Clínica Santa Madalena Marca Recomendada
84.8
Clinica Medica e Dentaria de Santa Madalena, Lda
  • A Clínica Santa Madalena é um grupo de clínicas dentárias com mais de 25 anos de atividade. O grupo é constituído por 19 clínicas de grande dimensão espalhadas por Portugal com mais de 180 gabinetes dentários. Conta ainda com uma equipa com mais de 400 Médicos Dentistas e Higienistas Orais, organizados em equipas multidisciplinares, com todas as áreas da Medicina Dentária e uma vasta gama de seguros e acordos

• Rua Conde de Redondo, Nº 1
  • reclamacoes@santamadalena.pt

Clínica de Santa Madalena - Pagamento de protecção individual

Cátia Dias
Cátia Dias apresentou a reclamação
14 de maio 2020
No dia 14 de Maio de 2020, desloquei-me à Clínica de Santa Madalena no Montijo, a fim de fazer o meu tratamento dentário (aparelho dentário) que deveria ser feito todos os meses e, que devido à situação de pandemia, tive duas connsultas desmarcadas, sendo só hoje possível esse mesmo atendimento.
Confesso que aceitei esta consulta no dia de hoje porque há dois meses que não tinha consulta de revisão do aparelho, sendo fundamental tais consultas de revisão.
O meu desagrado vem por ter que fazer um pagamento de 10€ por Equipamento de Proteção Individual, que questionada à funcionária da entrada, apenas informou que eram normas da DGS.
Até aqui tudo bem, pensei eu, vamos ter de utilizar bata e botas descartaveis e provavelmente darão uma máscara para não andarmos com a nossa! E eu coloquei a minha mascára e mediram a febre à entrada e fui indicada para utilizar alcool gel, que tal aparelho também não é automático, temos de carregar, ou seja, tocar com as nossas mãos onde toca a gente toca.
Tal não aconteceu, pois a consulta decorreu normalmente como tantas outras consultas, a única diferença foi a médica estar devidamente protegida (e bem) e os equipamentos da clínica também ( e bem), responsabilidade essa da clínica e não do paciente, e eu ter entrado no consultório apenas de máscara! E sabe-se lá que Equipamentos de Proteção Indicidual é que eu fui obrigada a pagar 10€!
Preço esse um autêntico roubo aos pacientes por parte desta clínica!
Talvez este dinheiro cobrado deva ser revisto, pois 10€ é demasiado por uma gota de liquido para desinfetar a boca, que nem dá para bochechar na totalidade, por medição de temperatura e por 1 bocadinho de alcool gél!
Enquanto tal acto for praticado não vou poder ir todos os meses ao dentista, somente apenas quando me for possivel financeiramente, pois 10€ a mais é bastante pesado, estando a clínica a prejudicar a minha saúde dentária, pois já iria retirar o aparelho em breve e agora sabe-se lá quando é que vai ser retirado!
É de lamentar quererem ganhar dinheiro à força com coisas deste género!
Data de ocorrência: 14 de maio 2020
14 de maio 2020
Exma. Senhora D. Cátia Dias,

Boa tarde

Acusamos a recepção da sua reclamação, que mereceu a nossa melhor atenção e que desde já agradecemos, na medida em que nos permite melhorar a qualidade dos servimos que prestamos.

Informamos que a mesma se encontra em análise e que voltaremos ao seu contacto tão breve quanto possível.

Sem outro assunto de momento, apresento os nossos melhores cumprimentos,

20 de maio 2020
Exma. Senhora D. Cátia Dias,

Agradecemos a apresentação da sua reclamação que mereceu a nossa melhor atenção e que é para nós muito importante na medida em que permite melhorar continuamente a qualidade dos serviços que prestamos.

Face à situação da COVID-19 ter sido declarada como Pandemia a 11 de Março de 2020 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), as clínicas dentárias têm vindo a implementar medidas para sua proteção e segurança de forma a diminuir o risco de propagação do vírus de acordo com as orientações da Direção Geral de Saúde (DGS).

O exercício da medicina dentária exige uma grande proximidade com o Paciente, expondo-o a gotículas respiratórias e aerossóis que podem ser criados durante os procedimentos clínicos, podendo expor o gabinete de consulta à transmissão do vírus. Por isso, para sua proteção e segurança e de acordo com as normas da Direção Geral de Saúde (DGS), foram reforçados os equipamentos e procedimentos de segurança de forma a minimizar a transmissão deste vírus, nomeadamente do uso de equipamentos de proteção individual (EPI), cujos custos não se encontravam refletidos numa consulta de medicina dentária pré-pandemia.

Para além disso, o aumento da procura e escassez da oferta em EPIs traduziu-se num aumento exponencial de valores na aquisição destes bens necessários para garantir a sua proteção e segurança.

Compreendendo a situação delicada em que muitos Pacientes se encontravam, a Clínica Santa Madalena não adoptou de imediato a cobrança do EPI, tendo atravessado a fase de suspensão de actividade, onde se garantia apenas o atendimento de urgências, sem cobrar qualquer valor adicional aos

Pacientes, suportando o sobrevalor dos EPIs. Contudo, sendo que também não ficámos imunes a esta situação, não é economicamente sustentável suportar os custos de EPIs, pelo que iniciámos a cobrança deste valor após o levantamento da suspensão da actividade.

A Clínica Santa Madalena cumpre escrupulosamente todas as normas da Direção Geral de Saúde (DGS) e da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) respeitando neste caso o alerta de supervisão nº 03/2020: a informação do custo acrescido dos EPIs é fornecida telefonicamente aquando do contacto e reforçada aquando da chegada do Paciente, à clínica.

Face ao exposto, a cobrança do valor de EPIs é lícito, tendo sido cumpridas integralmente as condições definidas pelo Regulador, nomeadamente o dever de informação.

Gostaríamos de referir que as seguradoras e outras entidades, sensíveis ao problema, estão progressivamente a decidir comparticipar (por vezes na totalidade) o valor de EPIs cobrados no contexto da consulta de medicina dentária. Dizer sobre este ponto, que as seguradoras estão ainda a definir o processo operacional e a integrar esta medida nos seus sistemas de informação. Por essa razão sugerimos o contacto com a sua seguradora ou entidade.

Não obstante, sendo que compreendemos totalmente os motivos da sua insatisfação, lamentamos que não se sinta devidamente atendida, apesar de garantirmos que, desde o início da pandemia, todos os esforços foram e continuarão a ser feitos no sentido de acompanhar e auxiliar os nossos Pacientes em todos os momentos.

Por este motivo, mantivemos as nossas clínicas a funcionar para atendimento de situações de urgência, garantindo todas as medidas de protecção necessárias à situação atual.

Acreditamos ainda, que a necessidade de cobrança do Equipamento de Proteção Individual (EPIs) é excecional e transitória, tal como a situação atual em que vivemos.

Na esperança de continuar a merecer a sua confiança nos nossos serviços, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Cátia Dias
1 de junho 2020
Eu até compreendo que todos devemos estar protegidos, mas o que aqui sucede é, efetivamente onde está escrito na lei que o utente tem de pagar o EPI?!
Enquanto utente não tenho de pagar algo que a entidade patronal tem de ar ao seu trabalhador para se encontrar protegido.
Além do mais já contactei telefonicamente com outros dentistas e um deles referiu que cobre 1€ pelo EPI, ora de 1 a 10 vai 9€ de diferença.
O que vocês querem é ganhar o que não ganharam enquanto, decidiram encerrar!
A minha entidade patronal também me dá material de protecção e no entanto não é cobrado aos utentes!
Com esta atitude perdem mais do que ganham e vamos lá ver se não nos vamos chatear por causa da minha saúde dentária, porque com esta brincadeira só estão a atrasar s meus tratamentos dentários.