• Edificio Atrium Saldanha,
    Fracção H
  • ajuda@coisas.com

Coisas.com - Processo de verificação é enganador

Rui Rodrigues apresentou a reclamação

Tenho conta no Coisas há anos. Já comprei artigos e tenho avaliação a 100%. No dia 6/8 decidi fazer uma venda, criei o anuncio e publiquei. Imediatamente aparece uma moldura destacada ao lado do meu nome que indica que "Estado do vendedor - não Verificado, Obtenha a sua verificação". Feita para dar a sensação de urgência. Claro que um vendedor honesto (e ingénuo) quer passar a melhor imagem aos potenciais clientes e vai querer verificar. Sigo o link indicado e leio a descrição que me indica que devo fazer uma transferência usando paypal e que "A creditação do valor [...] serão imediatas após a recepção do pagamento". Até aí tudo bem pois já fiz verificação em, por exemplo, contas de e-wallets em que transfiro dinheiro apenas para verificação de dados e me é reembolsado para a origem.

Transfiro os 15€, que estranhei pois normalmente são usados montantes mais pequenos nas verificações e actualizo o extracto no paypal, nada aparece. Vou ao Coisas e aparece 15€ de saldo na minha conta, que nunca vou usar pois só coloquei um artigo para venda em 8 anos e que, ainda por cima, tem validade de um ano. Eu não queria carregar a conta, queria apenas a verificação de dados conforme indicado. Como qualquer enganado, só depois vou à procura de informação e na Ajuda, lá está o que deveria de ter aparecido logo que segui o link de verificação mas que foi propositadamente distorcido e omitido:

"Os valores debitados no processo da verificação são creditados na conta do utilizador no Coisas e podem ser usados para o pagamento de destaques especiais, comissões de venda ou compra de loja.

Valores pagos para verificação de vendedores não são devolvidos ou reembolsados em caso algum, incluindo em caso de cessação da utilização do Coisas."

Claramente a segunda frase foi adicionada para lidar com utilizadores como eu, os que foram roubados.

Ora o Coisas usa-se de manipulação, da percepção generalizada da verificação de conta, de flagrante omissão e distorção para roubar aos pequenos vendedores 15€, que ainda por cima têm um ano para usar ou perdem-lhe o direito. Isto é uma burla descarada.

07 ago 2020
Rui Rodrigues editou a reclamação
28 nov 2020
Rui Rodrigues adicionou uma resposta

Ofereceram-se para devolver o dinheiro sem admitir a burla, não devolveram e passaram a ignorar todos os contactos. Zero credibilidade.

29 dez 2020
Rui Rodrigues adicionou uma resposta

Ontem recebi um email a informar de que tinham tido um problema com os emails e que por isso demoraram a responder, agora dizem que o pedido de devolução foi encaminhado para análise e terminam dizendo para esperar duas semanas até chegar o crédito. Fico sem saber se vão ainda analisar ou efectivamente fazer o crédito. Vou esperar.

Rui Rodrigues adicionou uma resposta

Acabaram por devolver o dinheiro no dia 8, foram precisos 6 meses. Não se deixem enganar pois a armadilha para roubar os utilizadores continua lá.

Rui Rodrigues adicionou uma resposta

Para concluir, a marca desprezou completamente as queixas feitas neste portal, foi apenas a insistência através e contactos directos que os fez repor o roubado.

Rui Rodrigues alterou o estado para Resolvida
Rui Rodrigues avaliou a marca

Não era suposto necessitarem de esquemas para ludibriar clientes, no entanto é o que escolhem fazer, mantenham-se longe especialmente como vendedores.