Clínica Veterinária Medicina Integrada

Clínica Veterinária Medicina Integrada - Incompetência técnica

Vera
Vera apresentou a reclamação
20 de março 2023
Venho denunciar uma situação que poderia ter terminado com a morte da minha cadela, por incompetência técnica da medica veterinária que realizou a consulta.
No passado dia 7 de março dirigi-me à Clinica Veterinária Medicina Integrada de Carcavelos a fim de realizar uma ecografia à minha cadela, com o intuito de despistar uma gestação (estaria no 40º dia após o último cruzamento). A primeira observação que foi feita, foi de que a cadela não tinha barriga de gravidez e de que o cruzamento não deveria ser realizado por dias consecutivos (ao que respondi que os cães habitavam na mesma casa). Foi realizada a ecografia e a Médica Veterinária Carla Guerra (CP 2311) disse que não havia vestígios de gravidez e que a minha cadela poderia desenvolver uma gravidez psicológica. Referi à veterinária todos os sintomas que a minha cadela tinha apresentado como o aumento do consumo de água e de comida bem como maior apatia, salientando que 3 dias antes desta consulta tinha observado que tinha havido uma perda de sangue por parte da cadela. Uma vez que não havia indícios de gravidez solicitei que lhe fosse administrada a vacina polivalente (que estaria em falta porque a cadela teria entrado em fase de gestação). Foi então realizada a segunda ecografia para confirmar que a cadela não estava grávida antes de administrar a dita vacina, e mais uma vez referiu que não havia vestígios de gravidez pelo que lhe foi administrada a dose da vacina.
No dia seguinte a minha cadela vomitou e 5 dias depois começou a ter alterações nas fezes e novamente vómitos. Na 6ª noite (a contar da data da ecografia) inclusive passou a ultima noite a chorar.
Liguei para a clinica no passado dia 14 a informar de que queria a imagem da ecografia que tinha sido feita na clinica para apresentar num outro veterinário que acompanhou desde sempre a minha cadela. Foi a Médica Veterinária que entrou em contacto comigo e me questionou sobre qual o motivo para querer tais exames, referi que a cadela estava com sintomas de vómitos e alteração de fezes, e mais uma vez me disse que na altura da consulta me tinha informado de que a minha cadela poderia desenvolver uma gravidez psicológica e que nas imagens que tinham da ecografia dela, que não se via o útero, mas os rins e o intestino. Após bastante insistência da minha parte e referindo que era uma situação urgente enviaram-me as imagens que acompanhavam com o seguinte texto “(…) Informamos que na altura o útero encontrava-se sem conteúdo e o endométrio normal, não visualizamos nenhuma vesicula amnotica (…)” que presumo se deva ler amniótica.
No mesmo dia 14, fui com a minha cadela a outro Médico Veterinário, que realiza uma nova ecografia e me diz que a minha cadela tem de ser operada com urgência pois tem o útero inflamado e fetos mumificados no seu interior.
A minha cadela foi operada, felizmente sobreviveu e encontra-se em recuperação neste momento.
Mas não poderia deixar de relatar este caso de INCOMPETENCIA da Médica Veterinária que lhe fez a ecografia, e que poderia ter levado à morte da minha cadela!
Devo referir que quando pedi que a consulta fosse realizada com a médica veterinária Carla Guerra que antes da marcação da consulta, a Marta (recepcionista) foi confirmar com a Médica Veterinária se esta fazia esse exame e que me foi dito que não havia problema algum apesar de não ser a sua especialidade.
Data de ocorrência: 7 de março 2023

Estimada Vera,

Como sempre há ligeiras diferenças nas versões dos eventos ocorridos. Na ecografiar realizada não sinais de gestação a decorrer infecção ou fetos visíveis, havendo presença de conteúdo intestinal e gás, que impossibilita a visualização minuciosa do abdómen. os exames ecográficos podem ter que ser repetidos quando os sintomas evoluem, e com o animal com menos conteudo gastrointestinal. Foi referido várias vezes na consulta que após os cios e após os cruzamentos as cadelas que não ficam gestantes, podem ter conteúdo uterino não visível na altura da ecografia por haver sobreposição com os restantes órgãos abdominais ou desenvolver à posteriori piómetras ou gravidez psicológica e haver a necessidade de reavaliações caso apareçam novos sintomas, de uma forma rápida para não haver complicações mais graves. Os sintomas que a Vera referiu foi que a Pipoca estava a comer bem e a beber bem, mas que não diferia do normal, a apatia não foi referido, nem o demonstrou na consulta. A informação que nos deu e mesmo no final da consulta foi que à 20 dias (e não à 3 como refere) ela tinha tido um corrimento sanguinolento, pelo que voltei a insistir que se houvesse um novo sintoma para nos avisar. Assim ter a Pipoca a vomitar no dia seguinte e ter tido diarreia e não ter ligado mostra desatenção à informação dada na consulta. As patologias se existem são evolutivas e os sintomas que apresentam num dia podem não ser iguais ao dia seguinte, pelo que é muito importante haver uma comunicação aberta e saudável entre os tutores e os veterinários. É essa comunicação que faz criar a confiança que permite cegar aos diagnósticos mais prontamente. É da responsabilidade e da competência dos tutores dar esse feedback aos veterinários e foi pedido para o fazer, não recebemos nenhum contacto seu quando a Pipoca iniciou a sintomatologia de vómitos e diarreia de modo a podermos reavaliar e atuar prontamente. Poderia ter sido tudo resolvido mais prontamente se tivesse havido uma melhor comunicação da sua parte.
Com os melhores cumprimentos