CINEL - Centro Formação Electrónica
Formação Profissional
1 Esneca 100
3 SA Formação 94.1
CINEL - Centro Formação Electrónica31.6
CINEL - Centro de Formação Profissional da Indústria Electrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação
  • Pólo de Educação e Formação D. João de Castro
    Rua Jau - Alto de Santo Amaro
  • cinel@cinel.pt

CINEL - Centro Formação Electrónica - Apagar os meus dados pessoais

Bruno Mesquita apresentou a reclamação
8 de outubro 2021
Esta instituição que se diz ser rigorosa, exemplar e profissional, o tempo que lá estive não vi nada disso, pelo contrário, vi sim muita coisa, mas pela negativa.
Más condições, pode-se considerar más quando um local de formação com capacidade para 40 pessoas enfiam lá 80, sente-se isso nas horas do almoço e intervalos. Com dois micro-ondas claro que as pessoas iam comer por turnos. O curso que estava a frequentar era multimédia nível 5, estava num grupo onde 95% das pessoas nem o nível 4 tinham, mas milagrosamente a instituição em dois meses conseguiu dar-lhes a formação e o nível 5 assim conseguiu andar para a frente. Aqui foi quando comecei a duvidar da credibilidade desta instituição.
Enquanto faziam o nível 4, eu tive de esperar e só frequentei a matemática e inglês, sempre fui bom em inglês e senti que tudo correu bem no teste, mas para meu espanto tive uma nota do qual não estava à espera, entrei em contacto com a formadora para saber o que correu mal, até hoje estou à espera de uma resposta assim como o teste que nunca cheguei a ver, nem o de matemática.
Desde o início que senti que isto não iria correr bem, mal conheci o diretor no dia da primeira reunião, ao dar o seu discurso parecia que estava a vender-me um ferrari por apenas umas centenas de euros, falava como se tivesse a receita para a grandeza, este tipo de conversa uma pessoa habitua-se com a experiência de vida ao cruzarmo-nos com alguns charlatões. A situação piorou quando falou do ias, ao dizer que a instituição são dava 30%, por lei o mínimo são 35%, confrontado por mim e uma amiga minha, a resposta dele foi em menos de 10 segundos, resposta que não fez sentido e mudou imediatamente de assunto.
Antes de abandonar o curso era evidente a minha insatisfação por tamanha incompetência por parte deles, refletia-se na minha cara e já começava a refletir no meu comportamento. Achei por bem sair, até porque também já sentia que alguns formadores não me queriam lá, óbvio que não querem lá ninguém que questione a credibilidade deles. Mas claro que se pode questionar, quando se vê uma formanda a tirar 17 a css e à cara podre pressiona o formador e ele acaba por lhe dar 19 baseando-se na reflexão, ora eu tirei 19 e fiz uma boa reflexão, mas não deu para chegar aos 20 valores. Foi algo muito triste e comentado por todos.
São coisas como estas que as empresas não dão credibilidade aos formandos quando vão para estágio ou após estágios, não querem saber do diploma, mas sim da competência.
Sei por alguns que ainda mantenho contato que nenhum ficou a trabalhar na área, por isso me sinto feliz da minha decisão, porque hoje trabalho na área que mais gosto.
Ainda andaram atrás de mim para formalizar a minha desistência do curso, assim o fiz, mas continuaram a perguntar se queria entrar em novos cursos, por razões óbvias claro que a minha resposta foi não, até porque já estava noutro curso e este a pagar. Deixei bem claro que não iria mais frequentar a instituição em causa.
Continuaram a mandar promoções de cursos, e formalmente pedi-lhes para apagar o meu email da base de dados, voltaram a fazer o mesmo num espaço de duas semanas, onde eu voltei a pedir-lhes formalmente para apagar o meu email da base de dados deles.
Pois bem, voltaram a fazer o mesmo, por maldade ou incompetência, para mim as duas andam sempre de mãos dadas. Então foi aos comentários da google e deixei a minha critica e voltei a frisar para apagarem o meu email e deixarem de mandar spam, porque a partir daquele momento já começava a ser spam. O que eu aprendi com este gesto? Não só aprendi que os comentários da google podem ser manipulados como também não devo mais confiar neles. A minha resposta está oculta até ao momento, só eu consigo ver, mais ninguém, passado 30 minutos apareceram 4 comentários a darem 5 estrelas, passado mais umas horas mais 1 a dar 5 estrelas, quando o comentário anterior ao meu tinha quase 1 ano, pelo menos os que não estavam ocultos. Até formadores lá estão a darem 5 estrelas, como se fossem dar menos do que isso ao seu local de trabalho, é um espaço para formandos e ex-formandos darem a sua opinião.
A partir dai não voltaram a mandar mais spam para mim, mas nos últimos meses voltaram a fazer, hoje mais uma vez. Acho que já chega, o email é meu e é pessoal. É triste e lamentável uma instituição fazer uma cena destas, mas é o país em que vivemos.
Por isso estou a exigir que eliminem o meu email da vossa base de dados, não tenho tempo para os vossos cursos, tenho trabalho!
Não me vou ficar só por aqui, há outros locais como CNPD que se segue.
Data de ocorrência: 7 de outubro 2021
28 de outubro 2021
Esta foi a resposta que obtive por parte da entidade em questão via email:

"Bom dia caro Bruno Mesquita,
informo que não posso apagar a sua ficha de formando da Base de Dados porque já frequentou um curso no Cinel. Se o fizesse a base de dados ficaria inconsistente, no entanto o que fiz foi apagar o seu email e contacto telefónico da sua ficha de formando. Desta forma, não há qualquer hipótese de qualquer coordenador do Cinel o voltar a contactar através dos dados existentes na sua ficha de formando da nossa base de dados, só se tiver os seus dados guardados noutra fonte qualquer, extra base de dados."

Ou seja, não há garantias de que não vou receber mais emails por parte deles. A resposta de que não é possível eliminar o meu email não faz qualquer sentido. Qualquer pessoa que não deseja receber mais emails por parte de qualquer entidade pode-o fazer perfeitamente, logo que o pedido seja feito de forma adequada, já fiz isso no passado e já houve outros cursos que frequentei que também não voltaram mais a enviar.
Acho que só eles é que não querem ou não sabem como fazer. E dão eles aulas de programação.

Sendo assim, a reclamação irá permanecer.
Bruno Mesquita avaliou a marca
30 de julho 2022