Chaves do Areeiro, SA
  • Praça Francisco Sá Carneiro, 10
  • geral@chavesareeiro.pt

Chaves do Areeiro - Tentativa de burla

patricia m noronha
patricia noronha apresentou a reclamação
14 de março 2019

Este domingo, dia 10 de Março, solicitei por telefone uma deslocação da Chaves do Areeiro para abrir uma porta que foi fechada com a chave lá dentro. Expliquei ao funcionário que atendeu qual era a marca da fechadura, tendo sido informada que o serviço "era fácil". Passado cerca de meia hora o técnico (*) aparece no local, dirigiu-se ao cliente sempre num tom agressivo e anunciou que tinha de partir uma chave (chaves codificadas que custam mais de 20 euros cada copia) para tentar forçar a fechadura. Meteu os dois pedaços de chave na fechadura, bufou, e depois disse que ia tentar a radiografia (primeira técnica que devia ter usado). Tentou duas vezes, sem convicção, e anunciou que só arrombando a fechadura e mudando o canhão se resolvia o assunto (a porta é nova, tem menos de dois meses). O orçamento para esse serviço era "à volta de 350 euros". Recusámos chamámos outra empresa que apareceu em menos de 20 minutos, e em menos de um minuto a outra empresa abriu a porta com a famosa técnica da radiografia. Se tivessemos caído na esparrela estávamos agora com menos 400 euros (contando com os ivas e os duplicados das novas chaves). Foi uma tentativa descarada de burla e espero que ao menos a chave que partiram seja reposta, já que a frustração e as duas horas que perdemos com esta vigarice não nos vão devolver.

Data de ocorrência: 14 de março 2019
22 de março 2019
Confirmamos que foi solicitada a intervenção para abertura de porta no trinco. No local, o nosso colaborador foi recebido pelos inquilinos (a cliente que apresenta a reclamação não estava presente no local), e de imediato iniciou a tentativa de abertura da porta pelo método mais fácil e convencional que é o da aplicação de uma peça que vai ao trinco da fechadura e tentou movimentá-lo de forma a que fosse possível abrir a porta (esta peça é idêntica a uma radiografia, mas mais adequada ao efeito). Este método não surtiu efeito pelo facto de a porta estar muito justa e ter uma borracha vedante, o que dificultou a introdução da peça. Posteriormente, o técnico limou a ponta da chave e tentou abrir a porta, mas sem êxito. O nosso colaborador, com uma experiência de mais de 20 anos em abertura de portas, tentou resolver o problema da forma mais simples e económica para o cliente.
A alternativa seguinte seria furar o cilindro e consequentemente a colocação de um cilindro novo. O nosso técnico informou que o custo seria superior ao inicialmente previsto e o inquilino decidiu telefonar para a proprietária do imóvel, para que a mesma decidisse se queria avançar com esta solução. A cliente recusou esta solução e disse ao nosso colaborador que ia tentar por outra via.
Conclusão: Deslocámos um colaborador para o local, apresentámos uma solução para abrir a porta (que foi recusada pela cliente), e não cobrámos qualquer valor pela intervenção. Duvidamos que a porta tenha sido aberta pelo método da radiografia, pelos motivos atrás expostos.
patricia noronha
28 de março 2019
Sinceramente, esperava um pedido de desculpa e a garantia de que o funcionário "com mais de 20 anos de experiência" seria devidamente chamado à atenção. Mas se as Chaves do Arreiro têm assim tantas dúvidas do que aconteceu, o que proponho é repetir o procedimento na presença do funcionario com mais de 20 anos de experiência e de um AGENTE da AUTORIDADE. Fechamos a porta, chamamos a empresa que resolveu o problema e assim o vosso funcionário com mais de 20 anos de experiência poderá aprender como se abre uma porta com borracha vedante (ao telefone o vosso técnico com mais de 20 anos de experiência disse-me que a porta estava invertida e não falou na borracha). E a primeira técnica que tentou foi partindo a chave e não através da radiografia ou outro material semelhante. Esta resposta demonstra mais uma vez a DESONESTIDADE das Chaves do Areeiro empresa que desaconselho a qualquer pessoa.

Acrescento uma informação/detalhe que não tinha ainda referido. Ao telefone, a pessoa que me atendeu, sempre num tom muito paternalista, disse que estavam cheios de serviço com chamadas a cair de minuto a minuto e que eu tinha que decidir depressa se queria o serviço senão iria demorar muito tempo. Quando voltei a ligar, passados poucos minutos, o mesmo funcionário disse que afinal já não tinham serviços a cair de minuto e minuto e que tinha um técnico disponível para se deslocar ao local naquele momento.