9 datada de 2020-12-23 - NDS002180735

Exmos. Srs.

No seguimento da V/ carta Nº 9.9.9 datada de 2020-12-23, e rececionada a 2021-01-08, informando-me de que a data de início do pagamento da recuperação da redução inicialmente aplicada (135,71 euros), e que significa que passarei a ter o novo valor mensal da minha pensão de 1.757,25 euros, a partir de 2021-02-01, venho por este meio reclamar esta data de início, pois completei os 66 anos e 4 meses de idade a 2021-01-04 (nº 5 do artigo 58º do Decreto-Lei nº 220/2006, de 3 de novembro, alterado pelo Decreto Lei nº 167-E2013 de 31 de dezembro), data em que este fator é anulado, pelo que tenho direito à pensão sem penalização a partir de 2021-01-04.

No dia 8 do corrente mês, essa atualização não se verificou, pelo que, sendo a Lei bem clara, agradeço o pagamento devido por direito a partir do dia 4 deste mês.

Mais informo que aquando da entrega da documentação para o pedido da pensão, a funcionária de imediato me informou que cerca de 1 mês antes de completar os 66 anos e 4 meses, deveria dirigir-me aos V/ serviços para solicitar o cancelamento desta penalização, e assim o fiz, tendo feito o agendamento online para o dia 2020-11.16 às 12:00 horas. No dia 2020-11-11, fui contatado pela funcionária Fátima Almeida, questionando-me sobre o motivo da ida, e informou-me que esta despenalização já estava a ser processada automaticamente, e confirmou o novo valor da pensão com início em janeiro de 2021.

Agradeço o pagamento da actualização do mês de janeiro, de 2021, valor 135,71 Euros pois estão em dívida para comigo, iniciei a reclamação por email
a 09-01-2021, e posteriormente efectuei a reclamação aqui no portal da queixa, a qual foi encerrada por falta de resposta de V/ Exas.
Espero que desta vez tenham consideração pelo contribuinte.
Data de ocorrência: 26 de maio 2023
11 de junho 2023
Continuo a aguardar resposta.
Parece impossível não haver resposta e não me darem o meu dinheiro. A Segurança Social ficou com o que me pertence por direito. Não respeitou a minha idade da reforma 66 anos e 4 meses, como tal ao pagar só a partir dos 66 anos e 5 meses. Sinto-me lesado.
Outra coisa é a penalização do Factor de Sustentabilidade não ser percentual em relação ao tempo que falta para atingir a idade da reforma, ou seja, a penalização do FS é de 14,5% falte 1 mês ou 5 anos.
Outra cois é que o FS, deveria acabar ao atingir a idade da reforma. Acho que é um roubo aos Contribuintes.
17 de julho 2023
Será que os utentes só servem para dar dinheiro ao Estado?
Não tenho o direito a receber uma resposta, já que até agor doram volvidos dois anos e meio?
Ou será que ninguém responde ao Portal da Queixa da Segurança Social?
Elísio Santos avaliou a marca
20 de outubro 2023

Não vale a pena reclamar, pois nem sequer existe qualquer tipo de resposta. É o País que temos...