CIMA - Centro de Inspecção Mecânica de Automóveis, S.A
  • Rua Virgílio Correia, n.º 41, 2º E
  • cima-sa@cima-sa.pt

TAVFER - CIMA - Assédio centro de inspecção e folha aprovado com data de próxima inspecção errada

Mrgarida
Mrgarida apresentou a reclamação
8 de julho 2021
CIMA - centro de Inspecção mecânica em Automóveis, SA. em Porto Salvo - Rua antonio Feliciano Castilho, 35 * 2740-188.
ASSEDIO
Ontem, 7/07/21 fiz inspecção nesse centro, a data limite era 10/07/21. Entrei as 18:35h. Tinha sido informada antes que fechava as 19h. A recepcionista nem sequer usa mascara facial. Mandou-me esperar cerca de 10 min., que contasse o dinheiro, para me atender. Fiz o pagamento. aguardei dentro do carro. Fui chamada para a linha. O inspector pede-me para sair do carro para ele o guiar. Recusei visto que há uma pandemia COVID-19 em fase critica, e é um mercedes SL500, habitáculo pequeno: Alem disso como lhe disse sempre guio eu. O inspector recusa-se com maus modos. Chama o chefe, com a mascara facial apenas sobre boca, de nariz de fora, tambem insistiu mas perante a minha argumentação que todos os outros centros assim fazem ainda mais em altura de distanciamento social, acabou por fazer com relutância. Contudo esteve literalmente a gozar comigo, a mandar-me repetir as coisas varias vezes sair da linha e voltar a entrar e a rir-se para o anterior, etc. ambos tentaram encontrar o nr de chassis dentro do habitáculo a procura atras dos bancos, dentro do receptáculo - porta aparelhagem etc.coisa que nunca me fizeram nos outros centros. Avisei que nao era ali de certeza pois este veiculo ja tem 19 anos e nunca ali vasculharam.
Vi que recusaram potenciais clientes a partir das 18:55h. O portão foi fechado. Contudo carros entravam (após essa hora),
A mim, empatou-me, manteve-me em espera, e foi falar com esses condutores intermitentemente, retendo-me os documentos. Pedi varias vezes a outros inspectores prontos para sair, que lhe dissessem para me dar os documentos que tinha que ir embora. Pedi ate para anular tudo para me ir embora. Ignoraram-me. Manteve-me ali ate as 20 h, ou seja cerca de uma hora e meia desde que entrei. No fim deu-me o documento aprovado sem anotações.
Só quis sair dali o mais depressa possivel. Foi um abuso e senti-me ameaçada. Quando cheguei a casa verifiquei que a data da próxima inspecção que puseram é 21/02/22, em vez de 10/07/22 como era suposto. Telefonei e a funcionaria insistiu em nada fazer. Liga-me a seguir de um telemovel dizendo ser o chefe do centro (de facto era a voz dele, o que me fez o acima exposto) mas disse que nao era ele, mas que foi um substituto dele que o fez - o código do inspector que aparece é o 1289. Disse que houve um engano na emissão da folha e que quer vir ter comigo para eu lhe devolver o documento que me entregou e me dar o novo. Não pretendo mais contactos com esta pessoa, muito menos que venha a minha casa, nem tao pouco encontrar-me com ele. Como não posso ter mais custos, nem tenho tempo para voltar la. Solicitei que me envie pelo correio. Recusa-se enviar. Tentei fazer reclamação no livro online, mas não tem livro de reclamações online. Requer-se resolução urgente.
Data de ocorrência: 8 de julho 2021
TAVFER
21 de julho 2021
Exma. Senhora,

Em resposta à reclamação efetuada, pelo presente informamos que a mesma foi tida em devida consideração e sobre a qual nos cumpre informar:

Após receção da reclamação, foi solicitado ao centro uma explicação acerca do sucedido, tendo sido obtida a informação que os factos descritos representam apenas uma versão parcial do ocorrido;

Entrar no interior dos veículos é condição necessária para que o inspetor possa realizar corretamente os diversos ensaios inerentes à inspeção, nomeadamente, o de travagem, suspensão, alinhamento de direção e emissões poluentes, precavendo, em simultâneo, a ocorrências de danos nos veículos e equipamentos de inspeção, provocados por uma incorreta utilização dos mesmos;

Este centro, no âmbito do combate à pandemia originada pelo Covid-19, estabeleceu um conjunto de regras que visam o cumprimento das medidas exigidas à atividade de inspeções técnicas de veículos, de acordo com o determinado no Decreto-Lei n.º 10-C/2020, de 23 de março, na sua redação atual;

Relativamente ao erro na validade da ficha de inspeção, o centro assume o erro verificado e está disponível para proceder à correção do mesmo, contudo, tal como foi transmitido no contacto estabelecido, necessita seja devolvida a ficha com incorreção;

Para efeito no referido anteriormente, atendendo a que se recusa a deslocar-se ao centro, mantemos a proposta efetuada de um colaborador da entidade dirigir-se a um local e hora pré-determinada para que lhe seja entregue o certificado corrigido e recolha do incorreto;

Uma nota final para referir que esta entidade cumpre os requisitos legais relativos ao livro de reclamações, possuindo o devido registo na plataforma do livro de reclamações online, encontrando-se o registo efetuado em nome da entidade legal (CIMA, SA – CITV Oeiras).

Manuel Abreu
Direção da Qualidade
Mrgarida
29 de julho 2021
Exmº Sr.
Obrigada pela sua resposta.
O que diz não é verdade, em nenhum ponto:
1. A recepcionista a atender o publico e não usa mascara sequer
2. O inspetor com o nariz descoberto, a mascara mal tapava a boca
3. Não é verdade que seja necessário entrarem nos carros, visto que este veiculo ja fez 18 inspecções sem que o fizessem.
4. Não respeitam, de maneira nenhuma as regras do COVID-19
5. Não me respeitaram. Nunca na vida me tinham feito o assedio que ai me fizeram, em que me prendeu no local até às 20 h. Devia ter chamado a GNR.
6. O documento correcto é para me ser enviado pelo correio.
7. o documento que esta em meu poder foi emitido erradamente como parte do assedio, e para me fazer voltar lá.
8. Senti-me ameaçada e não pretendo mais contactos em qualquer local com estas pessoas.
9. Caso não resolvam entregarei o assunto à investigação.

Sem mais.
Cpts,
Silva
TAVFER
6 de agosto 2021
Exma Senhora.
Margarida Silva
No seguimento da receção da sua resposta à nossa comunicação, pelo presente informo:
Esta entidade vai acolher os reparos efetuadas por forma a melhorar o serviço que presta;
Ainda que considerando sempre a possibilidade de melhorar, não podemos aceitar algumas das afirmações indicadas, mais concretamente no que respeita ao procedimento de entrar no interior das viaturas;
Tal como já transmitimos anteriormente, os diversos ensaios/verificações abrangidos pelas inspeções periódicas devem ser realizados pelos inspetores, sendo necessário, para o efeito, entrar no interior das viaturas;
Na impossibilidade do cumprimento deste procedimento, os inspetores foram alertados para que em casos futuros suspendam de imediato a inspeção;
Este centro nada tem a comentar relativamente às inspeções anteriores pelo facto de nenhuma delas ter sido realizada nesta entidade;
Sendo os centros de inspeção tutelados pelo IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes, pode recorrer aos serviços desse organismo para algum esclarecimento adicional sobre as práticas de inspeção bem como a legislação aplicada às mesmas;
Esta entidade não tem qualquer interesse a manter situações de conflito com os seus clientes e vai proceder ao envio do certificado de inspeção corrigido através de carta registada;
Atendendo a que a ficha anulada deve ser arquivada no centro, agradecemos proceda à sua devolução, utilizando, para o efeito, um envelope pré-pago que vai ser enviado junto com o certificado.

Manuel Abreu
Direção da Qualidade