10.3

Citroën - Qualidade do material

Jorge Poço Claro
Jorge Claro apresentou a reclamação
6 de maio 2015

Fez em Abril cinco anos que comprei um Citroen C3 1.1 a gasolina com zero kms. No mês passado, enquanto circulava calmamente numa estrada nacional, o carro começou a falhar, e de repente desligou-se. Depois de uma primeira avaliação, e visto que a correia de distribuição estava no lugar, dois mecânicos foram unânimes em que a avaria provável tivesse sido o escatel da cambota que tivesse partido. Ambos acharam muito estranho, tendo em conta a idade do carro, e este apenas ter 93000km. Fiz uma reclamação à Citroen Portugal através do site, à qual não obtive qualquer resposta. Visto que precisava urgentemente da viatura, mandei-a reparar num mecânico de confiança. Qual o meu espanto, quando fui informado que a correia de distribuição estava mesmo toda moída por dentro, faltando-lhe uma quantidade considerável de dentes. Esta avaria levou ao empeno de várias válvulas. Note-se que a marca manda trocar a correia aos 150000km ou 10 anos. Informei também a marca que as últimas revisões não foram feitas na mesma, mas mesmo que fossem, esta peça ainda não teria sido substituída de qualquer forma. Até agora aguardo resposta por parte da Citroen. Fica o aviso para quem tem carros com este motor, não liguem ao que está no livro, e troquem a correia aos 90000km. O mais certo é não obter nada da marca, mas fica o alerta para a falta de qualidade, e também para a falta de consideração.

Data de ocorrência: 6 de maio 2015
Citroën
7 de maio 2015
Ex.mos Srs.

Acuso a recepção da mensagem que agradeço.

Em resposta e a fim de poder analisar a mesma, necessito que me seja facultada a matricula, nº de chassis e Reparador Autorizado Citroen em que o veículo é habitualmente assistido.

_____________________________
Sara Moreira
DF/DMPC/IBER/POR/RLC
Jorge Claro
2 de julho 2015
Matricula 79-JB-98
nº quadro: VF7SCHFV0AA574664
Conforme fui bastante claro na reclamação, as ultimas revisões não fora efectuadas em nenhuma oficina autorizada Citroen, o que não me parece que tenha influenciado na avaria em questão, visto que foi claramente devido a um defeito ou degradação precoce do material. Mas como é óbvio, a marca ira-se demarcar por isso mesmo.
Cumprimentos
Citroën
31 de julho 2015
Ex.mos Srs,

Acuso e agradeço a vossa mensagem.

O processo em causa foi enviado para o Responsável Após Venda da Sucursal de Setúbal, pelo que, os demais esclarecimentos deverão ser direccionados para a referida Sucursal.

Responsável cliente
Centro de Contacto Cliente Citroen