CENTURY 21 Portugal Marca Recomendada
A maior Rede Imobiliária do Mundo em Portugal

• 213002020
  • Lagoas Park, Edifício 10, Piso 2
    2740-271 Porto Salvo

CENTURY 21 Portugal - Consultor recusa-se a entregar informação relativa a um imóvel

Pedro André Albuquerque Borges Ferreira
Pedro Ferreira apresentou a reclamação
18 de abril 2022
Foi demonstrado interesse na aquisição de um imóvel, publicado no site da Century21.

Após contacto com um consultor C21, agendou-se a visita para o passado dia 16/04/2022.

Compareceram dois consultores, pelo que percebi, o responsável pela angariação e a consultora que recebeu o contacto inicial.

Após a visita foi demonstrado o interesse em efectuar proposta, sendo que para que possamos fazer uma proposta informada, foi solicitado ao consultor a documentação relativa ao imóvel e ao contrato de arrendamento em vigor.
Esta informação releva para a determinação do valor do imóvel em causa, e para avaliação das condições jurídicas do imóvel.

O consultor(angariador) recusou-se a dar essa informação e acrescentou que só entregaria alguma documentação após o proprietário do imóvel aceitar a proposta.
A consultora (que recebeu o nosso contacto) tentou encontrar um ponto intermédio, colocando uma sugestão de proposta condicionada à recepção da informação, algo que o angariador recusou.
A consultora(contacto) mudou de posição, passando a defender o consultor (angariador) e questionando o que fazemos na vida, alegando que ela já trabalhou em empresas grandes, que ela é que sabe e que "nunca tive um cliente que me solicitasse informação sobre um imóvel! Ninguém pede isso!", o que claramente é falso.

Entre as desculpas apresentadas foi elencado :
-Não temos papel para imprimir a documentação (foi solicitada a informação em formato digital)
-Não posso andar a pedir essa informação ao proprietário (foi solicitada CPU, certidão permanente e contrato de arrendamento - Tudo elementos que constam no cartão do consultor como sendo obrigatórios para angariar um imóvel)
-Não fazia mais nada se não andar a enviar documentação para todo o mundo
-Depois do proprietário aceitar a proposta, logo vêem a documentação.
-São as regras definidas pelo meu chefe

Para além da falta de ética e de profissionalismo, começando a levantar a voz e a gritar, no meio da rua, questionando o motivo pelo qual solicitamos tal informação.

Ora a posição do consultor vai contra os princípios definidos pelo artigo 227 do Código Civil, nomeadamente o direito á informação, de forma a formular o preço justo e efectuarmos uma proposta informada.

Esta posição de recusa na entrega da informação solicitada, levanta dúvidas sobre o imóvel. Qual o motivo para a recusa em cumprir o dever de informação?

Sabendo que esta postura não está de acordo com o código de conduta da C21 e de que a posição da C21 será de cumprimento com a legislação, nomeadamente com o dever de informação, levanto esta reclamação contra os consultores em causa.
Data de ocorrência: 18 de abril 2022
18 de abril 2022
Exmo.(a) Sr./a Pedro André Albuquerque Borges Ferreira ,

Agradecemos a partilha desta relevante informação, e que da nossa parte mereceu a melhor atenção.

Na rede CENTURY 21 esforçamo-nos diariamente para melhorar a experiência de todos os que contactam com os nossos consultores imobiliários e agências, pelo que a situação será encaminhada para o departamento responsável.

Melhores Cumprimentos,
Exmo. Senhor Pedro André Albuquerque Borges Ferreira,

A sua reclamação foi tratada internamente sendo que obteve resposta da respetiva agência, via e-mail, no dia 26/04/2022.
Neste sentido, iremos encerrar a sua reclamação.

Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

Pedro Ferreira
26 de abril 2022
Os esclarecimentos prestados, estão incorrectos.
O RGPD protege dados pessoais, que podem ser omitidos na documentação solicitada.
O artigo 227 do código civil obriga à partilha de informação em fase pré-contratual, de forma a estabelecer um preço.
É falsa a informação de que foi prestada toda a informação solicitada.
Pedro Ferreira
26 de abril 2022
Adicionando informação, dado que os consultores até esta data foram incapazes de responder a perguntas como "as áreas estão coerentes ente CPU e certidão?" ou "pendem sobre o imóvel alguns ónus ou temas legais". Portanto, até á data ainda não foi prestada toda a informação solicitada.
Exmo. Senhor Pedro André Albuquerque Borges Ferreira,

Agradecemos a informação vertida na sua resposta e desde já informamos que a sua reclamação está a ser tratada internamente sendo que obteve resposta da respetiva agência, via e-mail, no dia 26/04/2022.

Neste sentido, iremos encerrar a sua reclamação via Portal da Queixa, mantendo-se o demais tratamento via e-mail.

29 de abril 2022
Exmo. Senhor Pedro André Albuquerque Borges Ferreira,

Agradecemos a informação vertida na sua resposta e desde já informamos que a sua reclamação está a ser tratada internamente, sendo que obteve contacto telefónico da respectiva agência, no dia 28/04/2022, com vista à resolução do ocorrido, mediante a realização de uma reunião presencial.