Cooperativa Eléctrica do Vale D' Este, C.R.L.
  • R. Padre Domingos Joaquim Pereira, n.º 1233
    4760-563 Vila Nova de Famalicão
  • geral@ceve.pt

CEVE - Impossibilidade de mudar de operador

António Filipe Pimenta Vila Chã
António Chã apresentou a reclamação
22 de fevereiro 2023
Sou cliente desta empresa distribuidora de electricidade desde 2020. Após a celebração do contrato de arrendamento, tentei celebrar contrato com a EDP. Sem sucesso. Foi-me dito que o CPE não existia. Desde essa data que já tentei mudar 3 vezes de operador e sem sucesso. Recentemente, e porque a diferença de preços praticados é brutalmente elevado comparativamente com a proposta apresentada por um outro operador, solicitei esclarecimentos à CEVE sobre a impossibilidade de celebrar contrato com outras operadoras. Segundo a E-Redes, nesta área geográfica, (algumas freguesias de Barcelos e Famalicão) a detentora da rede é a CEVE, e deveria esclarecer isso com eles.
Foi-me dito que a CEVE não impede ninguém de mudar de operadora, desde que essa operadora tenha contrato com a CEVE para uso da sua rede. Solicitei por escrito a lista de operadoras com contrato ao que em foi respondido que deveria consultar o site da DGEG.
Sou cliente da CEVE e essa informação, na minha opinião deve ser facultada pelo meu fornecedor. Obviamente não é do interesse desta cooperativa perder clientes e para tal, basta apresentar proposta para uso da sua rede com valores inaceitáveis. Nenhuma operadora que queira fazer concorrência conseguiria. Exemplos disso são: Gold energie, Repsol e Iberdrola. Esta última, ao que me informaram, tentou celebrar contrato com a CEVE, mas terá recusado perante proposta apresentada.
Eu só quero que me deem uma listagem das operadoras que têm contrato celebrado com a CEVE para uso da sua rede para depois poder fazer a minha escolha.
Data de ocorrência: 22 de fevereiro 2023
CEVE
15 de março 2023
Exmo. Senhor,
Temos a informar que não temos qualquer problema em fornecer aos clientes a lista dos Comercializadores com quem a Ceve tem contrato de Uso de Redes.
A EDP e a Endesa tem contrato de Uso de Redes com a CEVE. As outras comercializadoras que referiu nunca solicitaram tal contrato.
Disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.
CEVE
António Filipe Pimenta Vila Chã
António Chã avaliou a marca
8 de março 2023

Donos e senhores de uma parte muito pequena de uma rede energética. Muito difícil escolher outro operador