Coisas.com - Falta de transparência no site

Joana Rêgo de Mesquita
Joana Mesquita apresentou a reclamação
26 de setembro 2016

Criei uma conta no Coisas.com com o intuito de vender alguns artigos, no entanto, acabei por desistir da ideia pouco tempo depois. Como já não me interessava mais (e também estava farta de receber os emails de promoções e publicidade vindos de lá), decidi que iria cancelar a conta. O primeiro problema foi mesmo esse...
Depois de correr o site de uma ponta à outra à procura da opção de apagar a conta (opção que eu julgo ser completamente básica e que qualquer site que requeira um registo tem de oferecer), não consegui encontrar nada. Se existe, está muito bem escondida.
A alternativa que encontrei para dar a volta a isto foi contactar directamente a administração do site e perguntar como o fazer. Foi aqui que surgiu o segundo problema, o segundo alvo desta reclamação: a resposta dada foi de um nível de educação e boas práticas que não corresponde ao razoável de quem gere um negócio. Foi dito, por parte da administração do Coisas, o seguinte (que também se encontra em anexo em forma de print screen, como prova): "O registo foi cancelado tal como solicitado".
Ora, se por um lado podem argumentar que não foram mal educados, por outro também se pode ver que não foram sensíveis na resposta, para além de que, ao fazerem o cancelamento da conta sem mais nenhuma explicação, provaram que a tal opção de cancelamento da conta não existe no site (o que não me parece bem) e que, se alguém o quiser fazer, ou deixa a sua conta "apodrecer", ou tem de o requisitar directamente aos administradores do site.

Julgo que, apesar de não se tratar de uma questão grave, como burlas ou algo que tenha prejudicado seriamente um utilizador, acho que este tipo de procedimento só contribui para que se tenha pouca confiança na marca, devido à falta de transparência que demonstram com uma coisa tão simples como deixar um utilizador apagar a sua conta, se assim o desejar, sem nenhum entrave.

Data de ocorrência: 26 de setembro 2016