Colossus - Oficina dos Neurónios
Colossus - Oficina dos NeuróniosN/A
  • Rua General Norton de Matos, 382
    4050-424 Porto
  • info@colossus.pt

Colossus - Oficina dos Neurónios - A garantia é para ser substituida por um aparelho novo e não recondicionado!

PSPQ
PSPQ apresentou a reclamação
6 de setembro 2020
A Apple Portugal é uma maçã podre!

Esta é a conclusão a que chego depois ter adquirido um ipad da marca.

A Apple Portugal, Unipessoal, Lda frustrou todas as minhas expectativas em relação à qualidade dos produtos vendidos pela Apple.

Depois de ter comprado um Ipad Pro 11” para a minha filha, ele falhou e avariou ao final de 6 meses! Felizmente que, pensei eu na altura, ainda estava dentro da garantia do aparelho, mas depressa pude constatar, através de várias pesquisas online que os ipads e os iphones sofrem amiúde desta falência das baterias e que quando são afectados, pouco há a fazer para os reanimar.

Quando fui aconselhado pelo vendedor (Radio Popular) a levar o aparelho directamente à assistência oficial da marca, para agilizar o processo do conserto, a Colossus – Oficina dos neurónios, precisou de todos eles e de mais de 3 semanas inteiras, para constatar o que pessoalmente já tinha percebido e os tinha alertado. A bateria tinha falecido. Apesar do aviso e, depois de ultrapassado o prazo previsto para a resolução do problema, ainda foi necessário voltar a ligar para a assistência para saber do andamento do meu processo, e só nesse preciso momento, por pura coincidência, pude saber que estavam precisamente em vias de me ligar para dizer que poderia levantar o novo aparelho, uma vez que o adquirido não tinha remedeio e iria ser substituído.

Dirigi-me às instalações da Colossus para levantar o novo aparelho que iria substituir o danificado, e qual não foi o meu espanto, quando a funcionária se dirigiu a mim com um ipad embrulhado numa película de plástico, sem qualquer tipo de selagem, como é, ou era, habitual nos aparelhos novos desta marca, e já com o sistema iniciado?! Este facto, levantou-me de imediato a dúvida de que se o aparelho era realmente novo ou se tratava de um recondicionado encostado que eventualmente num passado recente também deu problemas e agora a marca aproveitava a oportunidade para o por a render.

Pouco depois de ter levantado o tal aparelho na Colossus, fui forçado a confrontá-los novamente, via email, com o facto de que o nº de série de substituição, no site checkcoverage.apple.com, apenas tinha como garantia 22 de outubro deste ano e não os 2 anos de lei a contar da data em que o recebi - 28/07/2022!!!

A resposta, tão seca como a simpatia com que sempre fui recebido pela assistência, foi a de que “O documento que levou é o garante da data de garantia.”

Apesar de ter respondido a um questionário de avaliação da Apple sobre o sucedido, não obtive até à data qualquer outro esclarecimento da marca, da assistência ou da empresa que representa a marca.

Sinto-me profundamente defraudado com a atenção e resolução da Apple, em quem confiava, e dos seus fornecedores.

Como diz o ditado: - “Quem estraga velho, paga novo” e se o bem adquirido estava dentro da garantia legal então o aparelho que o substituiu também deveria oferecer toda a garantia de um aparelho novo. E tal não sucedeu.

Não voltarei a adquirir qualquer aparelho desta marca e muito menos recomendá-lo!
Data de ocorrência: 6 de setembro 2020