Grupo de Saúde Cintramédica
  • A Cintramédica é um grupo privado de saúde, presente nas regiões de Sintra, Mafra e Cascais, que disponibiliza uma vasta oferta de serviços de diagnóstico clínico. Na Cintramédica é possível realizar vários exames de especialidade, consultas médicas e análises clínicas.

• 219100080
  • Edifício Cintramédica,
    Travessa da Portela
    2710-437 Sintra
  • apoiocliente@cintramedica.pt

Cintramédica - Médica ridicularizou o paciente

Cátia apresentou a reclamação

Boa noite,
A mais de um ano sofro com dores de estômago, no dia 1 de Fevereiro, desloquei as instalações de CintraMédica para um consulta de gastroenterologia. Fui examinada e ouvida pela médica, que fez de seguida uma breve análise, concluindo que possivelmente seria DISPEPSIA FUNCIONAL, com a breve explicação que são provavelmente dores psicológicas, que deve ser destes tempos mais complicados sentido por nós portugueses (covid) e que para aliviar os meus sintomas, devia pensar menos no assunto e pôr a minha cabeça noutras coisas, que iria aliviar e que provavelmente desaparecer um dia. Continuando, disse que me iria passar uma endoscopia para eu conseguir esquecer este problema, que só assim iria ficar tirar isto da cabeça.
Eu sem perceber o porquê deste diagnóstico, fiz mais perguntas para perceber se outros sintomas estariam relacionados com o que foi explicado, do qual ela me responde que já me tinha passado o exame para tirarmos as teimas e que para eu ir pesquisar a internet o que ela tinha acabado de dizer, escrevendo assim num papel. Eu já exaltada disse que não tinha a intenção de ir procurar nada a internet, e que só cria que me tirassem as dores que eu sinto, do qual ela perguntou “mas quer que eu lhe passe uns comprimidos?”, do qual eu respondi que não queria, que não ia tomar comprimidos sem saber o que realmente tenho e, expliquei a situação difícil que tem sido para mim estes tempos devido as dores que sinto. Só no final de ver que eu estava transtornada, é que mudou o discurso a dizer que as dores realmente estavam lá, não eram da minha cabeça e que também sofria deste diagnóstico, e que era muito frequente em pessoas da minha idade e que eu não poderia levar como uma afronta o facto dela dizer que é psicológico.
A médica foi extremamente indelicada, ridicularizou completamente a situação e, eu não paguei a uma consulta para a médica me escrever num papel para eu ir pesquisar na internet o que me foi diagnosticado. Sai de lá a sentir-me como uma hipocondríaca, que andava a arranjar maneiras de ter uma doença no estômago e que fui a consulta para me passarem comprimidos, que assim calava-me de uma vez por todas e ia embora contente. Tendo em conta que eu estou a pagar uma consulta no sector privado, este trato nem no sector publico é visto. Para além disto tudo, estou a mais de um mês a espera de consulta, estamos numa pandemia, estou a expor a minha saúde, para no final ter este tipo de atendimento e ser ridicularizada. Nunca fui tão mal atendida na minha vida, foi vergonhoso.

01 fev 2021
Cintramédica adicionou uma resposta

Exmo/a Cátia

Gostaríamos antes de mais agradecer a sua reclamação, que mereceu a nossa melhor atenção.

Vamos analisar a situação que nos expõe com a maior brevidade possível.

Departamento de Qualidade

Cintramédica adicionou uma resposta

Exmª Srª Cátia

Enviamos em anexo a resposta à reclamação efetuada

Departamento de Qualidade
Cintramédica

Esta resposta tem um anexo privado
05 fev 2021
Cintramédica alterou o estado para Resolvida
Cátia avaliou a marca

É a primeira vez em toda a minha vida, que vejo uma clínica defender que a internet têm as explicações para os diagnósticos feitos. Conclui que depois de ir a uma consulta com a CintraMedica, a função do médico é escrever no papel o que diagnosticou, para posteriormente o utente ir pesquisar na internet, porque o tempo da consulta é limitado e como tal é mais fácil tirar as duvidas por lá (internet). Eu pensava que uma das funções do médico era tirar as dúvidas acerca da nossa saúde e confortar o paciente para a situação que esteja a passar, mas pelos vistos nesta clinica isto não acontece. Se calhar é melhor tornar o motor de busca da internet, o médico oficial cá de casa, assim também não gasto dinheiro.