Portugália Cervejaria

Tiago Quaresma
Tiago Quaresma apresentou a reclamação
4 de agosto 2022
Boa noite,
Venho por este meio expor o sucedido no dia de ontem, 03-08-2022 pelas 14h, na loja Portugália localizada nos Armazéns do Chiado. Informo que sou colaborador dos Armazéns do Chiado e era um cliente assíduo da loja em questão.
Ontem, na minha hora de almoço, dirigi-me à Portugália para fazer o meu pedido, após o devido pagamento, reparei que não tinha sido feito o desconto de funcionário (desconto este afixado e visível em loja para qualquer pessoa ver) e logo de seguida solicitei à funcionária se era possível realizar esse mesmo desconto. Indicou que teria que confirmar com a superior e foi chamar a mesma. Esta superior, chegou bastante agressiva e mal-educada, quando lhe pedi a refaturação. Em tom alto, começou a dizer que não tinha obrigação de fazer o desconto, não sabia se eu estava em horário de trabalho e logo de seguida eu mostro o cartão, continua a ser mal-educada e a afirmar que não tem obrigação de fazer o desconto, porque são dados por ela, eu desconcordei e passo a ditar as palavras da própria "Eu sou a dona da loja e quem manda aqui sou eu". Após 2 minutos de debate da situação, solicitei então a anulação do pedido e restituição do valor, ao qual foi recusado com a justificação de que o pedido já estava a ser feito na cozinha.
Depois de pedir diversas vezes, todas recusadas, a refaturação do pedido para que fosse feito o desconto, e devo indicar, novamente, que esta superior de loja estava bastante exaltada e descontrolada na maneira como falava e agia, um cliente que estava a aguardar, dirigiu-se à superior de loja para se despachar e a situação entre os dois descontrolou-se. A segurança do centro foi chamada ao local.
O cliente foi embora e a superior de loja começou a atribuir as culpas a mim e continuou a gritar comigo. A minha refeição foi entregue, o pedido de desconto continuou sem efeito e solicitei nesse momento o livro de reclamações. Quando achei que toda esta situação não podia piorar, o livro de reclamações foi-me também recusado e ainda exigindo saber aquilo que eu ia escrever. Indicou também que só me dava o livro quando chegasse a polícia, demonstra ainda mais a sua falta de profissionalismo e conhecimento das leis, que deveria saber visto o cargo que ocupa e diz ter na loja. Após pedir diversas vezes o livro, o segurança do centro, que nada fez para acalmar esta pessoa e não tentou perceber a MINHA situação (refiro minha, porque não tenho nada a ver com a situação que se passou com o outro cliente), informou à superior de loja que era obrigada a dar-me o livro de reclamações.
De má vontade, deu-me o livro e enquanto escrevia, não parei de ouvir os gritos desta pessoa, a continuar a culpar-me pela situação dos outros clientes e a dizer que eu estava a fazer aquilo por maldade, quando o meu único pedido foi uma refaturação para ter o desconto de funcionário que já me foi dado diversas vezes, a mim e a vários colaboradores do centro, que não me deixaram de dizer que estas situações são recorrentes nesta loja.
Reclamação no livro foi feita e a refeição estava completamente fria, mas eu apenas queria acabar com aquela situação e nunca mais voltar ao local. Mais uma prova de falta de conhecimento da parte da superior, entregou-me o original da reclamação em vez do duplicado. Envio o número nas informações abaixo e imagem em anexo.
Importante indicar que esta loja tem a senhora como dita "superior" de loja, sendo o seu companheiro/marido o responsável, pelo que me informaram.
Neste seguimento, voltei da minha hora de almoço para o meu local de trabalho, depois de uns minutos de estar a trabalhar, aparece o responsável da loja Portugália, e como indiquei anteriormente, companheiro/marido da superior de loja, para falar comigo com mau tom, questionando o meu nome e perguntar se eu tenho alguma relação com os clientes que discutiram com a superior, ao qual indiquei que não e respondeu "É só para te avisar que a queixa foi feita na polícia e vais ter de prestar declarações" em tom de ameaça e reforço que infelizmente eu estava no meu local de trabalho e apenas respondi "Está a vontade, eu também vou fazer reclamação em todos os meios possíveis". Sem qualquer resposta, virou-me as costas e foi embora.
Acho toda esta situação uma falta de respeito e profissionalismo por parte destes funcionários e uma vez que foi feita a queixa na polícia e solicitaram as câmeras de vigilância, poderão verificar que em momento algum fui indelicado ou mal-educado para com esta senhora e somente ela esteve completamente alterada desde o início ao fim. Podem também solicitar as imagens do meu local de trabalho e confirmar que o senhor foi procurar-me apenas para "avisar". Um superior, gerente ou responsável de loja não deveria ter este tipo de atitudes e é de estranhar, um restaurante de nome como o vosso, ter este tipo de pessoas a trabalhar, gerir e dar cara da empresa. Pretendo que esta situação seja analisada e fico a aguardar um contacto.
Data de ocorrência: 3 de agosto 2022