Clínica Veterinária de Celeirós

Clínica Veterinária de Celeirós - Má esterilização gata

Maria Francisca Pereira
Maria Pereira apresentou a reclamação
7 de novembro 2022
Em primeiro lugar queria mencionar que de facto os veterinários e as meninas que lá trabalham são muito simpáticas e muito amorosas mas isso não chega para tratar a saúde de um animal. Sempre gostei de lá ir até ao ponto em que tive de esterilizar a minha gata, ou seja, proceder a uma cirurgia. Antes da mesma, tive uma conversa com o veterinário, que foi muito atencioso e explicou me todo o processo cirúrgico. Contudo, no dia da cirurgia pedi e telefonei para lá para por favor me ligarem assim que a cirurgia terminasse a fim de eu saber se tudo tinha corrido bem. A cirurgia foi a primeira da manhã, pois bem eram 16 da tarde e ninguém me tinha dito nada. Liguei para lá a perguntar se tinha corrido bem ao qual me respondem "nós só ligamos quando é para vir buscar" e eu disse que tinha pedido que me ligassem a dar novidades (trata-se de um ser vivo de quem eu me afeiçoei muito, não de um boneco, para não falar de que não deixamos lá 20€, portanto o acompanhamento deveria ser bem feito.
Quando a fui buscar, o veterinário disse-me que ela ia ficar com o penso 8 dias e ao fim desses dias tirávamos o penso como se fosse cera (aí fiquei super reticente pk temos uma sutura e arrancar tipo cera com uma sutura parece-me longe de ser normal até pk usaram um adesivo que nunca deve ser usado nestas cirurgias que foi o castanho, que cola imenso na pele).
Conclusão: ao fim de 3 dias notei sangue no penso e fui ao HVBJ, que foram impecáveis e descobrimos que tinha uma grande sutura aberta com infeção bacteriana (que pode indicar que o material usado na cirurgia não é assim tão bem esterilizado), que através da cultura viemos a descobrir que se tratava de uma bactéria resistente a maior parte dos antibióticos.
É certo que não volto a frequentar esta clínica, porque se tivesse esperado os 8 dias que o veterinário disse eu nem quero pensar no que poderia efetivamente ter acontecido e na progressão que está infeção podia tomar. Só queria alertar porque de facto isto é inaceitável, o acompanhamento pós-cirurgico é inexistente e nestas situações por norma pedem para voltar 2 dias depois para ver como está a sutura.
Outro apontamento foi que reparei que a minha gata veio sem pelada de cateter, o que me faz suspeitar que nem a soro colocaram durante a cirurgia (se acontecesse alguma coisa durante a cirurgia queria ver como solucionavam).
Data de ocorrência: 22 de setembro 2022