CINEL - Centro Formação Electrónica

CINEL - Não pagamento do subsídio de transporte

Fábio Alexandre Campeão Infante
Fábio Infante apresentou a reclamação
18 de junho 2015

Boa tarde, estou no CINEL - Centro de Formação Profissional da Indústria Electrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação, em Lisboa, a tirar um curso de técnico de Informática e Gestão de Redes. O curso começou dia 23 de Fevereiro deste ano (2015) e estou a receber da bolsa de formação, subsidio de transporte e subsidio de alimentação. O subsidio de transporte gera-se da seguinte forma, ao efectuar o carregamento do passe tenho que entregar o talão/recibo original à secretaria para que possam pagar o respectivo valor. Isto foi o que me foi indicado e assim o fiz nos dois primeiros meses (Março e Abril)...em Maio ia para entregar o recibo à funcionária da secretaria, a Dnª Susana Ferreira mas a mesma recusou, indicando que teria que entregar o recibo ao delegado de turma para que o mesmo o entregasse a ela e que todos o fariam da mesma forma porque já era assim desde o inicio da formação...assim o fiz, não existiu qualquer folha de assinatura nem nada. O que acontece é que o rapaz entregou todos os recibos, confirmou-me isso, ele já teria entregue nos meses anteriores e sempre pagaram o passe, no entanto este mês ao ver o meu recibo de pagamento (que recebi antes da transferência bancária) em que tinha que assinar para confirmar os valores apresentados, verifiquei que não me pagaram o passe no valor de €57.90... fui tentar saber o que se passou e a funcionária Susana indicou que o recibo do meu passe não foi entregue e por isso não pagaram. Pois bem, como não sou de ficar parado nem calado e como não abdico de quase 60€ de passe estando desempregado e a ganhar só apenas 200€ de bolsa e nem mais um tostão, fui falar directamente com a directora da escola, ao qual ela me disse que pagaria se conseguisse um talão original comprovativo de que carreguei o passe. Fui à carris tentar obter esse talão, mas os mesmos indicaram-me que por ter passado mais de 5 dias, já não me podiam passar uma factura/recibo desse carregamento, no máximo podiam-me dar uma declaração assinada e carimbada a comprovar que tinha carregado o passe com aquele valor no inicio do mês. Assim o fiz e entreguei a declaração na escola, mas nem assim a directora ficou satisfeita e disse que me iriam pagar mas que precisavam a mesma do recibo original e se não o entregasse até ao final deste mês (Junho) não me pagariam o passe do mês seguinte. Dito este ultimato fui falar com o provedor de cliente da carris e tentar pedir uma 2ª via do recibo do passe, indiquei que era uma urgência...mandei dois e-mails e já lá vão quase três semanas e nada... o mês aproxima-se do fim e a ameaça de não me pagarem o passe também. Já não sei o que fazer, contudo parado não irei ficar e não abdicarei do valor do meu passe. Vou até ao fim do mundo se tiver que ir.

Data de ocorrência: 18 de junho 2015
Exmos. Senhores,

No seguimento da reclamação apresentada que nos foi dirigida por V. Exas em nome do Sr. Fábio Alexandre Campeão Infante, informamos que a situação em apreço se encontra resolvida, sendo certo que de acordo com os normativos legais em vigor, o pagamento das despesas de transporte é feito por reembolso desde que seja apresentado documento original justificativo da mesma. Tendo o formando apresentado o referido documento foi a despesa imediatamente paga.

A Diretora do Centro
Fábio Infante