CIL – Centro de Inspeções de Veículos da Lourinhã, Lda
  • cil.lda@anivap.com

CIL - Inspecção reprovada sem fundamento

Levi Eleutério
Levi Eleutério apresentou a reclamação
16 de outubro 2017 (editada a 29 de outubro 2017)

Tenho uma carrinha VW Passat que foi importada em Janeiro de 2005 para Portugal pelo antigo dono. Já vinha de França com vidros escuros atrás e á frente (sendo que os da frente não são tão escuros) e tudo isso foi posto no livrete e está tudo mencionado lá. O antigo dono já tinha ido á inspecção em anos anteriores e só lhe obrigaram a remover a película no vidro da frente. (Nas laterais não havia problema).
Fui ao Centro de Inspecção da Lourinhã no dia 16 de Outubro de 2017 fazer a inspecção do meu veiculo. Saí de lá com a folha vermelha. Algumas coisas mencionadas eu já sabia e tinha noção de que tinha de reparar, mas fiquei surpreso com outras anotações sem cabimento. Passo a citar resumidamente as anotações pela ordem na folha vermelha:

-- Rotulas da Direcção com folga. - Tipo 2
(O meu mecânico já me tinha informado que precisavam de ser trocadas. E acho muito bem que os centros de inspecção testem e avisem as folgas. São questão de segurança! Concordo que mencionem na folha! - Estou a favor!)

-- Estado dos Vidros - Vidro com Películas não Regulamentares - 'Pouca transmissão de luz' nos vidros da frente. - Tipo 2
(Como já mencionei, o Veiculo veio de França e passou por inspecção especial já com as películas para ter documentos Portugueses e não houve problema com as películas. Desde então (de 2005) até hoje nunca tiveram problemas na inspecção..... Agora vem a parte que me irrita e que me deixa transtornado. É importante mencionar que o Sr que me atendeu no centro disse e afirmou convictamente que isso seria impossível visto que em 2005 as películas ainda não eram legais! E que de certeza que a película foi alterada para uma mais escura recentemente etc. No entanto tenho ainda a matricula Francesa 'gravada' no vidro que comprova que a carrinha está como veio. Logo, Não concordo!)

-- Luzes Maximos/Medios - Projectos não homologados - Xénon - Tipo 2
(O Sr disse que encandeia as pessoas e que era preciso ter lâmpadas reguláveis e limpa faróis, tipo limpa vidros, para ter Xénon. Embora eu não veja o mal de ter uma luz mais eficiente, troco. Não tenho problema. Estou a favor!)

-- Cor eficiencia Visual Luzes de trás. - Escurecido ou pintado - Tipo 2
(Não vejo o problema de ter os faróis de trás escurecidos quando se ve a luz na mesma. O que posso dizer é que o Sr, mal que meteu os olhos em cima só do farol, meteu logo a ideia na cabeça que não ia passar os faróis. Digo isto porquê? Porque ele nunca chegou a ligar as luzes e ir atrás ver se as via. Simplesmente nem olhou com elas a funcionar. Mas elas funcionam. Muito bem. Só por dizer que as luzes estão escuras apagadas não significa que elas não dêem luz quando estão acesas. Não Concordo!)

-- Luzes Nevoeiro - Orientação Alta - Na frente - Tipo2
(É só afinar a altura. No dia a dia não tenho como saber se estão altas ou baixas. Estou a favor!)

-- Tubo Escape/Silenciador - Ausentes - Tipo 2
(Isso eu sei. Ouvir o som do motor do carro é das coisas que dá mais prazer ao conduzir. Mas pronto, se tem de ser, tem de ser. Passou nos gases. Isso devia ser suficiente, mas não foi. Embora não queira, estou a favor)

-- Livrete - Divergência de dimensões dos Pneumáticos - Tipo 1
(Estive a tratar de Homologar os Pneumáticos há coisa de um mês. Chegaram os papeis, submeti ao IMT para meter no Livrete. No IMT passaram uma declaração valida que junto com o Livrete mostra que as medidas estão legais, enquanto não recebo o Livrete definitivo. O Sr que me atendeu decidiu ignorar esses papeis e disse que eles tinha de ser carimbados pelo IMT. Óbvio que já estavam, mas ele decidiu ignorar. Não concordo!)

Conclusão: Há coisa que acho bem que tenham de ser corrigidas. Mas fico com muita pena que o Sr que me atendeu tenha falta de profissionalismo e falta de bom senso. Películas que sempre estiveram boas desde 2005 a 2017 de repente já não estão. Comete o erro de dizer que as películas não deviam ter sido legalizadas quando o carro veio para portugal. Não chega a experimentar as luzes dos faróis traseiros, tomando por pressuposto que elas são escuras e que não dão para ver. E mesmo com varias provas decidiu meter que os Pneus não estão homologados.

Gosto muito do meu carro. Tento sempre deixa-lo bonito e não afectar a segurança nem de mim nem de ninguém, mas não me venham cá dizer que as películas, ou os pneus mais largos ou os faróis (com funcionamento normal) metem-me em perigo)

Lamentável.

De certeza que aquele estabelecimento tem muito bons funcionários, mas aquele que me atendeu não era desses (Infelizmente não cheguei a conseguir o nome do Sr.) Como centro de inspecções devem ter bons funcionários lá a trabalhar. Esta reclamação não é nem para o Centro de Inspecções nem para os restantes funcionários. Apenas para o funcionário que cometeu os erros e não os corrigiu.

Data de ocorrência: 16 de outubro 2017
Levi Eleutério