Clínica Santa Madalena Marca Recomendada
84.8
Clinica Medica e Dentaria de Santa Madalena, Lda
  • A Clínica Santa Madalena é um grupo de clínicas dentárias com mais de 25 anos de atividade. O grupo é constituído por 19 clínicas de grande dimensão espalhadas por Portugal com mais de 180 gabinetes dentários. Conta ainda com uma equipa com mais de 400 Médicos Dentistas e Higienistas Orais, organizados em equipas multidisciplinares, com todas as áreas da Medicina Dentária e uma vasta gama de seguros e acordos

• Rua Conde de Redondo, Nº 1
  • reclamacoes@santamadalena.pt

Clínica de Santa Madalena - Valor cobrado por utilização de epi

Celestino Figueiredo apresentou a reclamação
10 de maio 2020
No dia 09/05/2020 ao final da tarde, desloquei-me a Clínica Dentária Santa Madalena do Alegro do Montijo para efetuar uma marcação pois, após várias tentativas de contacto telefónico não tive sucesso. Ao chegar a Clínica fui informado que durante a tarde desse dia estiveram sem sistema informático e sem telefone. Recolheram os meus dados e passado mais ou menos 1 hora entraram em contato e ficou agendado a consulta para o dia seguinte ao meio dia. Entretanto durante a marcação, foi informado que para além do valor da consulta teria de pagar um valor de 10€, pois tendo em conta a crise pandémica que o país atravessa, esse valor seria cobrado pela " Utilização de EPI ( equipamento protecção individual ) em contexto de Pandemia ". Ok, aceitei na esperança que alguém antes da consulta me explicaria a razão da cobrança de tal taxa, o que não aconteceu.
A hora marcada fui atendido, seguindo os procedimentos ( uso de máscara e desinfecção das mãos ), indicaram o gabinete para onde me dirigi para efectuar a consulta. Após breve conversa com a médica ( foi muito atenciosa ) colocaram-me uma espécie de "bibe" pendurado ao pescoço, pediram-me para sentar na cadeira e quando iam iniciar o tratamento repararam que a máquina que alimenta o aspirador não estava funcionar. Tentaram resolver mas sem sucesso e, tivemos de mudar de sala. Uma situação destas numa clínica com elevada reputação como a Santa Madalena não deve acontecer. Fiquei com a percepção depois de ouvir uma conversa entre a médica e a assistente, que com o cenário em que vivemos as pessoas estão nervosas e acabam por revelar muito desconforto e falta de preparação para gerir as situações.
O tratamento foi feito até ao fim ( correu bem, graças a Deus ) mas EPI nem vê-los. Tirando o "bibe" ( que se utiliza nas circunstâncias normais ) não utilizaram mais nada como acessório de protecção durante a intervenção.
Gostaria de obter os seguintes esclarecimentos:
1. O valor cobrado ( 10€ ) pela " Utilização de EPI em contexto de Pandemia " é referente a utilização de EPI da minha parte, os quais não me foram fornecidos ou o cliente tem de pagar esta taxa para que os vossos colaboradores ( médicos, assistentes e afins ) possam ter os EPI´s necessários e que são obrigatórios utilizar dado o contexto de pandemia em que encontramos?
2. A ser para uso dos vossos colaboradores, não deveria ser a clínica a custear estes EPI´s em vez dos clientes?

Faço esta reclamação por achar abusivo e lamentável a postura da clínica e sinto que, nas condições que descrevi, a clínica Santa Madalena está a aproveitar duma situação terrível em que estamos todos a viver.
Data de ocorrência: 10 de maio 2020
11 de maio 2020
Exmo. Sr. Celestino Figueiredo,
Agradecemos a apresentação da sua reclamação que mereceu a nossa melhor atenção e que é para nós muito importante na medida em que permite melhorar continuamente a qualidade dos serviços que prestamos.

Face à situação da COVID-19 ter sido declarada como Pandemia a 11 de Março de 2020 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), as clínicas dentárias têm vindo a implementar medidas para sua proteção e segurança de forma a diminuir o risco de propagação do vírus de acordo com as orientações da Direção Geral de Saúde (DGS).

O exercício da medicina dentária exige uma grande proximidade com o Paciente, expondo-o a gotículas respiratórias e aerossóis que podem ser criados durante os procedimentos clínicos, podendo expor o gabinete de consulta à transmissão do vírus. Por isso, para sua proteção e segurança e de acordo com as normas da Direção Geral de Saúde (DGS), foram reforçados os equipamentos e procedimentos de segurança de forma a minimizar a transmissão deste vírus, nomeadamente do uso de equipamentos de proteção individual (EPI), cujos custos não se encontravam refletidos numa consulta de medicina dentária pré-pandemia.

A Clínica Santa Madalena cumpre escrupulosamente todas as normas da Direção Geral de Saúde (DGS) e da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) respeitando neste caso o alerta de supervisão nº 03/2020: a informação do custo acrescido dos EPIs, tendo esta sido fornecida telefonicamente aquando do contacto telefónico e foi reforçada aquando a sua chegada à clínica.

Para além disso, o aumento da procura e escassez da oferta em EPIs traduziu-se num aumento exponencial de valores na aquisição destes bens necessários para garantir a sua proteção e segurança.

Acreditamos que a necessidade de cobrança do Equipamento de Proteção Individual (EPIs) é excecional e transitória tal como a situação atual em que vivemos.
Na esperança de continuar a merecer a sua confiança nos nossos serviços, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Atentamente,
5 de junho 2020
Bom dia.
Estou de acordo que estamos a viver tempos excepcionais que exigem medidas excepcionais. Não concordo é que tem de ser os consumidores a custear os equipamentos excepcionais ( EPI´s) para que se garanta o cumprimento mesmas medidas pelos colaboradores da Clínica Santa Madalena. Este custo sendo inerente ao exercício das vossas funções, deve ser suportado pela clínica.
Fico a aguardar uma resposta mais de acordo como o prestígio e a dimensão da vossa instituição.
Bem haja.
11 de janeiro 2021
Não concordo com a resposta da marca.
Celestino Figueiredo avaliou a marca
5 de abril 2021