Mediação Imobiliária - Agentes

Chave Nova - Venda de imóvel

Andreia Filipa Moreira Melo
Andreia Melo apresentou a reclamação
5 de dezembro 2021
Eu e o meu companheiro, recorremos a esta imobiliária por já nos terem prestado um bom serviço à uns anos atrás.
A nossa procura era um apartamento remodelado, T3 e já tínhamos escolhido a zona. Sabíamos que era possível comprar um apartamento desta forma, inclusive conhecíamos um investidor que o fazia e sugerimos esta mesma pessoa (a imobiliária trabalhava com este investidor), fazendo desta forma também conseguíamos fazer a escolha dos materiais. Como o investidor que tínhamos falado inicialmente não tinha nenhum T3 para vender, a imobiliária apresentou-nos outro investidor com o nome de *, já tinha trabalhado antes com a imobiliária. Visitamos o apartamento que este Sr tinha, ficamos interessados e seguimos com a compra. Em Junho de 2021, assinamos o CPCV L, demos 10% de entrada do valor do apartamento e avançamos com a espera da conclusão das obras. Devo dizer que o CPCV que a imobiliária redigiu não foi um contrato completo, algo que soube apenas mais tarde, no entanto, o prazo para escriturar o apartamento era a 31 de Agosto de 2021 e não foi possível porque as obras não estavam concluídas. Esperamos mais algum tempo, até que foi marcada uma data de escritura (29 de Setembro de 2021), sem a imobiliária perceber se estava tudo concluído ou não. Devo dizer que o acompanhamento da imobiliária para connosco, desde que assinamos o contrato até à marcação da primeira data de escritura, não foi nenhuma. Antes da escritura já tínhamos reparado que a obra não estava bem realizada e já tínhamos falado tanto com o vendedor como com o empreiteiro sobre o sucedido. A 24 de Setembro de 2021, enviei um email para a imobiliária sobre as várias coisas que ainda faltavam fazer e outras que precisavam de ser refeitas, inclusive enviei fotos. Após isto, a agente que seguia o nosso caso, veio ao apartamento para averiguar a situação e passar a informação ao diretor da imobiliária (**). Cancelaram a data de escritura e foi-nos prometido que só marcavam nova escritura quando tudo tivesse terminado. Infelizmente não foi o que aconteceu. Tínhamos uma fine do banco em que aquelas condições se mantinham até Fevereiro de 2022, no entanto, recebi uma chamada do banco em que as taxas iam aumentar e se não tivéssemos data marcada de escritura íamos ser penalizados. Falei com o Sr. ** apenas para mostrar o meu descontentamento, porque íamos perder as condições do banco porque não tínhamos tudo a 100%, a resposta que obtive foi que ia falar com o * sobre a situação. O que foi falado não sabemos, apenas fomos surpreendidos a 14 de Outubro com uma nova data de escritura que seria a 22 de Outubro. Tentamos perceber se podíamos cancelar pois a obra continuava a não estar concluída. Foi-nos dito que não, pois podíamos perder todo o processo com o banco inclusive pagar um valor até 500€ à solicitadora e desta forma fomos obrigados a assinar a escritura, contra a nossa vontade.
Para nos dar alguma segurança, pedi ao Sr. ** para fazer um documento das coisas que faltavam e das que faltava rectificar e que o Sr. *, se comprometia a fazer mesmo que tivesse custos associados. Neste documento foram colocados prazos e antes da escritura foi assinado por nós e pelo Sr. * e após a escritura começou o nosso pesadelo. Hoje 5 de Dezembro de 2021 continuamos à espera que terminem as obras e estamos limitados a 3 divisões da casa, mais uma vez, o prazo para a conclusão da obra não foi cumprido.
Estamos a apresentar esta reclamação pela falta de humanidade que a imobiliária teve connosco, apenas se importou em fazer um negócio e nada mais. Como intermediária desta compra, não nos deixaram satisfeitos, colocando-nos numa situação que já nos levou a procurar um advogado e que mentalmente nos tem deixado mal.
Data de ocorrência: 5 de dezembro 2021