Clínica da Mente Marca do Mês
Clinica Da Mente Master Portugal, Unipessoal Lda

Clínica da Mente - Falta de evidência científica

Ricardo Ferreira apresentou a reclamação
17 de julho 2022
Consultei a Clínica da Mente, onde tive 9 consultas de 14 que me foram propostas. O facto de usarem um método não validado cientificamente é suficiente para explicar a minha crítica. As consultas tinham uma suposta duração de 1h30min e pelo valor pago pelas
(2800 euros no total, 200 euros cada) seria de esperar que esse tempo fosse cumprido com o máximo rigor, o que não aconteceu, tirando uma única vez que de facto até passou esse tempo, de resto sempre menos que 1h30min. Segundo a OPP (ordem dos psicólogos portugueses) as ciências psicológicas não reconhecem o duvidoso método HBM como uma ciência psicológica (https://recursos.ordemdospsicologos.pt/files/artigos/parecer_sobre_psicoterapia_hbm__cl__nica_da_mente_.pdf). Método este que foi criado/desenvolvido pelo dono da clínica, que nem formação em psicologia e muito menos em psiquiatria apresenta ter, no entanto ao consultar-mos o site desta clinica, esta mesma pessoa diz ser “Psicoterapeuta”. A equipa da clínica da mente diz ser composta por psicoterapeutas, no entanto e mais uma vez, segunda a OPP (https://recursos.ordemdospsicologos.pt/files/artigos/parecer_sobre_a_cria____o_da_profiss__o_de_psicoterapeuta-2.pdf) “A Psicoterapia não é uma profissão, mas uma especialização adquirida por alguns profissionais da área da Saúde, nomeadamente Psicólogos. As competências específicas em Psicoterapia são adquiridas através de diferentes tipos de programas formativos, após uma formação base na área da saúde.” Volto novamente atrás, só para reforçar que o dono desta clínica diz ser “Psicoterapeuta” quando não tem uma formação base na área da saúde.
A única forma que fazerem com que eu altere esta queixa para "Resolvida" é comprovarem que a Psicoterapia HBM é válida cientificamente. Terapia esta que é baseada em Hipnose e Programação Neurolinguistica (PNL), que segundo a clinica são validadas cientificamente, contudo e principalmente sobre a PNL existem grande dúvidas sobre a sua validade cientifica como se pode perceber ao ler um parecer sobre esta técnica publicada também pela OPP.
Data de ocorrência: 17 de julho 2022
18 de julho 2022
Bom dia, Ricardo.

Espero que se encontre bem.

Todos os profissionais da Clínica da Mente são psicoterapeutas e, à exceção do CEO, todas as psicoterapeutas são psicólogas e estão inscritas na Ordem dos Psicólogos Portugueses. Importa referir desde já que a Ordem dos Psicólogos Portugueses não regula a Psicoterapia em Portugal. A Psicoterapia é, na realidade, uma atividade e não uma especialização, como o próprio bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugal indicou, de forma inequívoca, em audição parlamentar e que poderá ver aqui, especificamente aos 27 minutos e 36 segundos: https://www.canal.parlamento.pt/?cid=1666&title=audicao-da-ordem-dos-psicologos

O parecer da Ordem dos Psicólogos Portugueses já existe há alguns anos, até mesmo quando o Ricardo fez a primeira consulta. Acredito que já tivesse essa informação antes de iniciar o seu tratamento. Contudo, é apenas isso, um parecer, que de forma alguma invalida os excelentes resultados terapêuticos que temos obtido, que estão, aliás, documentados exaustivamente (poderá aceder a toda esta informação aqui: https://www.clinicadamente.com/investigacao-hbm/).

Em momento algum, na sua queixa, o Ricardo referiu o sucesso ou insucesso terapêutico. É para isso que trabalhamos todos os dias, todo o nosso tempo e todos os nossos esforços são usados a ajudar os nossos pacientes a ultrapassar as suas dificuldades. Isto será sempre mais importante do que a obtenção de pareces.

O mais importante será, já na próxima consulta, falar de todas estas questões com a sua terapeuta, para que possa continuar o caminho da sua recuperação de forma mais tranquila e esclarecida. Para agilizar, entraremos em contacto consigo assim que possível para auscultar as suas questões de forma extensiva.

Na esperança de termos esclarecido as suas questões, mantemo-nos ao seu dispor.
18 de julho 2022
Primeiro gostaria de referir que enviei um email para "geral@clinicadamente.com", mas não percebo o porquê de ainda não me teres dado uma resposta relativamente ao que escrevi nesse email, talvez por ser um email privado onde mais ninguém tem acesso a não ser eu e a clínica da mente, fico na mesma esperançoso de obter uma resposta às minhas questões e quando o fizerem direi aqui que obtive resposta.

É óbvio que as psicólogas que aí trabalham estão inscritas na Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), caso contrário não podiam exercer a profissão de Psicóloga. É verdade que a OPP não regula a psicoterapia em Portugal, no entanto, emitiu um parecer em Março de 2018, onde diz, passo a citar "Por todos estes motivos, tendo em conta o melhor interesse dos cidadãos, e no sentido de garantir a uma prática de excelência da Psicoterapia em Portugal e o cumprimento de todos os requisitos formativos e deontológicos que ela exige, a OPP não é favorável à consideração da Psicoterapia enquanto Profissão." (https://recursos.ordemdospsicologos.pt/files/artigos/parecer_sobre_a_cria____o_da_profiss__o_de_psicoterapeuta-2.pdf). Ora o dono deste conjunto de clínicas espalhadas pelo país, diz ser psicoterapeuta mas não tem sequer uma formação base na área da saúde, e a OPP diz que "A Psicoterapia não é uma profissão, mas uma especialização adquirida por alguns profissionais
da área da Saúde, nomeadamente Psicólogos. As competências específicas em Psicoterapia são adquiridas através de diferentes tipos de programas formativos, após uma formação base na área da saúde", uma citação retirada desse mesmo parecer sobre a "Criação da Profissão de Psicoterapeuta". Este parecer a qual aqui refiro foi emitido em Março de 2018, logo uma posição tomada depois dessas declarações nessa audiência parlamentar a 14 de fevereiro de 2017.

É verdade o parecer da OPP sobre o método "HBM" existe desde 2018, contudo não pode dizer que acredita que eu, Ricardo Ferreira, tivesse conhecimento sobre o mesmo pois na minha reclamação digo e passo a citar "Sou apenas um paciente que procurou ajuda num momento muito difícil e sem pensar muito bem e por falta de informação, fui parar a esta clínica, porque se tivesse conhecimento sobre o que aqui transcrevi não teria de forma alguma consultado a mesma. Pretendo alertar para que quem necessite de ajuda, a procure de forma mais informada possível." Infelizmente não tive conhecimento deste parecer da OPP, nem da própria reportagem realizada pela TVI, que ao entrevistar o dono destas clínicas, fazem-lhe questões bastantes simples, e essa mesma pessoa não deu resposta a algumas questões porque aparentemente não se lembrava, refiro-me aqui a testemunho de crianças sobre esta clínica, qualquer pessoa tem acesso a isto que estou a dizer basta uma simples pesquisa no Google para encontrar a reportagem no site da TVI. Curiosamente depois da entrevista tudo que estava a associado sobre a clínica da mente e TVI, refiro-me a participações da clínica da mente em programas televisivos neste canal, foi tudo removido do site da clínica, o que é bastante curioso, não acham ?
Não é apenas um parecer, é um parecer emitido por uma entidade credível, OPP, que emitem este tipo de documentos quando vêm que é necessário, como é aqui o caso. Os trabalhos realizados sobre o método "HBM" são todos realizados por pessoas que trabalham nesta clínica, logo à partida os resultados obtidos, sem surpresa alguma, iam ser extremamente positivos, pois é o método que vocês utilizam para supostamente tratar os pacientes. Método esse que a OPP diz de forma muito clara sobre no parecer sobre a Psicoterapia "HBM", " Por último, reforça-se que as ciências Psicológicas não reconhecem, utilizam ou recorrem à “Psicoterapia HBM”. No seu trabalho e nos diversos contextos da sua actuação, os Psicólogos utilizam apenas abordagens, procedimentos e técnicas baseadas na investigação e evidência científica, sublinhe-se, utilizam apenas abordagens psicoterapêuticas baseadas em sólidas evidências científicas. A prática da Psicologia e a prestação de serviços psicológicos que não cumpram estes princípios ou que sejam prestados por profissionais não qualificados colocam uma ameaça à saúde pública, assim como ao bem-estar da população." (https://recursos.ordemdospsicologos.pt/files/artigos/parecer_sobre_psicoterapia_hbm__cl__nica_da_mente_.pdf)

Relativamente ao sucesso ou insucesso terapêutico, de facto não me refiro aqui, mas se virem o email que enviei para a clínica, podem ler que, passo a citar "Boa noite, tive até agora 9 consultas nesta clínica e até agora não vejo resultados, absolutamente nenhuns e nem esperava os ter ao fim de 9 consultas, contudo por me terem feito um pack de 14 consultas e o meu estado não melhorar decidi fazer uma pequena pesquisa e encontrei uma parecer da OPP (Ordem dos Psicólogos Portugueses). " Reforço, fico à espera de obter uma resposta a esse email, no qual coloco algumas questões que acho ter o direito ser esclarecido, pois fui paciente da clínica e a minha mãe pagou 2800 euros + 100 euros da consulta de avaliação. Escusam de dizer que não fiz o tratamento até ao fim, o que é verdade, mas casos como eu que sofrem principalmente de depressão e ansiedade à 10 anos, não é em 5 consultas que iriam certamente resolver o problema, consultas essas que iriam começar a ser muito mais espaçadas logo a seguir à décima consulta.
Certamente que o bem estar mental das pessoas é mais importante do que qualquer parecer, mas estes existem por alguma razão e a razão aqui é simples e é apresentada pela OPP, o método "HBM" não é reconhecido pelas ciências psicológicas.

Já fui contactado por vocês e a chamada foi logo reencaminhada para falar com Psicóloga que aí me acompanhou a Doutora Maria Pedro Sobral, que disse durante esta mesma chamada não ter tempo para explicar a validação científica deste método HBM, um pouco estranho, no mínimo. Foi uma chamada de 21 minutos e esta doutora não me soube responder a nenhuma questão que eu referi. Próxima consulta ? Se me garantirem que utilizaram um método psicoterapêutico devidamente validado cientificamente, terei todo gosto em deslocar-me à clínica para ter as consultas, de outra forma não será possível.

Quero também demonstrar a minha tristeza profunda que pessoas como a doutora Maria Pedro Sobral e a psicóloga Isabel Gomes, foram as pessoas que me estiveram comigo aí na clínica, sejam pessoas com formação superior, e a primeira pessoa que aqui referi, tem até, segundo o seu Linkedin, doutoramento concluído, que depois de anos de estudo escolham seguir um caminho/método que não tem, mais uma vez, validade científica.

Sendo assim, mantenho o que disse, se conseguirem provar a validade científica deste método psicoterapêutico, darei a minha reclamação por "Resolvida", até isso acontecer a reclamação estará aberta e reabrirei a mesma, as vezes que forem precisas. Pois sinto-me lesado psicologicamente e financeiramente.

26 de agosto 2022
Boa tarde, Ricardo.

Confirmamos que já tivemos oportunidade de falar consigo e com a sua mãe e envidar todos os esforços para minimizar o seu desconforto.

Mais uma vez, lamentamos imenso que as suas expectativas não tenham sido cumpridas.

Mantemo-nos ao seu dispor.
Ricardo Ferreira avaliou a marca
23 de setembro 2022

Clínica de Saúde Mental, que usa método sem evidência científica.