10.4
1 Mazda 83.8
2 Volvo 74.7
Citroën10.4
Automóveis Citroën, SA

Citroën - Avaria do deposito do adblue (ureia)

Tiago Saraiva apresentou a reclamação
29 de junho 2022
sou proprietário de um Citroen C4 Cactus 1.6 BLUEHDI Shine de 11/15 (novembro 2015) com cerca de 100.000km, durante o corrente mês de junho, e em deslocação de férias, surgiu no painel do veículo o aviso de “defeito no motor” seguido do aviso de “serviço ureia”. Imediatamente parei o veículo e telefonei para a oficina Citroen do concessionário Auto-Benfica que é designado de Auto-Continente, onde adquiri a viatura, fui informado que o automóvel poderia bloquear e não mais arrancar e sugeriram-me abastecer 5l de Adblue (Ureia). Seguindo a sugestão da oficina do concessionário, parei para abastecer ureia e a luz da ureia apagou momentaneamente para mais tarde voltar a acender com o aviso de “defeito no sistema antipoluição”, estava a cerca de 600 km de casa, o veículo não bloqueou, mas fiz uma viagem num stress tremendo com uma criança de 4 meses como passageira devido ao receio de ficar parado no centro da península ibérica com mais de 40.º de temperatura.
Chegado à minha residência, marquei de imediato uma intervenção na Auto-Continente, na marca, tal como todas as revisões e intervenções a que a viatura foi sujeita, recebi no mesmo dia o feedback, avaria no depósito e bomba de Adblue, um orçamento para reparação de cerca de 1380€. A intervenção foi realizada e foi paga (1274,13€) sem me darem qualquer explicação para o sucedido, o que acabei por saber por uma terceira pessoa que é mecânico num outro concessionário Citroen localizado no norte do país, situação confirmada com uma posterior pesquisa na internet, onde se encontram inúmeras queixa sem resposta da Citroen à avaria em causa, um defeito de fábrica, ou pior, um caso de obsolescência programada, já que acontece na maioria das viaturas Citroen e Peugeot com a mesma idade/quilometragem.
Faço esta queixa sem qualquer esperança de obter qualquer compensação da Citroen, ou mesmo qualquer feedback, no entanto, serve e servirá como avaliação tanto do produto, o automóvel, como do serviço de reparação e da atenção ao cliente prestado pela Citroen.
Contudo, farei a minha avaliação conforme o feedback público que esta queixa receber, ficando satisfeito, a Citroen no futuro não irá perder um cliente, em caso contrário, posso afirmar que a minha relação com a Citroen fica marcada por esta experiência que servirá de alerta aquando da tomada de decisão de trocar de viatura.

Obrigado pela atenção.

Data de ocorrência: 29 de junho 2022
Citroën
30 de junho 2022
Caro Cliente,

A marca Citroen não colabora directamente com o Portal da Queixa, devido ao facto de ter um serviço próprio de apoio ao Cliente. Neste sentido informamos que muito em breve será contactado pelos nossos serviços com objectivo de acompanhar o assunto exposto.

Serviço de atenção ao cliente Citroen
Citroën
17 de julho 2022
Caro Cliente,

No seguimento do assunto exposto por V. Exa, e atendendo que o processo está resolvido e fechado no serviço de apoio ao Cliente da marca Citroen, solicitamos, que quando possível, encerre o expediente aberto no portal da queixa.

Serviço de atenção ao cliente Citroen
Tiago Saraiva avaliou a marca
28 de agosto 2022

Atribuíram-me dois vouchers de 200€ (400€ no total) para suprir uma reparação de 1280€, sem assumir a culpa no problema sistémico que estes carros tem no sistema antipoluição. Não me reembolsaram os 400€ porque só reembolsam se a reclamação fosse colocada antes de efetuar o pagamento no reparador autorizado, o que não me agradou, pois implicava ficar sem o carro várias semanas até ter a resposta da Citroen.