Colchões
COLUNEX Portuguesa SA
  • Rua da Estrada Velha, 932
    4585-610 RECAREI
  • info@colunex.com

Colunex - Não satisfação com o colchão adquirido recomendado pela loja

Sónia Milhazes apresentou a reclamação
22 de setembro 2020

Venho apresentar uma reclamação em nome da minha mãe que adquiriu em Agosto ultimo um colchão na loja colunex do Marshoping - Matosinhos - tendo lhe sido entregue em casa no dia 31 de Agosto.
Aquando a escolha do colchão na loja foi explicado à vendedora que a minha mãe padece de graves problemas de coluna tendo já submetida a duas cirurgias e que por isso procurávamos um colchão que lhe desse alguma qualidade vida melhorando as dores diárias que ela tem.
Foi-lhe aconselhado pela vendedora o colchão que acabamos por adquirir mas ao fim de 3 dias a minha mãe teve que deixar de dormir no colchão pois o problema de coluna dela agravou-se e as dores tornaram-se insuportáveis.
Contactamos de imediato a loja que recusou qualquer responsabilidade pedindo que a minha mãe insistisse em dormir no colchão por haver um período de adaptação. O certo é que a minha mãe não consegue de todo dormir no mesmo e a loja não aceita a devolução do colchão quando a própria loja a aconselhar aquele colchão. Em termos legais em qualquer loja/ marca existe um período de experiência e devolução/ troca em caso de não satisfação com o produto.
Obrigada.
Data de ocorrência: 22 de setembro 2020
Cara Sr.ª D. Sónia Milhazes

No seguimento da sua reclamação, a qual mereceu a nossa melhor atenção, vimos expor a nossa posição.

Gostaríamos de ressaltar que a Colunex, empresa com sólida e credível imagem no mercado há mais de 35 anos, tem por princípio o mais elevado respeito pelos seus clientes e fundamenta suas decisões na ética e na coerência, sempre com uma postura séria, em conformidade com a legislação aplicável e em vigor no que respeita aos direitos dos consumidores.

Nos termos da lei, o consumidor não tem o “direito de arrependimento” quando se trata de venda em estabelecimento na qual teve oportunidade de visionar, manusear e escolher o produto por si adquirido naquele instante, conforme ocorreu na presente situação, a não ser, obviamente, que posteriormente venha a detectar qualquer defeito ou inconformidade do bem adquirido, mas, aí, já não estaremos da falar de um arrependimento/retractação mas sim de uma situação de venda de bens com defeito.

A “cortesia comercial” que se tem vindo a tornar prática nos últimos anos de, em determinados sectores de comércio, permitirem trocas de produtos ou devoluções num determinado período após a venda, não é mais que isso mesmo, uma cortesia, não decorrendo de qualquer obrigação legal.

A nossa empresa, atenta ao tipo de produto por si vendido (de uso pessoal), considera que tal “cortesia comercial” não tem. quer para si, quer para os seus clientes qualquer tipo de interesse, razão pela qual nunca a implementou.

Com uma grande probabilidade, terá sido esta generalização da tal “cortesia comercial” que poderá ter induzido a Sr.ª D. Sónia Milhazes em erro ao considerar que lhe assistiria o direito de devolução do produto por si adquirido.

Mais informamos que na sexta-feira contactamos por telefone a sua mãe, a cliente-utilizadora do produto, que compreendeu a nossa posição. Quanto ao aconselhamento, os nossos colaboradores apenas orientam os clientes tendo por base o seu gosto em termos de conforto e o orçamento disponível.

A Colunex abre todos os dias as suas portas para levar conforto e satisfação aos seus clientes, através dos nossos produtos de excelência e da oferta de um serviço atencioso e eficiente.
23 de setembro 2020
Lamentamos que seja a posição de uma empresa que se diz tão conceituada é que de conceituada só tem mesmo o nome. Sim, de facto contactaram a minha mãe, uma senhora de 74 anos que habituou-se a resignar-se às suas dores.
Parte-se do princípio que se há uma vendedora na loja a sua função é aconselhar o cliente a ir de encontro ao que ele procura, ainda mais sendo colchões ortopédicos, se assim não fosse teríamos comprado o colchão pela internet e aí sim, tal como disseram à minha mãe quando a contactaram, poderíamos devolver o colchão.
Perante esta v/ posição só nos resta desaconselhar a toda e qualquer pessoa à aquisição de um colchão da vossa marca porque de facto o serviço é péssimo.
7 de janeiro 2021
Não aceito a resposta, continuo à aguardar resolução
Sónia Milhazes avaliou a marca
15 de setembro 2021

Desinteresse total pelo cliente. Péssimo serviço pós venda

Boa noite,
De acordo com a Lei, todo e qualquer cliente tem direito a ser ressarcido, seja a compra feita pela Internet ou em loja:
consumidor adquira a posse física do último bem;
se esse bem consiste em diversos lotes ou elementos, o prazo conta a partir do dia em que adquira a posse física do último lote ou elemento;
so caso de entrega periódica de bens durante um determinado período de tempo, o prazo conta a partir do dia em que adquira a posse física do primeiro bem.
Contudo, a lei prevê que se a entidade a quem adquiriu o bem não o informar, aquando da compra, que tem o prazo de 14 dias para devolver o bem, este prazo passa a ser de 12 meses, contados desde o termo daqueles 14 dias.

Já nos casos em que realizou a compra em loja, os prazos variam entre os 15 e os 30 dias, um período que depende muito dos procedimentos adoptados por cada loja. Portanto, nunca se esqueça de se informar junto do vendedor do prazo de devolução dos artigos.