Clínica Santa Madalena Marca Recomendada
83.8
Clinica Medica e Dentaria de Santa Madalena, Lda
  • A Clínica Santa Madalena é um grupo de clínicas dentárias com mais de 25 anos de atividade. O grupo é constituído por 19 clínicas de grande dimensão espalhadas por Portugal com mais de 180 gabinetes dentários. Conta ainda com uma equipa com mais de 400 Médicos Dentistas e Higienistas Orais, organizados em equipas multidisciplinares, com todas as áreas da Medicina Dentária e uma vasta gama de seguros e acordos

• Rua Conde de Redondo, Nº 1
  • reclamacoes@santamadalena.pt

Clínica de Santa Madalena - Montante solicitado extra consulta devido ao Covid 19

Marta Zambujinho
Marta Zambujinho apresentou a reclamação
13 de maio 2020
Recebi contacto da clínica santa Madalena para remarcaçao de consulta cancelada por causa do covid 19.
Fui informada que para além do valor da consulta tinha de pagar mais 10€ para despesas de material de proteção.
Eu estava em tratamentos com orçamento feito pela clínica.
Não concordo pelo facto de que os dentistas já tinham que usar antes da covid 19 material de proteção.
Obrigado
Data de ocorrência: 13 de maio 2020
14 de maio 2020
Exma. Senhora D. Marta Zambujinho,

Boa tarde

Acusamos a recepção da sua reclamação, que mereceu a nossa melhor atenção e que desde já agradecemos, na medida em que nos permite melhorar a qualidade dos servimos que prestamos.

Informamos que a mesma se encontra em análise e que voltaremos ao seu contacto tão breve quanto possível.

Sem outro assunto de momento, apresento os nossos melhores cumprimentos,

22 de maio 2020
Exma. Senhora D. Marta Zambujinho,

Agradecemos a apresentação da sua reclamação que mereceu a nossa melhor atenção e que é para nós muito importante na medida em que permite melhorar continuamente a qualidade dos serviços que prestamos.
Face à situação da COVID-19 ter sido declarada como Pandemia a 11 de Março de 2020 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), as clínicas dentárias têm vindo a implementar medidas para sua proteção e segurança de forma a diminuir o risco de propagação do vírus de acordo com as orientações da Direção Geral de Saúde (DGS).

O exercício da medicina dentária exige uma grande proximidade com o Paciente, expondo-o a gotículas respiratórias e aerossóis que podem ser criados durante os procedimentos clínicos, podendo expor o gabinete de consulta à transmissão do vírus. Por isso, para sua proteção e segurança e de acordo com as normas da Direção Geral de Saúde (DGS), foram reforçados os equipamentos (alguns dos quais não eram sequer usados em bloco operatório antes desta crise) e procedimentos de segurança de forma a minimizar a transmissão deste vírus, nomeadamente do uso de equipamentos de proteção individual (EPI), cujos custos não se encontravam refletidos numa consulta de medicina dentária pré-pandemia.

Devido à elevada procura e escassez da oferta destes novos EPIs, as cadeias de fornecimento deixaram de funcionar normalmente e os valores dos EPIs aumentaram exponencialmente, sendo que neste momento, existem tratamentos que passaram a ter um valor inferior ao custo total dos EPIs utilizados na consulta.

Compreendendo a situação delicada em que muitos Pacientes se encontravam, a Clínica Santa Madalena não adoptou de imediato a cobrança do EPI, tendo atravessado a fase de suspensão de actividade, onde se garantia apenas o atendimento de urgências, sem cobrar qualquer valor adicional aos Pacientes, suportando o sobrevalor dos EPIs. Contudo, sendo que também não ficámos imunes a esta situação, não é economicamente sustentável suportar os custos de EPIs, pelo que iniciámos a cobrança deste valor após o levantamento da suspensão da actividade.

A Clínica Santa Madalena cumpre escrupulosamente todas as normas da Direção Geral de Saúde (DGS) e da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) respeitando neste caso o alerta de supervisão nº 03/2020: a informação do custo acrescido dos EPIs é fornecida telefonicamente aquando do contacto do Paciente e é reforçada aquando da chegada do mesmo, à clínica.
Gostaríamos de referir que as seguradoras e outras entidades, sensíveis ao problema, estão progressivamente a decidir comparticipar (por vezes na totalidade) o valor de EPIs cobrados no contexto da consulta de medicina dentária. Dizer sobre este ponto, que as seguradoras estão ainda a definir o processo operacional e a integrar esta medida nos seus sistemas de informação. Por essa razão sugerimos o contacto com a sua seguradora ou entidade.

Não obstante, sendo que compreendemos totalmente os motivos da sua insatisfação, lamentamos que não se sinta devidamente atendida, apesar de garantirmos que, desde o início da pandemia, todos os esforços foram e continuarão a ser realizados no sentido de acompanhar e auxiliar os nossos Pacientes em todos os momentos.
Por este motivo, mantivemos as nossas clínicas a funcionar para atendimento de situações de urgência, garantindo todas as medidas de protecção necessárias à situação atual.

Acreditamos, no entanto, que a necessidade de cobrança do Equipamento de Proteção Individual (EPIs) é excecional e transitória tal como a situação atual em que vivemos.

Na esperança de continuar a merecer a sua confiança nos nossos serviços, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.