Strongpage - Consultoria em Negocios, Lda
  • Avª Serpa Pinto, 522 2º Drt
    4450-277 Matosinhos
  • apoio@chip7.pt

Chip7 - Artigos disponíveis online e após 1 dia informam que não tem stock e demoram mais de 7 dias a devolver o dinheiro

Pedro Barradas
Pedro Barradas apresentou a reclamação
27 de julho 2018

Efetuei uma compra no dia 19 de Julho de 2018 de 6 artigos com disponibilidade em stock (informação do site online). O pagamento foi efetuado via Referencia MB e no mesmo dia confirmado pelo site.
No dia seguinte, fui contactado pela loja que nao teriam stock dos artigos que encomendei, e o que pretendia fazer. Indiquei que me fosse efetuada a devolução do valor gasto, 197,30€. Solicitaram que enviasse o IBAN para transferência e que, enviei de imediato.
No dia 25 de Julho, uma vez que ainda não tinha o valor creditado na minha conta, contactei a loja que supostamente me foi atribuida quando da compra, Chip7 de Castelo Branco. Informaram que iriam fazer entretanto a transferência. Na tarde deste mesmo dia recebi um e-mail do Sr Jorge, a informar que os pagamentos no site demoram 5 dias úteis a serem recepcionados, razão pela qual não conseguem fazer as devoluções de uma forma imediata, situação que é alheia a quem fez uma compra, e que pagou no imediato. Este e-mail trazia um anexo, que era um comprovativo de uma Inserção de Transferência Interbancária, do Banco Montepio, com data de 25-07-2018, que informava que a data de pagamento seria hoje 27-07-2018.
Acontece que até ao momento ainda não foi creditado o valor na minha conta.
Hoje dia 27 de Julho, contatei nova

Data de ocorrência: 27 de julho 2018
Chip7
27 de julho 2018
Exmo Pedro Barradas,
Está a fazer a reclamação ao Master da Chip7, informo-o que cada loja Chip7 é independente financeira e juridicamente.
No entanto é do nosso interesse resolver questões que possam surgir entre as lojas e o cliente.
Relativamente à situação que expõe, informamos que, segundo a legislação nacional e europeia, as empresas têm 14 dias para fazer a devolução do valor ao cliente. No entanto não é prática de nenhuma loja Chip7 esperar estes 14 dias que são dados de acordo com a legislação em vigor, para procederem à devolução do valor. O que acontece é que quando o cliente paga só passados 3 dias úteis é que a loja recebe o dinheiro, são assim os procedimentos da SIBS. Quando a loja tem o dinheiro faz a devolução do valor logo que possível e sendo de bancos diferentes poderá demorar até 2/3 dias úteis conforme a hora e o banco.
Esta é a justificação para que a loja tenha efetuado a transferência no dia que fez.
A legislação ao dar os 14 dias, tem mesmo a ver com este tipo de situações, que nunca são tão imediatas quanto gostaríamos, mas foi o mais rápido que a loja de Castelo Branco conseguiu fazer.

Gratos pela preferência
A Equipa Chip7