81.7

Chronopost - Motorista não espera porque 'tem que ir almoçar'

Cristina Oliveira
Cristina Oliveira apresentou a reclamação
3 de maio 2017

No dia de hoje tínhamos uma encomenda para receber na empresa, cuja transportadora infelizmente foi a Chronopost. O motorista (que não se identificou) entrou porta adentro às 13h06 (temos câmeras na recepção) com um carrinho e 9 caixas para entregar. A recepcionista indicou que aguardasse na recepção enquanto levava a factura para a responsável fazer o pagamento, através de cheque, como é habitual.

O motorista disse, impaciente, que não poderia esperar muito, ao que a recepcionista respondeu que eram cinco minutos, apenas o tempo de abrir a factura, conferir o valor e passar o cheque. Enquanto a responsável preenchia o cheque, o motorista disse: "Não posso mais esperar, vou levar a encomenda de volta". Ao ouvir isto, a responsável apareceu na recepção, de cheque em punho, a dizer para o senhor se acalmar e aguardar que ela assinasse o cheque.

O motorista então foi de uma agressividade e má educação sem fim, começou a falar alto e a dizer que não tinha que esperar nada, que já estava ali há 15 minutos (tinha se passado exactos 7 minutos desde a entrada do motorista na loja - temos as imagens das câmeras) e que agora ele é que não queria fazer entrega nenhuma, começando a arrumar as 9 caixas de novo no carrinho de transporte.

A recepcionista e a responsável ameaçaram ligar para a Chronopost e fazer uma denúncia, o que só motivou um 'abanar de ombros' por parte do motorista que continuou a carregar a mercadoria de volta para o carro, sem qualquer cuidado com a mesma, chegando mesmo a atirar caixas (que continham ampolas médicas em vidro e certamente terão se partido). Num dos carregamentos, acertou com o carrinho de metal na perna da recepcionista.

Temos toda esta situação gravada através do telemóvel (cujo vídeo será enviado para a Chronopost, uma vez que não o posso adicionar a esta reclamação) e também temos as nossas câmeras de videovigilância que indica que o motorista não esteve nem 10 minutos à espera do cheque.

Por norma, temos sempre o cheque adiantado para entregar no acto da entrega mas hoje, por falha a empresa que nos envia os produtos, não nos chegou a factura pró-forma, pelo que só conseguíamos ter o valor da encomenda no momento da entrega da mesma.

Liguei para o 707 da Chronopost a expor esta situação mas não pareceram minimamente surpresos, indicando mesmo que sim, que eu fizesse a reclamação no Portal da Queixa ("esteja à vontade" - foram as palavras usadas) e que não poderiam indicar o nome do funcionário que nos fez a entrega.

A matrícula do carro que o motorista conduzia é 30-PP-36.

Acho inadmissível que uma pessoa tenha este tipo de comportamento no exercício do seu trabalho. Já comuniquei ao nosso fornecedor que NUNCA mais nos envie nada através destes senhores (mil vezes a MRW e a SEUR) e se volto a receber mais qualquer coisa por parte da Chronopost, mando voltar a encomenda e não os recebo. Mais parecem uns animais...

Data de ocorrência: 3 de maio 2017
DPD
15 de maio 2017
Exmos. Srs.

Informamos que assim que encaminharam (Sra. Arianne Oliveira) esta mesma situação para o nosso email, remetemos de imediato para o nosso responsável de segurança bem como para o responsável do motorista em causa por forma a que possam ser desenvolvidas internamente todas as ações necessárias e previstas para este tipo de ocorrências.

Lamentamos profundamente a situação ocorrida, pois não é de forma nenhuma a maneira como a Chronopost se pauta e honra por trabalhar.

Contudo não queremos deixar de agradecer as informações que nos transmitiu, pois irão contribuir para no futuro evitar situações idênticas.

Encontramo-nos ao vosso inteiro dispor para qualquer informação ou situação adicional que considerem relevante.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Serviço de Apoio a Clientes
Chronopost