81.6
  • apoio.consumidor@dpd.pt

DPD - Insucesso de entrega após 7 dias com informações falsas

Filipe Costa apresentou a reclamação
16 de setembro 2020
A DPD esteve desde dia 9 de Setembro até 16 de Setembro alegadamente a tentar entregar a encomenda 096321660570361, sem sucesso e apresentando justificações falsas para o acontecimento, nomeadamente:
- Endereço incompleto ou ilegível
- Ausência do destinatário

A 10 de Setembro a DPD registou "Endereço do destinatário incompleto / ilegível", o cliente não foi contactado para resolução do problema.

A 14 de Setembro às 12:10 o cliente contactou a DPD no sentido de esclarecer o problema, tendo o endereço sido confirmado como correcto. A telefonista informou que seria tentada nova entrega.

A 14 de Setembro às 13:30 a DPD registou "Ausência do destinatário" o que não é de todo verdade, uma vez que o cliente se encontra em tele-trabalho.

A 15 de Setembro às 11:06 o cliente contactou novamente a DPD a reclamar relativamente à informação errada. Foi-lhe indicado que a entrega seria tentada novamente entre 15 a 16 de Setembro. O endereço foi novamente confirmado como válido.

A 16 de Setembro pelas 12:00 o cliente contactou novamente a DPD para pedir indicação aproximada da hora da entrega, dado que se teria de ausentar temporariamente. A DPD informou que a entrega se iria proceder entre as 12:40 e 13:40.
O cliente informou que caso não fosse entregue por essa hora, iria entrar novamente em contacto às 14:00.

A 16 de Setembro às 14:00 o cliente contactou novamente a DPD para reclamar da situação e para pedir que a encomenda seja retornada à Worten uma vez que por incompetência da DPD a encomenda não foi entregue em 7 dias e que existiram vários registos falsos da parte da DPD.
Ao confirmar a morada uma vez mais, a telefonista indicou que a DPD não considera os últimos digitos do código postal e que a Worten seria a responsável por não indicar a freguesia na morada. O cliente informou que as moradas em Portugal não incluem freguesia e que a DPD é a única responsável por não conseguir efectuar esta entrega.

Para referência, a mesma reclamação foi efectuada no Livro de Reclamações online com a referência ROR00000000000915632.
A Worten (remetente) foi também informada da situação.
Data de ocorrência: 16 de setembro 2020
DPD
16 de setembro 2020
“Exmo.(a) Sr.(a), Filipe Costa.

Agradecemos, desde já, o facto de ter registado esta ocorrência, reclamação número 46463820 e muito lamentamos a situação ocorrida, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Melhores cumprimentos,
Serviço de Apoio a Clientes
DPD Portugal”
DPD
17 de setembro 2020
Exmo.Sr. Filipe Costa,

No seguimento do nosso contacto telefónico no âmbito do exposto acima.

Serviço de Apoio a Clientes
DPD Portugal
21 de setembro 2020
É incrível como a DPD se consegue superar (e até conseguiu dar motivo a uma grande gargalhada em família).

Após alegada tentativa de entrega da encomenda à Worten (como referi na reclamação, dada a saturação pedi a devolução da encomenda à Worten), recebi o seguinte-mail:

------

Exmo(a) Senhor(a)

Tentámos efetuar sem êxito a entrega da sua encomenda ENVIOS ESPANHA PARA PT - N18 com o nº 096321660570361.

O endereço que dispomos não permite concretizar a entrega:

Nome:WORTEN AVEIRO

Morada:ESTRADA DA TABOEIRA - TABOEIRA AVEIRO SHOPPING

Código Postal:3800-243 AVEIRO

Pode alterar a data de entrega, a morada de entrega ou escolher um dos pontos Pickup para receber a sua encomenda acedendo ao link abaixo.

* PROIBIDO *://194.79.86.100/Predict/Predict.aspx?pid=096321660570361

Pode ainda fazer o seguimento da sua encomenda acedendo ao link seguinte:

* PROIBIDO *://www.dpd.pt/track-trace?track-id=096321660570361

Com os melhores cumprimentos

DPD PORTUGAL

------

Pelo relatório de tracking parece que a encomenda terá entretanto sido entregue na Worten, mas não deixa de ser curioso como é que uma empresa de entregas, para além de não saber usar os 3 últimos digitos dos códigos postais, não consegue encontrar a Worten Aveiro.
21 de setembro 2020
O Serviço de Apoio a Clientes da DPD contactou-me telefónicamente na 6ª feira, tendo indicado o seguinte:

1. Cumpabilizou o motorista por não me ter contactado telefónicamente

Certamente será o último dos responsáveis por esta situação, até porque tive conhecimento que os motoristas da DPD não têm telefone de serviço e que, como tal, nunca poderão nem deverão ser obrigados a usar os seus telefones pessoais para serviço,

2. Indicou que os motoristas não têm GPS (...) mas têm um PDA que permite indicar os trajectos exactos

Não sei se me devo preocupar mais com o facto de uma empresa de encomendas não usar GPS, ou se me devo preocupar com a ignorância da pessoa que me contactou por indicar que não têm GPS, apesar da explicação que me indicou mostrar claramente que o PDA tem GPS.

3. Que de facto a DPD não considera os 3 últimos dígitos do códigos postal e que é recomendado que as moradas de entrega incluam a Freguesia

É inacreditável como uma empresa de entregas ignora o facto dos endereços em Portugal terem o código postal com 7 dígitos e pretende inventar regras próprias, ao tentar obrigar as pessoas a indicarem a Freguesia (que, óbviamente, tem um grau de precisão extremamente inferior aos 3 últimos digitos do código postal).
Inacreditável também que em nenhum momento a DPD tenha mostrado intenção de alterar este aspecto.

4. Indicou que vão averiguar a fundo o sucedido com vista a melhorar o serviço, particularmente a questão dos clientes não serem contactados (e que existem várias reclamações neste sentido)

Certamente que se realmente tivessem intenção de averiguar e melhorar o serviço isto não teria acontecido. Afinal de contas a DPD não é uma empresa nova, nem o serviço que prestam é novo, como tal não existe nada realmente novo a aprender aqui.
Se funciona tão mal e para tantas pessoas, claramente o problema é muito profundo e precisa de uma intervenção igualmente profunda.

É lamentavel.
Filipe Costa avaliou a marca
21 de setembro 2020

Péssimo serviço... frequentemente não conseguem entregas as encomendas, não contactam os clientes telefonicamente para perceberem como entregar, não usam os códigos postais completos para fazer entregas, ...