Clínica Veterinária Serra da Estrela

Clínica Veterinária Serra da Estrela - Exames desnecessários

Manuela  Costa Jorge
Manuela Jorge apresentou a reclamação
24 de agosto 2015

Agendei uma esterilização para a minha cadela na clínica veterinária serra da estrela para o dia 17-06-2015.
Perguntei quanto iria custar ao que responderam 20 Eur em análises, mais 140 Eur a cirurgia e mais 15 Eur em medicamentos pós operatórios. No total 175 Eur.
Deixei a cadela na mencionada clínica às 10.00 h da manhã, pediram-me para deixar um contacto para poderem informar se algo não corresse bem.

Cerca das 16.00 h da tarde recebo uma chamada em como não havia sido possível realizar a cirurgia porque o hemograma evidenciava um numero de plaquetas muito baixo.
Em seguida na clínica aconselharem-me a realizar mais exames para descobrir a causa dos valores deficientes de plaquetas. Com tudo isto paguei 60 Eur de exames e a cadela não foi esterilizada. Os exames deram todos negativos como suspeitei depois de ponderar e pesquisar sobre o assunto.

Liguei para várias clínicas veterinárias, relatei o sucedido e solicitei conselhos porque em realidade nunca acreditei no resultado das plaquetas baixas.
Sem excepção todos os médicos veterinários com quem falei, manifestaram a opinião de que o hemograma não estaria correto.

Agendei então noutra clínica veterinária a 22-07-2015 outra esterilização e solicitei novo hemograma. Os resultados das plaquetas subiram de 34 para 252, ou seja excelente, a cadela foi finalmente esterilizada. Segundo os veterinários que consultei, dificilmente a cadela houvesse tido 34 de plaquetas, o que significaria que estaria quase a morrer, o que não se verificou, muito pelo contrário, tenho uma cadela cheia de energia!

Não foi administrado qualquer medicamento entre a tentativa de esterilização e a consequente esterilização pelo que somente é possível concluir que o primeiro hemograma não estava de facto correto.
À parte dos gastos desnecessários, penso que o mais grave teria sido administrar o antibiótico recomendado pela clínica veterinária serra da estrela à base de cortisona e cheios de efeitos secundários a uma cadela que não padecia de nenhuma deficiência sanguínea.

Tal como eu, certamente muitos animais e seus donos foram vitimas desta situação, uma vez que a resposta que obtive foi, de que a máquina que realiza o dito hemograma nesta clínica está especialmente calibrada para animais e que os resultados que obtive posteriormente não seriam tão idóneos ou talvez não tão convenientes para a clínica.
Penso que estes procedimentos deveriam ser investigados.

Data de ocorrência: 24 de agosto 2015