CENTURY 21 Portugal Marca Recomendada
A maior Rede Imobiliária do Mundo em Portugal

• 213002020
  • Lagoas Park, Edifício 10, Piso 2
    2740-271 Porto Salvo

Century 21 - Falta de profissionalismo e ética profissional!

Tiago Alexandre Godinho Pereira
Tiago Pereira apresentou a reclamação
27 de março 2016

Após visita a um imóvel devoluto angariado em exclusivo pela century21 horizonte Matosinhos, efectuei uma proposta de aquisição que foi aceite, emiti um cheque de reserva no valor de 5000€ até aprovação de crédito bancário e fui surpreendido ao ser informado telefonicamente que o imóvel já tinha acabado de ser vendido!

Data de ocorrência: 27 de março 2016
29 de março 2016
Agradecemos que o processo nº 2338815 seja encerrado junto do Portal da Queixa. Já tivemos oportunidade de contactar o Cliente e verificar o sucedido.

29 de março 2016
Na CENTURY 21 valorizamos a opinião dos nossos clientes, dando a nossa melhor atenção às mesmas.

Sendo a maior Rede Mundial de Mediação Imobiliária, pugnamos a nossa actuação pelos mais elevados padrões de rigor e profissionalismo, valorizando a qualidade em todo o processo de acompanhamento aos clientes.

Apesar de cada agência da CENTURY 21 Portugal ser “jurídica e financeiramente independente”, com o intuito de melhorar cada vez mais o nosso serviço, iremos averiguar junto da agência o que sucedeu com vista a esclarecer esta situação o mais rapidamente possível.

Tiago Pereira
30 de março 2016
Gostaria de esclarecer que o assunto não ficou resolvido e está longe de estar esclarecido;

A Century21 enviou um email com informações que não correspondem á verdade e quero informar que fui enganado e sinto-me injustiçado!

Muito boa noite;

Antes de mais agradeço o envio de resposta por parte da Century21 , lamento que esta resposta venha com um atraso de semanas, mas antes tarde do que nunca;

Quero começar por dizer que toda a informação que consta neste documento esta completamente deturpada, e como sou uma pessoa que preza pelo rigor aqui segue uma completa descrição dos factos para que não fiquem assuntos por clarificar;

Informo que este caso remonta ao início do ano, e não ao mês de Fevereiro como reporta a troca de informação datada de 09/01/2016; - Segue email comprovativo em anexo

Foi agendada uma 1º visita ao local e no final desse mesmo dia telefonicamente foi apalavrado o interesse na aquisição desse mesmo imóvel;

No sentido de formalizar uma proposta e por apoio da Century21 fui contactado pelo Santander-Antas para elaborar uma proposta de crédito no dia 12/01/2016;

Após aprovação de crédito por parte dessa mesma entidade bancária, elaboramos por telefone uma proposta de aquisição de ---------- dia 20/01/2016;

Após negociação da Century21 com o cliente foi me solicitado para aumentar a proposta pelo que enviei via email uma confirmação do valor final de aquisição no dia 25/01/2016; - Segue email comprovativo em anexo

Após varias solicitações da minha parte á Century21 de reunir toda a documentação necessária do imóvel para uma correta avaliação do mesmo, a pedido do Banco essa informação foi chegando de forma avulsa e dispersa e sempre muito incompleta, no dia 05/02/2016 - Segue email comprovativo em anexo

Por não reunir toda a documentação fundamental do imóvel, o banco atrasou a aprovação do crédito e consequente marcação de contrato de promessa, razão da vossa responsabilidade exclusiva;

Por iniciativa da Century21 foi me proposto a emissão de um cheque de reserva no valor de --------€ com os dados do cliente no dia 10/02/2016 - Segue email comprovativo em anexo

Nesse mesmo email enviado pela Century21 ao contrario do que escreve nunca fui informado do “prazo de validade” desse mesmo cheque, nem por escrito nem verbalmente, nem faria qualquer sentido apresentar um cheque de reserva tendo ele custos de aquisição da minha parte se este só era valido por horas, vamos ser mais profissionais no que escrevemos e no que fazemos profissionalmente que o meu tempo despendido tem custos e ninguém anda a brincar ás casinhas, eu pelo menos Não;

Conforme combinado foi enviado um comprovativo desse mesmo cheque reserva no dia 12/02/2016, Nunca existiu um pedido físico do cheque de reserva como faz referencia no email, isto porque a Century21 nunca chegou a emitir o documento comprovativo como solicitado, estejam mais atentos por favor ao que se escreve, não façam passar ideias deturpadas da realidade; - Segue email comprovativo em anexo

Foi agendada uma 2º visita ao imóvel para tirar medidas do mesmo e dar inicio ao projeto de arquitetura que não existia, ou não foi facultado pela Century21;

Coloco a seguinte questão:

Uma vez que o imóvel esta em exclusivo na Century21 eu apresento uma proposta de aquisição, a proposta é apresentada á cliente e aceite, eu emito um cheque de reserva no valor e nas condições por vós propostas, e a Century21 acha que ainda assim não estão reunidas as condições ideais para pelo menos colocar no seu site a dizer RESERVADO como fazem todas as empresas honestas e corretas que trabalham no mercado do imobiliário, vocês são sem duvidas diferentes e especiais, mas no pior sentido possível;

O que verifico é que a Century21 após a minha proposta aceite consultou novamente os potenciais clientes para obter o proposta que melhor definia os seus interesses pessoais sem olhar a meios!

Isto não é forma de estar no mercado imobiliário!

Quanto á validade do meu cheque ao da fotocópia como lhe chamou caro Sr. ------- tem sem duvida nenhuma toda a validade já que ninguém se dignou a respeitar as minhas condições, que julgo serem as mais razoáveis para não entregar um cheque ao nome de alguém que não conheço no valor de -------€, ou é assim que vocês lidam com todos os vossos clientes? Tudo na base da confiança? Sem documentos justificativos? Uma empresa certificada e auditada, tem de ter prova e justificação deste tipo de documentos;

Julgo não estar a lidar com a legião de boa vontade mas sim com uma agencia de imobiliária, pelo que o cheque reserva tem um fim apenas que é passar a prática a vontade de realização de um negocio sério!

Após apresentação do projeto na camara de Matosinhos, de alçados e cortes da habitação, realizados pelo gabinete de Arquitetura contratado, o projeto foi reprovado pela Câmara com indicação que só com apresentação do mesmo processo no IGESPAR seria viável a sua alteração;

Este passo, esta perda de tempo, esta deficiente informação fornecida pela Centery21, poderia ter sido ultrapassado se a Century21 estivesse mais envolvida e empenhada na angariação dos seus imoveis e se reunisse os documentos fundamentais para os seus potenciais clientes;

Erradamente e como a Century21 visualizou aqui uma hipótese de aumentar as suas comissões e sem o meu consentimento ou conhecimento, o imóvel continuou disponível;

Curiosamente que de pelo menos os 4 anos que sou conhecedor do imóvel estar a venda, aquando da minha proposta surgiu em menos de um mês um cliente com outra proposta, não me atirem areia para os olhos que isso deixa uma imagem de todos os interveniente de pessoas sem qualquer crédito e moral, eu não sei trabalhar nestes moldes, estou habituado a lidar com empresas sérias;

O MINIMO MAS O MINIMO seria ter sido contactado pela Century21 e informado que estariam mais clientes interessados no negócio e poderiam até mesmo terem efectuado um ultimato para o dito CPCV, mas tal situação nunca aconteceu, FOI TUDO FEITO DE FORMA ESCURA E NAS MINHAS COSTAS, ISTO É VERGONHOSO!

Claro que a Century21 tem legitimidade para vender o imóvel a quem quiser, não questiono isso, mas julgo que é importante todos os potencias compradores, saberem com quem estão a lidar, quando contactam a Century21, seja qual for a finalidade do negócio, alias a vossa persistência na exclusividade tem esta FINALIDADE!

No que me diz respeito os meus interesses nunca foram salvaguardados e não desejo o que passei a nenhum dos futuros compradores ou investidores;

Contactei a Century21 com a finalidade de fazer um negócio, e foi sem duvida em toda a minha vida a minha pior experiencia, uma perda de tempo, o criar de espectativas de um negócio que á partido estava arruinado, todos os custos que terão de ser assumidos por mim, e o retorno foi esta fraca prestação de serviços;

Lamento toda esta situação, mas acho que nem tudo na vida é dinheiro e comissões, falta-vos os valores e os princípios morais! Isto sim devem ser os pilares da vossa empresa!

Departamento de Qualidade

Agradecemos que o processo nº 3554316 seja encerrado junto do Portal da Queixa. Já tivemos oportunidade de contactar o Cliente e verificar o sucedido.

Departamento de Qualidade

Apesar de cada agência da CENTURY 21 Portugal ser “jurídica e financeiramente independente”, com o intuito de melhorar cada vez mais o nosso serviço, averiguámos junto da agência o que sucedeu com vista a esclarecer esta situação o mais rapidamente possível.

Após contacto com a referida agência, a mesma informou-nos que já o contactou, tendo solicitado a sua presença numa reunião com vista a esclarecer o ora ocorrido.

Neste sentido, tendo promovido o contacto entre o cliente e a agência com vista à célere resolução, solicitámos que o processo fosse encerrado junto do Portal da Queixa.

Reforçamos que não iremos descurar o seguimento devido até que o processo esteja concluído.

Departamento de Qualidade

Afinal o que se passou ? foi mesmo a century 21 que fez tramóia , ou houve algum mal entendido? Gostava de saber, pois estava a pensar fazer negócios com eles.