Clínicas Médicas
2 miMed 73.1
Clínica Saúde Atlântica38.9
Cronosaúde - Gestão Hospitalar, S.A.
  • 220100100
  • Estádio do Dragão, Entrada Nascente, Piso -3
    4350-415 Porto
  • clientes@saudeatlantica.pt

Clínica Saúde Atlântica - A discricionariedade da classe médica e a cumplicidade da clínica

Pedro Miguel dos Santos Nunes
Pedro Nunes apresentou a reclamação
18 de agosto 2021
No dia 20 de Agosto tinha uma consulta marcada com a doutora especialista em fisiatria Margarida Cantista mas hoje, dia 18 de Agosto, a 48h da consulta fui informado que a doutora deixou de estar disponível às sextas-feiras e que eu teria de reagendar a mesma.
Tenho um problema na cervical e vou de férias no dia 23 a dia 4, era importante para poder descansar ter uma opinião médica antes das mesmas. Apenas consegui consulta no dia 7 de Agosto com outra médica fisiatra - Úrsula Martins.
Já tinha sido visto pelo doutor Nuno Loureiro e preferia continuar a ser visto, mas este especialista deixou de ter acordo com o seguro de saúde e daí ter de trocar de médico.
Vou já na terceira tentativa de marcar uma consulta e só espero que a doutora Úrsula Martins não decida a 48h que já não pode estar presente às segundas-feiras ou tenha decidido que o acordo com o seguro já não lhe é favorável.
Acho inaceitável que os compromissos sejam quebrados a tão pouco tempo, se um médico decide alterar as suas condições de trabalho ( em relação aos acordos com seguradoras ou disponibilidade) deve ser obrigado pela ética e deontologia a honrar pelo menos as marcações que já existem e informar os utentes antes de mudarem as condições.
Para além desta discricionária forma de estar que apenas prejudica os utentes, acho também muito grave que a clínica compactue com esta situação e comunique com naturalidade aos seus utentes, de tal forma que parece normal que aconteça agora e no futuro estas mudanças sem explicação alguma ( digo isto porque foi-me comunicado apenas que a doutora Margarida Cantista deixou de dar consultas às sextas-feiras e ponto, agora tenho de reagendar ).
Quero também complementar a minha queixa com o consistente atraso no horário das consulta, como a explicação é sempre que as consultas anteriores demoraram mais tempo que o previsto, tenho com a minha família feito um esforço para marcar à primeira hora da tarde, para assim eliminar o risco de atraso.
Infelizmente mantêm-se os atrasos constantes que vão de 15m a 1h30m.
Creio que é algo também inaceitável e que dificulta a relação médico-paciente-instituição e que não deveria de ser tolerada pela Clínica Saúde Atlântica.
Data de ocorrência: 18 de agosto 2021
3 de dezembro 2021
Exmo. Senhor
Pedro Nunes

Vimos por este meio dar resposta à reclamação apresentada.
Em nome da Clínica do Dragão, assim como da Dra. Margarida Cantista pedimos desde já imensa desculpa pelo transtorno que lhe foi causado. Lamentamos qualquer incomodo causado por esta desmarcação, mas tal ficou a dever-se a uma situação particular da médica em causa, por esse motivo tivemos que proceder a remarcação da consulta.
Esperamos que esta situação em nada influencie a sua vinda às nossas instalações, uma vez que teremos muito gosto em poder voltar a contar com a sua presença na Clínica do Dragão.
Aproveitamos para reiterar um pedido de desculpas pelo sucedido.

A Direcção