Clínica Corpo São - Cobrança de serviço ao domicílio de teste covid

Maria João Santos
Maria Santos apresentou a reclamação
15 de setembro 2021
Bom dia.
A minha Mãe necessitou fazer um teste PCR à Covid-19 no final de agosto, com prescrição através do SNS.
Por ser muito idosa, se encontrar num Lar e devido às suas dificuldades motoras, solicitei que o teste fosse feito nas próprias instalações do Lar o que aconteceu.
A recolha de amostra foi feita pela Clínica Corpo São Coração ao Alto, Lda., com o NIF 507805577 que cobrou imediatamente 25 € pelo serviço ao domicílio, s/ refª PCR Covid-19 - 50BB14722 - Maria XXXXXXX - Domicílio - 25.00€ (cópia da fatura em anexo).
Esta exigência de pagamento, neste caso específico de teste à covid-19, é legal?
Se não, como devo proceder para ser ressarcida do valor pago?
Obrigada
Data de ocorrência: 30 de agosto 2021
16 de setembro 2021
Ver E-mail enviado para: D. Mª João Monteiro Grilo Lema Santos (reclamante):
Bom dia estimada cliente,
Antes de mais lamentamos a situação ocorrida e informamos que a sua reclamação mereceu a nossa melhor atenção.
Em resposta à reclamação efetuada por V. Exc. no dia 15-09-2021 relativamente ao serviço efetuado à sua familiar no dia 30-08-2021, e após averiguação interna dos acontecimentos ocorridos, temos a esclarecer o seguinte:
· Conforme indicado por V. Exc. foi solicitado um domicílio nas instalações (Lux Tejo Residência Sénior) onde se encontrava a sua familiar.
· Na sequência dessa solicitação a unidade prestadora de cuidados de saúde (Lar/ Residência Sénior), e à semelhança de muitas outras ocasiões no passado, foi solicitado à nossa clínica a realização da colheita do teste SARS-CoV-2, indicando a necessidade de realização da mesma nas instalações da unidade dada as limitações da sua familiar.
· Após a receção dos dados de requisição médica, verificou-se que a credencial (em anexo) não tinha assinalado os respetivos códigos de domicílio. Na eventualidade da credencial apresentar os respectivos códigos, o domicílio seria faturado de acordo com a tabela do subsistema de saúde (ARS) a que pertence a utente, no entanto, tal como indicado e visível na credencial em anexo, a codificação não estava presente.
· Perante o observado, entramos em contacto com o responsável da unidade que solicitou o serviço, e indicamos o custo do domicílio COVID-19 PCR de 25€. Pelo que podemos apurar, a Lux Tejo Residência Sénior falou com os familiares da residente que aprovou o domicílio. A Clínica Corpo São foi dessa forma informada da aceitação do valor comunicado, e assim o serviço foi agendado e realizado nos timings e condições previstas. No momento da colheita e deslocação à instituição, comunicamos e ficou acordado que iríamos enviar à D. Mª João Monteiro Grilo Lema Santos (filha da residente) o nosso IBAN (para pagamento do serviço prestado) e envio do respetivo recibo, o qual foi feito em 30/08/2021 (correspondência em anexo).
· A Clínica Corpo São fez o Teste requerido pelo preço acordado, efetuou o serviço com ética e profissionalismo.
· A Clínica Corpo São realiza testes de deteção do vírus SARS-CoV-2 ao domicílio, no entanto, tem um custo de domicílio COVID-19 tabelado desde o início da situação pandémica. Para a segurança de todos, os nossos técnicos estão devidamente equipados e protegidos na visita ao domicílio, neste caso à unidade de saúde/instituição.
Em suma, e tendo como base a investigação realizada, consideramos não ter existido nenhuma falha dos nossos processos, particularmente fora da legalidade e da transparência com que nos posicionamos.
Estamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional.
Com os nossos melhores cumprimentos,
CLÍNICA CORPO SÃO
Maria João Santos