Colchões

ColchaoNet.com - Encomenda com medidas erradas

Natacha Martins
Natacha Martins apresentou a reclamação
12 de agosto 2019

No passado mês de Setembro de 2018, efectuei uma encomenda de uma cama (sommier) na loja Colchão Net no Dolce Vita, com o vendedor Sr. (*). Esta compra foi motivada pela necessidade de ter uma cama maior, por forma ao meu marido não dormir com os pés de fora, bem como termos mais espaço (largura) pela possibilidade de um dos nossos filhos dormir connosco. Desta forma escolhemos uma cama com a medida de 160x200cm.
Posteriormente, aquando das obras na casa dos meus avós, verificamos a mesma necessidade de ter uma cama maior, pois a cama que tínhamos media apenas 140x190cm. Desta forma, dirigi-me à mesma loja para fazer uma segunda encomenda, desta vez de uma cama (também sommier) e um colchão com as mesmas medidas da anterior, 160x200cm, mas apenas com algumas diferenças na cor e tipo de cabeceira. Voltei a falar novamente com o vendedor Sr. (*).
Assinei o pedido de encomenda, confiando que o vendedor efetuasse o pedido com base no que lhe informei (as mesmas medidas da compra anterior, 160x200cm). Sou enfermeira e não trabalho com medidas de camas e colchões, deixando a responsabilidade para referências e tamanhos deste tipo de equipamentos em quem entende, ou seja o vendedor da loja.
A entrega da encomenda (cama e colchão) na casa dos meus avós foi realizada no dia 21/02/2019 dado que não havia espaço em armazém da referida empresa, Colchão Net, (segundo indicação facultada pelo Sr. (*)). Após minha autorização, a mesma foi entregue e guardada numa arrecadação na casa dos meus avós, sendo o vendedor Sr. (*), informado que a montagem dos artigos teria de ficar pendente, dado que a casa se mantinha em obras e só ficariam concluídas em Agosto/2019.
A montagem do sommier e colchão foi efectuada no dia 18/07/2019, altura em que eu me encontrava de férias, e não pude confirmar se os artigos estavam em plenas condições de utilização, bem como se o tamanho e modelos pedidos eram os correctos. Quando regressei de férias (dia 01/08/2019) deparo-me com uma cama e colchão com medidas diferentes do que solicitei, medindo apenas 140x200cm, tamanho este que não justificava a minha troca de cama e colchão, e o gasto de 2000€ por apenas mais 10cm de comprimento de cama, sem alteração da largura. Referi diversas vezes esta necessidade, aquando da encomenda destes artigos ao Sr. (*), pois o tamanho (largura e comprimento) era o único motivo da troca de cama e compra de novos artigos.
Dirigi-me então à loja do Dolce Vita Tejo, no dia 05/08/2019 para reclamar o sucedido e foi-me informado que deveria voltar no dia seguinte para falar com o próprio vendedor, que nesse dia não se encontrava presente. Voltei no dia seguinte à loja e fui informada pelo Sr. (*) que nada havia a fazer, dado que não se tratava de um erro de fabrico ou um erro de tamanho fornecido pela fábrica, não tendo hipótese de troca dos artigos pela medida que realmente solicitei ao vendedor, ou mesmo devolução do montante gasto.
Esta situação é inadmissível, dado que confiei no trabalho de um profissional da loja, pessoa competente para aconselhar, esclarecer e vender este tipo de artigos, e deparo-me com um sério problema, gastei 2000€ numa cama e colchão e não são das medidas que solicitei. O mesmo vendedor não assume o seu erro e a única alternativa que me apresenta é a devolução da cama e colchão para uma possível venda (a um prazo não indicado) a um outro cliente, dado que não se trata de um tamanho facilmente vendável. Como é óbvio não posso ficar sem cama e sem colchão para dormir por tempo indeterminado, e preciso de uma ajuda célere ao meu problema, que passa por uma devolução ou troca da cama e colchão pelo tamanho correto.
Esta situação está fora do meu controlo, confiei nesta loja e nos seus profissionais para fazerem um trabalho de qualidade e ter um artigo de igual qualidade ao que tinha em minha casa, e estou em grande prejuízo. Nem o vendedor nem a empresa assumem o erro, e a Colchão Net em nada se preocupa com os seus clientes ou com o dinheiro que os mesmos gastam nos artigos na sua empresa. Não existe qualquer tipo de apoio ao cliente, qualquer tipo de resolução lógica para o problema criado pelo vendedor ou mesmo devolução do montante gasto pelo cliente.
Agi sempre em conformidade com o que me foi solicitado, pagando a horas o sinal, bem como o valor restante da factura, e só posso esperar que me resolvam o problema.
Investi cerca de 5000€ em produtos da loja Colchão Net no último ano e aguardo uma resolução a este problema.

Data de ocorrência: 12 de agosto 2019
14 de agosto 2019
No seguimento da reclamação apresentada pela Sra. Natacha e após analise interna por parte da Administração da ColchaoNet , passamos a informar o seguinte:

A Senhora Natacha no dia 23/10/2018 dirigiu-se à nossa loja no Dolce Vita e fez um orçamento para uma base+ cabeceira e colchão ..........tudo na medida de 200x140, ou seja, tanto o orçamento como a encomenda menciona a medida de 200x140, na altura do orçamento a Sra. Natacha mencionou que a cama tinha que ser mais estreita que a anterior que tinha comprado ( a medida anterior foi confirmada que era 200x160)pois o quarto era estreito, era um quarto na casa dos avós, mas tinha que ter 2 mt de comprimento...pois o esposo era alto.

No dia 01/11/2018 a Sra. Natacha voltou a loja para fazer a encomenda que estava orçamentado, acabando por também comprar um colchão para os avós. Ficou combinada a entrega do material assim que as obras ficassem concluídas, o prazo dado pela cliente foi de 2 a 3 meses após encomenda. passado este tempo e como o material ainda se encontrava em armazém e as obras atrasadas, ficou acordado entregar o material e mais tarde irmos montar o mesmo sem custos para a cliente, o material foi entregue dia 21/02/2019 e fomos no dia 18/07/2019 montar o mesmo.

No dia 05/08/2019 a Sra Natacha dirigiu-se a loja para pedir a troca do material, e neste dia a Sra. Natacha falou novamente com o Gerente de Loja, a mesma pessoa que fez a encomenda e orçamentou e nunca afirmou ter sido um erro do mesmo, veio sim solicitar se havia hipótese de trocar, pois o quarto até suportava uma medida maior, a insinuação de engano por parte do vendedor surge na reclamação escrita, não tendo nenhum fundamento, pois existe um orçamento e uma nota de encomenda assinada.

A ColchaoNet e os fornecedores não podem aceitar a troca desta encomenda, tantos meses depois, onde o material já foi desembalado e o colchão sendo um produto higiénico e depois de aberto o saco não pode ser trocado.

Gostaríamos só de salientar, que todo o trabalho feito pelo Sr Gerente da loja, foi correto ...pois houve um orçamento e uma posterior encomenda, onde a Sra. Natacha confirmou a mesma, sobre não perceber as medidas, a Sra Natacha referiu querer uma cama mais estreita, mas comprida na mesma e na altura foi confirmado que a cama anterior era de 160 cm de largo, algo que nesta encomenda não podia ter.

Tal como já foi mencionado pela loja à Sra . Natacha não podemos aceitar a troca do material.

Sem outro assunto de momento