CinemaCity

Rua Mário Eloy, nº 8

sec@nlc.pt

Cinema City Alegro Setúbal - Recusa em passar fatura

Utilizador apresentou a reclamação

Hoje desloquei-me ao Cinema City do Alegro de Setúbal, para adquirir dois bilhetes de cinema. Na caixa fui atendido por um funcionário de nome Filipe Sousa, ao qual indiquei o filme pretendido e o número de bilhetes desejado. Muito prontamente, o Sr. Filipe Sousa questiona-me se pretendo também pipocas ou alguma bebida ou ambas, ao que respondo que não, que somente desejo os bilhetes e a respetiva fatura, ao que de imediato o Sr. Filipe Sousa me responde que não pode passar a fatura, porque para isso eu teria que ter solicitado antes de solicitar os bilhetes. Isto é surrealista e não faz qualquer sentido, e é, acima de tudo uma ilegalidade (A partir de janeiro de 2013, qualquer que seja o setor de atividade em causa, a emissão de fatura (ou documento a que a lei atribua igual efeito) é obrigatória para todas as transmissões de bens e prestações de serviços, incluindo os pagamentos antecipados, independentemente da qualidade do adquirente dos bens ou destinatário dos serviços e ainda que estes não a solicitem - http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/faturas/faqs_cons.html). Solicitei então o livro de reclamações para que pudesse formalizar a denúncia por recusa de emissão de fatura. Também no próprio e-fatura já denunciei esta situação. Cabe-nos a nós ser consumidores mais atentos e conscientes, pois somente assim poderemos um dia viver num país melhor, num país onde meio mundo não ande a enganar outro meio mundo. Cabe-nos a nós ajudar a que a fuga ao fisco não continue a perpetuar no nosso país contribuindo isso para o agravamento da nossa qualidade de vida enquanto contribuintes. E cabe-nos a nós também estar informados sobre os direitos e deveres de uns e de outros. Em matéria de deveres eu cumpro os meus, portanto sinto-me no direito de fazer com que também os outros cumpram os deles. As empresas neste país ainda não entenderam que vivemos em democracia e num país de direito onde existem leis para cumprir. Se todos denunciarmos este tipo de práticas o mundo um dia será um lugar mais limpo e melhor.
31 Jan 2017
CinemaCity adicionou uma resposta

Caro espectador,
Todas as transações efectuadas no Cinema City dão origem à emissão de uma factura, que é entregue ao cliente no acto de compra de bilhetes e/ou qualquer outro artigo comercializado nos nossos cinemas. Pelo que pudemos apurar relativamente a esta situação, no dia 14-01-2017 pelas 13:00h o caro espectador dirigiu-se à bilheteira e adquiriu dois bilhetes de cinema, os bilhetes foram emitidos e a respectiva factura também. No que diz respeito à inserção do número de contribuinte na factura, a mesma deverá ser solicitada pelo cliente antes da conclusão da transação.
Mais informamos, visto ter registado também a sua reclamação no livro de reclamações disponível no Cinema City Setúbal, a mesma foi já entregue na entidade competente (IGAC) Inspeção Geral das Actividades Culturais,entidade responsável na emissão de um parecer sobre a mesma.

Anabela Marques
Depº Gestão Reclamações Cinema City

08 Fev 2017
adicionou uma resposta

Ex.ma Senhora Anabela Marques,
Ao contrário daquilo que afirma, não me foi passada qualquer fatura e muito menos dada sequer a possibilidade de transmitir o meu número fiscal de contribuinte para esse efeito.
Pelo contrário, quando solicitei a emissão da fatura, o funcionário disse-me taxativamente que não poderia emitir a fatura porque para que o pudesse fazer eu tería que antes de solicitar os bilhetes ter solicitado a fatura.
Eu solicitei a fatura com o meu número de identificação fiscal antes da conclusão da transação como é óbvio e tal foi-me negado, alegando que o teria que ter feito antes de solicitar os respetivos bilhetes. Eu tenho uma testemunha daquilo que afirmo. De qualquer forma, decidi não mais voltar a ir ao qualquer Cinema City. Não volto onde sou mal tratado ou desrespeitado. E o que o funcionário em questão fez foi isso mesmo, não respeitar os meus direitos enquanto cidadão cumpridor das suas obrigações e enquanto contribuinte Português que sou.
Felizmente temos alternativas. E se o Cinema City fosse a única empresa deste tipo em Portugal eu seria com toda a certeza um daqueles cidadãos que passaria a "sacar" os filmes da net e a vê-los em casa, confortavelmente sentado no sofá.

08 Fev 2017
adicionou uma resposta

Ex.ma Senhora Anabela Marques,

10 Fev 2017
CinemaCity adicionou uma resposta

Caro Espectador,
De forma a que possamos proceder internamente a uma reimpressão da factura emitida neste dia e hora no acto da compra dos seus bilhetes, necessitamos que nos informe qual o valor da sua compra, o filme e hora da sessão visionados por si .

Anabela Marques
Depº Gestão Reclamações Cinema City