81.7
  • VGP Park Loures
    Av. Álvaro Cunhal Lote 2
    2660-341 Santo António dos Cavaleiros
  • apoio.consumidor@dpd.pt

DPD - Não permissão para assinalar "encomenda aceite sob reserva"

Sara Sousa
Sara Sousa apresentou a reclamação
5 de maio 2021
No passado dia 14 de abril de 2021 recebi uma encomenda de um expedidor internacional que me foi entregue pela vossa empresa.
Como as duas embalagens recebidas estavam danificadas, insisti com o vosso condutor para assinalar que a encomenda tinha sido Aceite sob Reserva, mas este disse-me que, no formulário disponível no tablet que ele trazia, não havia qualquer local para o fazer, assegurando-me que, caso houvesse algum problema com objetos danificados no interior das embalagens, confirmaria pessoalmente que as mesmas estavam danificadas.
Infelizmente, todos os objetos adquiridos estavam amolgados e com outros danos, pelo que solicitei a sua devolução à empresa à qual os adquiri. No entanto, após inúmeros contactos com a referida empresa, esta alega que a devolução terá de ser feita a minhas expensas, dado que não aceitei a encomenda sob reserva.
Tendo trocado vários e-mails convosco no sentido de resolverem esta situação à qual fui totalmente alheia, pois confiei nos procedimentos que me foram indicados pelo vosso funcionário - que, aliás, tendo regressado cá a casa para entregar outra encomenda, confessou que já vos tinha reportado a situação e que, por lapso, não tinha assinalado a tal reserva nem no tablet nem nos documentos em papel disponíveis para o efeito -, continuo a não obter qualquer resposta que me indique como vão resolver a situação. Já vos pedi para procederem à tal devolução sem custas para mim, mas até à data não obtive resposta. Este comportamento, no meu entender, não se revela correto para com os consumidores que, tendo perante si um funcionário da vossa empresa, agem de boa fé, confiando nas garantias que lhe são dadas e na idoneidade da empresa que este representa. Peço, por conseguinte, uma rápida resolução desta situação, para que efetivamente eu possa devolver os materiais danificados sem custos.
Data de ocorrência: 5 de maio 2021
5 de maio 2021
“Exmo.(a) Sr.(a)Sara Sousa,

Agradecemos, desde já, o facto de ter registado esta ocorrência, reclamação número 59463021 e muito lamentamos a situação ocorrida, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Melhores cumprimentos,
Serviço de Apoio a Clientes
DPD Portugal”
13 de maio 2021
Exma. Sra. Sara Sousa,
No seguimento do nosso email enviado no âmbito do exposto acima, de acordo com a análise efectuada, damos por resolvida a situação reportada.

Melhores cumprimentos
Serviço de Apoio a Clientes
DPD Portugal
Sara Sousa
15 de maio 2021
A reclamação não foi, de todo, resolvida. A DPD nunca assumiu o erro de não ter permitido assinalar que as embalagens estavam danificadas, sabendo que, por essa razão, o expedidor não aceitava a devolução dos produtos. Aliás, o expedidor, por indicação minha, voltou a contactar-vos e vocês reiteraram que a encomenda tinha sido aceite sem indicação de qualquer dano na embalagem. Não tendo já qualquer confiança na vossa empresa a todos os níveis, apenas reforço o meu conselho a todos os consumidores: nunca aceitem nenhuma encomenda com a embalagem danificada entregue por esta empresa sem terem a certeza de que isso é devidamente assinalado (não assinem ou forneçam códigos sem confirmarem que isso foi mesmo assinalado; não acreditem quando vos dizem que depois vão fazê-lo, porque isso não é, de todo, garantido que o façam e depois quem fica com todo o prejuízo são vocês).
18 de maio 2021
Exma. Sra. Sara Sousa,
No seguimento do nosso contacto telefónico no âmbito do exposto acima, de acordo com o explicado e por termos já tomado todas as diligências, damos por resolvida a situação reportada.