Emergência Médica

Círculo D - Visar serviço transportes de ambulância

Carla Maria de Oliveira Catarino
Carla Catarino apresentou a reclamação
11 de junho 2019

quero apresentar a minha insatisfação referente ao transporte de ambulância por achar que é completamente desumano agendarem recolhas ao paciente até 4 horas antecipadas desnecessariamente, visto que são apenas 30 km de distância.
Já tentei pedir alguma sensibilidade aos funcionários da empresa mas tal não funcionou até à data então venho aqui a expor a minha indignação, porque de outra forma não haverá ouvidos, uma resposta e nem tampouco uma resolução.
Este problema deve-se ao transporte pela empresa ao IPO.
Não pretendo exclusividade nem actos de vedetismo, apenas justiça e algum respeito para quem já sofre ao passar por esta doença com quimioterapia, cirurgia e todos os efeitos colaterais que daí advém e no meu caso em particular tenho passado por todos, infelizmente.
Tendo em conta a Lei em Diário da República, 2ª série- nº 108- 4 junho de 2012, Artº 4- nº 6
b) Caso o destino se situe fora do concelho de origem dos doentes, o
intervalo entre a prestação do primeiro doente e a do último pode ser de
duas ou quatro horas, consoante o número de quilómetros a percorrer
seja, respectivamente, inferior ou superior ao número de quilómetros a
fixar por cada entidade responsável pela organização do transporte em
função das suas características geográficas, num intervalo de 100 km a
130 km.
Ora eu a 30 km de distância vamos ser coerentes, não se justifica.
E, quando telefonamos a perguntar quanto mais tempo temos de esperar, a resposta é invasiva sendo que não nos podemos ausentar do local da recolha para nos alimentar-mos.
Peço então a quem de direito, por favor, a vossa melhor atenção e colaboração para o acima exposto.

Data de ocorrência: 11 de junho 2019
17 de junho 2019
Exm.a Sr.a D. Carla Catarino vimos por este meio lamentar se ocorreu algo de menos positivo com o seu transporte. Lembra-mos que temos o nosso mail: qualidade@circulod.pt, onde são recebidas e tratadas todas as reclamações, sugestões de melhoria e agradecimentos. Todos os nossos estimados colaboradores têm formação especifica que os habilita a realizar o transporte de doentes.
A Circulo D Ambulâncias tem por base na sua formação enquanto empresa a atenção e o melhor cuidado possível antes, durante e após o transporte do cliente. Como tal estamos em constante avaliação do nosso desempenho e a apostar num processo de melhoria continua, se algum de nós manifestou algum tipo de falta de sensibilidade "pelos doentes", por favor ajude-nos a perceber quem no sentido de reforçar a nossa filosofia e missão.
Relativamente à sua segunda afirmação, talvez se trate de um equivoco, pois não ocorreu qualquer alteração na estrutura, tendo-se mantido os colaboradores nas suas respetivas funções de base.
As rotas são determinadas por quem nos solicita o serviço, como tal, muito lamentamos mas não nos compete a nós decidir sobre a mesma.
Muito lamentamos a sua opinião, que em nada nos queremos rever, como tal, somos uma equipa de cerca de cem pessoas e qualquer um de nós, tal como o bom nome da empresa, é atingido por uma critica da sua parte, o que não nos parece de todo justo, pelos motivos anteriormente apresentados. Toda a equipa se esforça diariamente por proporcionar os melhores cuidados durante o transporte, também a gestão da empresa tem com muito esforço apostado em viaturas de qualidade para proporcionar o melhor conforto possível durante as deslocações dos nossos clientes. Como tal, apresentamos formalmente o nosso pedido de desculpas pelo transtorno causado durante o transporte.
Com os mais sinceros desejos de rápidas melhoras.
A equipa Circulo D Ambulâncias
Carla Catarino
17 de junho 2019
Sendo que me foi aqui facultado um endereço electrónico para enviar a fim de serem tratadas todas as reclamações, sugestões de melhoria e agradecimento abaixo exponho:

Apresentei anteriormente a minha reclamação referente ao transporte de ambulância e á falta de sensibilidade de como os pacientes são tratados.
Reforço a reclamação/insatisfação pelo tempo de espera que temos de estar sujeitos sem nos poder-mos ausentar do local de recolha para nos alimentar-mos porque nunca sabemos quando nos veem buscar sendo que quando telefonamos a questionar, a resposta é evasiva e/ou mesmo que “temos de ter paciência e saber esperar assim que possível o colega virá”, não sabemos nunca é quando...sendo que estou a ser acompanhada pela minha mãe, senhora de 80 anos não é fácil gerir a situação tanto para mim como para ela.
Também não será certamente a melhor forma de gerir uma rota de que quem é recolhida primeiro, ser a última a ser deixada em casa. Não é assim que deve funcionar e aí uma vez mais se confirma que o bem estar do paciente não é levado em conta mas sim e unicamente uma gestão de quilómetros vs gastos de combustível (e/ou conveniência do condutor).
A minha sugestão é que alterem essa gestão que não está a ser posta em causa apenas por mim bem como por outros pacientes ao ponto de chegar ao conhecimento dos nossos médicos.
E, quero aqui parabenizar os funcionários Sr. Guilherme e Sr. Caldeira pela sua sensibilidade o primeiro por me ter acompanhado a recuperar no exterior da ambulância enquanto deixámos primeiramente um doente que entrou por último em primeiro na sua casa, a tentar ultrapassar os nervos pelo sucedido e o mau estar que tinha após ter levado uma injeção molécular e, o segundo pela força que partilha connosco doentes oncológicos...bons profissionais, obrigada.
Espero que o acima exposto ao qual peço a vossa melhor atenção e colaboração e que nos ajude a “trabalhar” em conjunto e melhor para ambas as partes e sem qualquer prejuízo.