Cintramédica Marca Recomendada Marca do Mês
86.0
Grupo de Saúde Cintramédica
  • A Cintramédica é um grupo privado de saúde, presente nas regiões de Sintra, Mafra e Cascais, que disponibiliza uma vasta oferta de serviços de diagnóstico clínico. Na Cintramédica é possível realizar vários exames de especialidade, consultas médicas e análises clínicas.

• 219100080
  • Edifício Cintramédica,
    Travessa da Portela
    2710-437 Sintra
  • apoiocliente@cintramedica.pt

Cintramédica - Diagnóstico errado e reavaliação de exame tardio

Angela Haase apresentou a reclamação
21 de maio 2018

Trata-se de uma situação que já ocorreu em 2016, mas considero oportuno mencionar uma vez que o meu objectico é apenas alertar os demais utentes para situações destas e para os profissionais de saúde terem um pouco mais de consideração pelos doentes e atenção ao diagnóstico e ao tempo de reavaliação de exame que sugerem ao utente ou ao médico de família.
Em setembro de 2016 a minha mãe por rotina deslocou-se ás instalações da Cintramédica para fazer uma mamografia e ecografia mamária. Dias depois recebe o resultado que diz "...nos quadrantes centrais do seio direito observamos um nódulo de baixa densidade, que ecograficamente corresponde a um nódulo sólido, hipoecogénico bem definido com 7mm, a merecer reavaliação após 8 meses a 1 ano. Não observamos formações nodulares, distorções do estroma nem microcalcificações agrupadas suspeitas de malignidade...".
Não ficamos preocupados minimamente, mas fomos mostrar o resultado à médica de família que encaminhou a minha mãe de imediato para ser a partir de então observada pelo Hospital de residência, no qual foi logo chamada e onde voltou a repetir o exame e fazer biopsia. Passados 8 meses, tempo de duração deste processo o resultado foi carcinoma mamário.
Caso tivesse aguardado em casa mais 8 meses a 1 ano pela sugestão do medico radiologista da Cintramédica, a evolução do carcinoma poderia ter sido outra.
Apenas quero alertar os doentes para terem atenção a estes diagnósticos e aos profissionais de saúde seja da Cintramédica ou de outras clínicas para terem mais atenção. A reavaliação não pode ser tão tardia, se realmente observaram um nódulo deveriam ter sugerido de imediato a biopsia para fazer um correcto diagnóstico. Espero apenas que a clínica ponha a mão na consciência e que não volte a repetir erros destes. Da nossa parte a confiança nesta clínica já não existe.

Data de ocorrência: 21 de maio 2018
23 de maio 2018
Exma. Sra. Ângela Sofia Pardal Haase

Acusamos a receção da sua reclamação e demos inicio a processo interno de averiguação das causas que motivaram a sua insatisfação, voltando assim que possível ao seu contacto.

Obrigada
4 de junho 2018
Exma. Sra. Ângela Sofia Pardal Haase

Enviamos em anexo a resposta à reclamação efectuada.

Salientamos apenas que o título atribuído à reclamação não está correcto, pois não se verificou nem um um erro no diagnóstico nem na reavaliação.

Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento que julgue necessário

Obrigada
Esta resposta tem um anexo privado
7 de junho 2018
Angela Haase avaliou a marca
7 de junho 2018

Agradeço a vossa rápida resposta e compreendo que a vossa resposta seja sempre baseada na Classificação Internacional de Imagiologia Mamária: BIRADS-Breast Imaging Reporting and Data System e "guidelines" bem definidas nas Recomendações Nacionais para o Diagnóstico e Tratamento do Cancro da mama da DGS e do Alto Comissariado da Saúde. Apenas quero alertar os doentes para terem atenção a estes diagnósticos, que mesmo não parecendo algo de gravidade pode ser ou pode tornar-se. E aos profissionais de saúde seja da Cintramédica ou de outras clínicas para terem mais atenção e poderem talvez sugerir ao doente uma biopsia e não uma reavaliação tão tardia. Não estamos a falar de uma simples constipação que na maioria das vezes se trata sem medicação, estamos a falar de uma doença que mata diariamente. A Cintramédica há-de sempre achar que tem razão e eu também vou manter-me fiel ao que escrevi. Trata-se da minha mãe que para mim não é uma pessoa qualquer. Talvez o que tenha de mudar seja a Classificação Internacional de Imagiologia Mamária: BIRADS-Breast Imaging Reporting and Data System e as "guidelines" nas Recomendações Nacionais para o Diagnóstico e Tratamento do Cancro da mama da DGS e o Alto Comissariado da Saúde. Pode ser que a partir dai a Cintramédica e outras clínicas possam dar uma recomendação diferente. Não vos quero mal é apenas um alerta para todos.