Chaviarte - Chaves, Lda

Chaviarte - Chave com defeito feita pela chaviarte do seixal - rio sul shopping

RUI FIGUEIREDO
RUI FIGUEIREDO apresentou a reclamação
27 de junho 2020
Mandei fazer um chave para a fechadura na casa do meu filho conforme factura em anexo e ao chegara a casa e experimentar a mesma não estava bem feita encravou na fechadura e partiu o que levou a termos de substituir a fechadura por uma nova com outra empresa que custou 240 euros, pois tentamos varias vezes que a chaviarte do seixal resolve-se o assunto mas nunca mais chegou o técnico que prometiam para resolver a situação , eu próprio foi a loja saber qd o técnico ia e disseram que tinha de esperar e ate me deram um alicate para eu tentar tirar chave coisa que não aconteceu pois não dava liguei por volta das 18h foi qd deram o contacto
do gerente o telemóvel para falar com o mesmo e falei e depois informou-me que me ia ligar no dia seguinte e ligou-me o sr andre para falarmos e disse que ia falar com o gerente sr. vieira sobre o custo que tive e ligou-me sábado dia 27.06 o sr andre a disser que ogerente não assumia nenhum custo nem teve a consciência de disser ao chefe de loja devolvo o valor da chave mal feita os 10 euros.
Isto não é prestar um serviço em condições pois eles qd eu liguei deviam ter ido logo la ver a situação e esta empresa assumir a
substituição da fechadura pois foram eles que fizeram mal a chave.
Data de ocorrência: 27 de junho 2020
Chaviarte
19 de novembro 2020
Estimado cliente,
Analisamos cuidadosamente a sua reclamação no portal "portaldaqueixa.com" e promovemos um inquérito interno para avaliar todo o processo. Em primeiro lugar queremos dizer-lhe que achamos pertinente a sua reclamação e que ela será tida em conta, mas temos também o dever de corrigir algumas informações menos precisas constantes da sua queixa e destaco as seguintes:
1º A entidade que lhe vendeu a chave não é a Chaviarte, Lda., mas sim um franchisado que explora a loja do Seixal, trata-se de uma outra empresa e de um outro contribuinte pelo que a queixa não nos devia ser dirigida.
2º Tem razão quando diz que a empresa deveria ter ido a sua casa desencravar a fechadura e esta não se negou a tal.
3º A loja situa-se num shopping e os funcionários não podem abandonar a loja, é necessário, seja nesta loja ou noutra qualquer de qualquer marca ajustar a agenda do cliente com a dos técnicos de exterior que vão fazer o serviço.
4º A loja reportou-nos que mal o técnico de serviço saiu do cliente em que esteve de manhã, lhe ligou para se deslocar a sua casa. Acontece que não lhe atenderam o telefone (alegando mais tarde que foi na hora de almoço, mas o técnico não ia almoçar para lhe resolver o problema)
5º Após a hora de almoço o cliente mostrou-se novamente preocupado com a situação mas entretanto o técnico já tinha ido fazer o serviço da tarde não podendo abandonar a casa do outro cliente com a porta aberta, foi-lhe dito que teria de esperar e a seu pedido emprestaram-lhe ferramentas para ir tentando o que não resultou.
6º O cliente não quis esperar mais e por sua própria iniciativa chamou durante a tarde outra empresa que obviamente se aproveitou da situação e para um serviço que aqui custaria uns 60€ e não implicaria a troca de fechadura (bastava retirar a chave partida da ranhura) segundo o seu relato foi-lhe cobrado 240€.
7º Pelo exposto, não se tendo negado nunca a ir a casa do cliente, a este não é devido o ressarcimento pelo valor pago ao terceiro que foi indevidamente envolvido na questão.
8ºPor ultimo confirmamos que teria direito à devolução dos 10€ da chave, bastando para tal a devolução da mesma juntamente com a fatura de compra.
Conclusão: esta situação não é frequente mas por vezes acontece a todas as casas de chaves, principalmente quando a fechadura já apresenta problemas ou desgaste e uma chave nova com os cortes afiados não funciona bem no mesmo sitio onde uma chave "romba" vai funcionando. Nestes casos mesmo sem culpa formal, as casas de chaves devem disponibilizar um técnico para se deslocar ao local, sendo certo que o agendamento tem de encaixar também na disponibilidade do técnico, que caso tenha a agenda desse dia já cheia, faz o serviço na hora de almoço ou de jantar para que o problema fique resolvido no próprio dia. A todos se pede bom senso e compreensão.
A Provedoria da Chaviarte